Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Evandro Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Timossi, Luciana da Silva, Lima, Simone Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4701
Resumo: A área de Educação Física Escolar é considerada por muitos como atividade meramente prática e sem reflexão teórica, colocando em dúvida seus benefícios para o ensino de alunos da educação básica. Objetivo: considerando esse e outros fatores, a seguinte pesquisa procurou analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino da educação infantil da rede municipal da cidade de Ponta Porã-MS. Método: foi utilizada a abordagem qualitativa, juntamente com uma pesquisa exploratória, através da utilização de um questionário de perguntas semiabertas. A pesquisa foi realizada em todos os Centros de Educação Infantil (CEINF) da rede municipal de ensino, no ano de 2010. Participaram da pesquisa nove (9) dos doze (12) professores de Educação Física que ministram aulas na educação infantil da rede municipal. Resultados e considerações finais: observa-se destaque de aspectos físico-motores, equilíbrio e repertório de significado social. Ficou evidenciado, no planejamento, as modalidades de jogo, lutas, esportes, ginásticas, danças e brincadeiras. Podemos perceber que, apesar de algumas deficiências, a Educação Física tem sido bem representada na primeira etapa da educação básica da cidade de Ponta Porã-MS.
id UNISC-1_9c45878c23ce0449c13dfa240b571e79
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/4701
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação FísicaEducação InfantilEducação FísicaEnsino.A área de Educação Física Escolar é considerada por muitos como atividade meramente prática e sem reflexão teórica, colocando em dúvida seus benefícios para o ensino de alunos da educação básica. Objetivo: considerando esse e outros fatores, a seguinte pesquisa procurou analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino da educação infantil da rede municipal da cidade de Ponta Porã-MS. Método: foi utilizada a abordagem qualitativa, juntamente com uma pesquisa exploratória, através da utilização de um questionário de perguntas semiabertas. A pesquisa foi realizada em todos os Centros de Educação Infantil (CEINF) da rede municipal de ensino, no ano de 2010. Participaram da pesquisa nove (9) dos doze (12) professores de Educação Física que ministram aulas na educação infantil da rede municipal. Resultados e considerações finais: observa-se destaque de aspectos físico-motores, equilíbrio e repertório de significado social. Ficou evidenciado, no planejamento, as modalidades de jogo, lutas, esportes, ginásticas, danças e brincadeiras. Podemos perceber que, apesar de algumas deficiências, a Educação Física tem sido bem representada na primeira etapa da educação básica da cidade de Ponta Porã-MS.Universidade de Santa Cruz do Sul2014-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/470110.17058/cinergis.v15i1.4701Cinergis; v. 15 n. 1 (2014)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4701/3619Alves, Evandro SilvaTimossi, Luciana da SilvaLima, Simone Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:05Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4701Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:05Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
spellingShingle Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
Alves, Evandro Silva
Educação Infantil
Educação Física
Ensino.
title_short Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title_full Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title_fullStr Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title_full_unstemmed Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title_sort Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
author Alves, Evandro Silva
author_facet Alves, Evandro Silva
Timossi, Luciana da Silva
Lima, Simone Marques
author_role author
author2 Timossi, Luciana da Silva
Lima, Simone Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Evandro Silva
Timossi, Luciana da Silva
Lima, Simone Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Educação Física
Ensino.
topic Educação Infantil
Educação Física
Ensino.
description A área de Educação Física Escolar é considerada por muitos como atividade meramente prática e sem reflexão teórica, colocando em dúvida seus benefícios para o ensino de alunos da educação básica. Objetivo: considerando esse e outros fatores, a seguinte pesquisa procurou analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino da educação infantil da rede municipal da cidade de Ponta Porã-MS. Método: foi utilizada a abordagem qualitativa, juntamente com uma pesquisa exploratória, através da utilização de um questionário de perguntas semiabertas. A pesquisa foi realizada em todos os Centros de Educação Infantil (CEINF) da rede municipal de ensino, no ano de 2010. Participaram da pesquisa nove (9) dos doze (12) professores de Educação Física que ministram aulas na educação infantil da rede municipal. Resultados e considerações finais: observa-se destaque de aspectos físico-motores, equilíbrio e repertório de significado social. Ficou evidenciado, no planejamento, as modalidades de jogo, lutas, esportes, ginásticas, danças e brincadeiras. Podemos perceber que, apesar de algumas deficiências, a Educação Física tem sido bem representada na primeira etapa da educação básica da cidade de Ponta Porã-MS.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4701
10.17058/cinergis.v15i1.4701
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4701
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v15i1.4701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4701/3619
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 15 n. 1 (2014)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283472867459072