Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brand, Caroline
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schuh, Laísa Xavier, Gaya, Anelise Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4000
Resumo: A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica, de natureza multifatorial que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Nesse contexto, O Ministério da Saúde, tem recomendado e promovido ações multiprofissionais na atenção primária à saúde, como o combate à hipertensão arterial sistêmica. Objetivo: abordar, a partir da literatura, a atuação da atenção básica, na prevenção e tratamento da Hipertensão arterial sistêmica - HAS e sua relação com fatores de risco e a qualidade de vida. Método: consistiu de pesquisas na literatura, a localização das fontes ocorreu em biblioteca convencional e em sistemas de busca na internet, como LILACS e SciELO. Foram definidas as seguintes palavras-chave: hipertensão arterial sistêmica, fatores de risco, unidade básica de saúde, qualidade de vida. Resultados e considerações finais: os estudos acessados, indicam que a hipertensão arterial sistêmica é causada por inúmeros fatores genéticos, obesidade e aspectos do estilo de vida como: dieta inadequada, sedentarismo, tabagismo e ingesta de bebida alcóolica. Destacando-se que a população necessita ampliar seu conhecimento a esse respeito e a intermediação neste processo deve ser feita predominantemente pela educação em saúde. Ressalta-se ainda que o Ministério da Saúde tem promovido ações multiprofissionais na atenção primária à saúde, sendo essas fundamentais para a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Contudo, tais questões não são efetivamente postas em ação, existindo a necessidade de estabelecer na atenção básica um atendimento integral do paciente hipertenso, que leve em conta os diferentes aspectos de sua saúde.
id UNISC-1_b5e2c1c064a67283e01f5a43aac7b1c3
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/4000
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensosHipertensão Arterial SistêmicaFatores de RiscoUnidade Básica de SaúdeA hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica, de natureza multifatorial que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Nesse contexto, O Ministério da Saúde, tem recomendado e promovido ações multiprofissionais na atenção primária à saúde, como o combate à hipertensão arterial sistêmica. Objetivo: abordar, a partir da literatura, a atuação da atenção básica, na prevenção e tratamento da Hipertensão arterial sistêmica - HAS e sua relação com fatores de risco e a qualidade de vida. Método: consistiu de pesquisas na literatura, a localização das fontes ocorreu em biblioteca convencional e em sistemas de busca na internet, como LILACS e SciELO. Foram definidas as seguintes palavras-chave: hipertensão arterial sistêmica, fatores de risco, unidade básica de saúde, qualidade de vida. Resultados e considerações finais: os estudos acessados, indicam que a hipertensão arterial sistêmica é causada por inúmeros fatores genéticos, obesidade e aspectos do estilo de vida como: dieta inadequada, sedentarismo, tabagismo e ingesta de bebida alcóolica. Destacando-se que a população necessita ampliar seu conhecimento a esse respeito e a intermediação neste processo deve ser feita predominantemente pela educação em saúde. Ressalta-se ainda que o Ministério da Saúde tem promovido ações multiprofissionais na atenção primária à saúde, sendo essas fundamentais para a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Contudo, tais questões não são efetivamente postas em ação, existindo a necessidade de estabelecer na atenção básica um atendimento integral do paciente hipertenso, que leve em conta os diferentes aspectos de sua saúde.Universidade de Santa Cruz do Sul2014-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/400010.17058/cinergis.v14i3.4000Cinergis; v. 14 n. 3 (2013)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4000/3485Brand, CarolineSchuh, Laísa XavierGaya, Anelise Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:05Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4000Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:05Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos
title Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos
spellingShingle Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos
Brand, Caroline
Hipertensão Arterial Sistêmica
Fatores de Risco
Unidade Básica de Saúde
title_short Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos
title_full Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos
title_fullStr Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos
title_full_unstemmed Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos
title_sort Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos
author Brand, Caroline
author_facet Brand, Caroline
Schuh, Laísa Xavier
Gaya, Anelise Reis
author_role author
author2 Schuh, Laísa Xavier
Gaya, Anelise Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brand, Caroline
Schuh, Laísa Xavier
Gaya, Anelise Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertensão Arterial Sistêmica
Fatores de Risco
Unidade Básica de Saúde
topic Hipertensão Arterial Sistêmica
Fatores de Risco
Unidade Básica de Saúde
description A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica, de natureza multifatorial que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Nesse contexto, O Ministério da Saúde, tem recomendado e promovido ações multiprofissionais na atenção primária à saúde, como o combate à hipertensão arterial sistêmica. Objetivo: abordar, a partir da literatura, a atuação da atenção básica, na prevenção e tratamento da Hipertensão arterial sistêmica - HAS e sua relação com fatores de risco e a qualidade de vida. Método: consistiu de pesquisas na literatura, a localização das fontes ocorreu em biblioteca convencional e em sistemas de busca na internet, como LILACS e SciELO. Foram definidas as seguintes palavras-chave: hipertensão arterial sistêmica, fatores de risco, unidade básica de saúde, qualidade de vida. Resultados e considerações finais: os estudos acessados, indicam que a hipertensão arterial sistêmica é causada por inúmeros fatores genéticos, obesidade e aspectos do estilo de vida como: dieta inadequada, sedentarismo, tabagismo e ingesta de bebida alcóolica. Destacando-se que a população necessita ampliar seu conhecimento a esse respeito e a intermediação neste processo deve ser feita predominantemente pela educação em saúde. Ressalta-se ainda que o Ministério da Saúde tem promovido ações multiprofissionais na atenção primária à saúde, sendo essas fundamentais para a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Contudo, tais questões não são efetivamente postas em ação, existindo a necessidade de estabelecer na atenção básica um atendimento integral do paciente hipertenso, que leve em conta os diferentes aspectos de sua saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4000
10.17058/cinergis.v14i3.4000
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4000
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v14i3.4000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4000/3485
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 14 n. 3 (2013)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283472838098944