Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Patricia Espíndola Mota
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Matias, David Henrique de Souza, Tolentinho, Grassyara Pinho, de Jesus Siqueira, Gabriel Dutra, Vidal, Samuel, Silva, Iransé Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720
Resumo: Objetivo: comparar as alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física, em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-Go. Método: a amostra foi composta por 31 alunos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Incluiu a realização da bateria psicomotora de Oliveira, que avaliou coordenação motora, equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal. Houve uma intervenção de 06 meses, e duas avaliações pré e pós. A amostra foi submetida a duas aulas de Educação Física por semana, com duração de 50 minutos, envolvendo atividades lúdico–recreativas, com base nas necessidades encontradas no primeiro teste, finalizando com a reavaliação psicomotora a fim de constatar as alterações ocorridas durante a intervenção. Foi realizado o test “t de Mann-Whitney para comparar o pré e pós avaliação por meio do software SPSS 21.0, com nível de significância de p≤0,05. Resultados: constatou-se que as crianças analisadas se encontravam dentro da faixa de aprendizagem. Melhoras significativas na coordenação motora e equilíbrio, no esquema corporal e na estrutura espacial foram observadas a partir da intervenção psicomotora de seis meses. Considerações finais: os aspectos psicomotores dos escolares, após o desenvolvimento de práticas corporais que envolviam elementos psicomotores por meio das aulas de Educação Física, aprimoraram os parâmetros esperados para a sua faixa etária.
id UNISC-1_7e68d74cffd263caa1766836967fc9b7
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/5720
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GOPsicomotricidadeEscolaresEducação Física.Objetivo: comparar as alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física, em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-Go. Método: a amostra foi composta por 31 alunos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Incluiu a realização da bateria psicomotora de Oliveira, que avaliou coordenação motora, equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal. Houve uma intervenção de 06 meses, e duas avaliações pré e pós. A amostra foi submetida a duas aulas de Educação Física por semana, com duração de 50 minutos, envolvendo atividades lúdico–recreativas, com base nas necessidades encontradas no primeiro teste, finalizando com a reavaliação psicomotora a fim de constatar as alterações ocorridas durante a intervenção. Foi realizado o test “t de Mann-Whitney para comparar o pré e pós avaliação por meio do software SPSS 21.0, com nível de significância de p≤0,05. Resultados: constatou-se que as crianças analisadas se encontravam dentro da faixa de aprendizagem. Melhoras significativas na coordenação motora e equilíbrio, no esquema corporal e na estrutura espacial foram observadas a partir da intervenção psicomotora de seis meses. Considerações finais: os aspectos psicomotores dos escolares, após o desenvolvimento de práticas corporais que envolviam elementos psicomotores por meio das aulas de Educação Física, aprimoraram os parâmetros esperados para a sua faixa etária.Universidade de Santa Cruz do Sul2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/572010.17058/cinergis.v16i2.5720Cinergis; v. 16 n. 2 (2015)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720/4364Venâncio, Patricia Espíndola MotaMatias, David Henrique de SouzaTolentinho, Grassyara Pinhode Jesus Siqueira, Gabriel DutraVidal, SamuelSilva, Iransé Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:43Zoai:ojs.online.unisc.br:article/5720Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-05-27T15:00:43Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO
title Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO
spellingShingle Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO
Venâncio, Patricia Espíndola Mota
Psicomotricidade
Escolares
Educação Física.
title_short Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO
title_full Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO
title_fullStr Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO
title_full_unstemmed Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO
title_sort Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO
author Venâncio, Patricia Espíndola Mota
author_facet Venâncio, Patricia Espíndola Mota
Matias, David Henrique de Souza
Tolentinho, Grassyara Pinho
de Jesus Siqueira, Gabriel Dutra
Vidal, Samuel
Silva, Iransé Oliveira
author_role author
author2 Matias, David Henrique de Souza
Tolentinho, Grassyara Pinho
de Jesus Siqueira, Gabriel Dutra
Vidal, Samuel
Silva, Iransé Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Patricia Espíndola Mota
Matias, David Henrique de Souza
Tolentinho, Grassyara Pinho
de Jesus Siqueira, Gabriel Dutra
Vidal, Samuel
Silva, Iransé Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Escolares
Educação Física.
topic Psicomotricidade
Escolares
Educação Física.
description Objetivo: comparar as alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física, em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-Go. Método: a amostra foi composta por 31 alunos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Incluiu a realização da bateria psicomotora de Oliveira, que avaliou coordenação motora, equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal. Houve uma intervenção de 06 meses, e duas avaliações pré e pós. A amostra foi submetida a duas aulas de Educação Física por semana, com duração de 50 minutos, envolvendo atividades lúdico–recreativas, com base nas necessidades encontradas no primeiro teste, finalizando com a reavaliação psicomotora a fim de constatar as alterações ocorridas durante a intervenção. Foi realizado o test “t de Mann-Whitney para comparar o pré e pós avaliação por meio do software SPSS 21.0, com nível de significância de p≤0,05. Resultados: constatou-se que as crianças analisadas se encontravam dentro da faixa de aprendizagem. Melhoras significativas na coordenação motora e equilíbrio, no esquema corporal e na estrutura espacial foram observadas a partir da intervenção psicomotora de seis meses. Considerações finais: os aspectos psicomotores dos escolares, após o desenvolvimento de práticas corporais que envolviam elementos psicomotores por meio das aulas de Educação Física, aprimoraram os parâmetros esperados para a sua faixa etária.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720
10.17058/cinergis.v16i2.5720
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v16i2.5720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720/4364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 16 n. 2 (2015)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1800219533265338368