Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720 |
Resumo: | Objetivo: comparar as alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física, em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-Go. Método: a amostra foi composta por 31 alunos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Incluiu a realização da bateria psicomotora de Oliveira, que avaliou coordenação motora, equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal. Houve uma intervenção de 06 meses, e duas avaliações pré e pós. A amostra foi submetida a duas aulas de Educação Física por semana, com duração de 50 minutos, envolvendo atividades lúdico–recreativas, com base nas necessidades encontradas no primeiro teste, finalizando com a reavaliação psicomotora a fim de constatar as alterações ocorridas durante a intervenção. Foi realizado o test “t de Mann-Whitney para comparar o pré e pós avaliação por meio do software SPSS 21.0, com nível de significância de p≤0,05. Resultados: constatou-se que as crianças analisadas se encontravam dentro da faixa de aprendizagem. Melhoras significativas na coordenação motora e equilíbrio, no esquema corporal e na estrutura espacial foram observadas a partir da intervenção psicomotora de seis meses. Considerações finais: os aspectos psicomotores dos escolares, após o desenvolvimento de práticas corporais que envolviam elementos psicomotores por meio das aulas de Educação Física, aprimoraram os parâmetros esperados para a sua faixa etária. |
id |
UNISC-1_7e68d74cffd263caa1766836967fc9b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/5720 |
network_acronym_str |
UNISC-1 |
network_name_str |
Cinergis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GOPsicomotricidadeEscolaresEducação Física.Objetivo: comparar as alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física, em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-Go. Método: a amostra foi composta por 31 alunos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Incluiu a realização da bateria psicomotora de Oliveira, que avaliou coordenação motora, equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal. Houve uma intervenção de 06 meses, e duas avaliações pré e pós. A amostra foi submetida a duas aulas de Educação Física por semana, com duração de 50 minutos, envolvendo atividades lúdico–recreativas, com base nas necessidades encontradas no primeiro teste, finalizando com a reavaliação psicomotora a fim de constatar as alterações ocorridas durante a intervenção. Foi realizado o test “t de Mann-Whitney para comparar o pré e pós avaliação por meio do software SPSS 21.0, com nível de significância de p≤0,05. Resultados: constatou-se que as crianças analisadas se encontravam dentro da faixa de aprendizagem. Melhoras significativas na coordenação motora e equilíbrio, no esquema corporal e na estrutura espacial foram observadas a partir da intervenção psicomotora de seis meses. Considerações finais: os aspectos psicomotores dos escolares, após o desenvolvimento de práticas corporais que envolviam elementos psicomotores por meio das aulas de Educação Física, aprimoraram os parâmetros esperados para a sua faixa etária.Universidade de Santa Cruz do Sul2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/572010.17058/cinergis.v16i2.5720Cinergis; v. 16 n. 2 (2015)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720/4364Venâncio, Patricia Espíndola MotaMatias, David Henrique de SouzaTolentinho, Grassyara Pinhode Jesus Siqueira, Gabriel DutraVidal, SamuelSilva, Iransé Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:43Zoai:ojs.online.unisc.br:article/5720Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-05-27T15:00:43Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO |
title |
Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO |
spellingShingle |
Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO Venâncio, Patricia Espíndola Mota Psicomotricidade Escolares Educação Física. |
title_short |
Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO |
title_full |
Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO |
title_fullStr |
Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO |
title_full_unstemmed |
Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO |
title_sort |
Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO |
author |
Venâncio, Patricia Espíndola Mota |
author_facet |
Venâncio, Patricia Espíndola Mota Matias, David Henrique de Souza Tolentinho, Grassyara Pinho de Jesus Siqueira, Gabriel Dutra Vidal, Samuel Silva, Iransé Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Matias, David Henrique de Souza Tolentinho, Grassyara Pinho de Jesus Siqueira, Gabriel Dutra Vidal, Samuel Silva, Iransé Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venâncio, Patricia Espíndola Mota Matias, David Henrique de Souza Tolentinho, Grassyara Pinho de Jesus Siqueira, Gabriel Dutra Vidal, Samuel Silva, Iransé Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Escolares Educação Física. |
topic |
Psicomotricidade Escolares Educação Física. |
description |
Objetivo: comparar as alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física, em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-Go. Método: a amostra foi composta por 31 alunos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Incluiu a realização da bateria psicomotora de Oliveira, que avaliou coordenação motora, equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal. Houve uma intervenção de 06 meses, e duas avaliações pré e pós. A amostra foi submetida a duas aulas de Educação Física por semana, com duração de 50 minutos, envolvendo atividades lúdico–recreativas, com base nas necessidades encontradas no primeiro teste, finalizando com a reavaliação psicomotora a fim de constatar as alterações ocorridas durante a intervenção. Foi realizado o test “t de Mann-Whitney para comparar o pré e pós avaliação por meio do software SPSS 21.0, com nível de significância de p≤0,05. Resultados: constatou-se que as crianças analisadas se encontravam dentro da faixa de aprendizagem. Melhoras significativas na coordenação motora e equilíbrio, no esquema corporal e na estrutura espacial foram observadas a partir da intervenção psicomotora de seis meses. Considerações finais: os aspectos psicomotores dos escolares, após o desenvolvimento de práticas corporais que envolviam elementos psicomotores por meio das aulas de Educação Física, aprimoraram os parâmetros esperados para a sua faixa etária. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720 10.17058/cinergis.v16i2.5720 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720 |
identifier_str_mv |
10.17058/cinergis.v16i2.5720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5720/4364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cinergis; v. 16 n. 2 (2015) 2177-4005 reponame:Cinergis (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Cinergis (Online) |
collection |
Cinergis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com |
_version_ |
1800219533265338368 |