Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agne, Tuanna
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lorenzatto, Luciane Baierle, Busato, Maria Assunta, Lutinski, Junir Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8122
Resumo: Objetivo: conhecer as percepções dos idosos referentes às vulnerabilidades e riscos de saúde a que estão expostos. Método: trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, através de entrevista semiestruturada, composta por uma questão fechada e três questões abertas. Participaram da entrevista 25 idosos, no município de Caxambu do Sul, SC. Resultados: predominou o sexo feminino, faixa etária entre 60 e 69 anos e escolaridade de nível fundamental incompleto. Quanto à percepção dos riscos, o agrotóxico, a aposentadoria insuficiente, distúrbios alimentares e trabalho forçado foram predominantes nas categorias. Todos os participantes referiram ter pelo menos uma doença crônica. Considerações finais: na percepção dos idosos, as vulnerabilidades e riscos à saúde a que estão expostos são: a) risco ambiental (agrotóxico); b) risco socioeconômico (aposentadoria insuficiente e gasto com medicação); c) risco nutricional (distúrbios digestórios); d) risco ocupacional (trabalhos forçados). Foi possível perceber que os idosos apresentam uma concepção ampliada de saúde, não a considerando como mera ausência de doenças, mas identificando a influência de diversos aspectos biológicos, psicológicos, sociais, políticos e econômicos relacionados ao risco em saúde.
id UNISC-1_bfe4fe7f01e905c6c2260e2051c2dccb
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/8122
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idososEnvelhecimentoDoenças crônicasEmpoderamentoEducação em SaúdeObjetivo: conhecer as percepções dos idosos referentes às vulnerabilidades e riscos de saúde a que estão expostos. Método: trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, através de entrevista semiestruturada, composta por uma questão fechada e três questões abertas. Participaram da entrevista 25 idosos, no município de Caxambu do Sul, SC. Resultados: predominou o sexo feminino, faixa etária entre 60 e 69 anos e escolaridade de nível fundamental incompleto. Quanto à percepção dos riscos, o agrotóxico, a aposentadoria insuficiente, distúrbios alimentares e trabalho forçado foram predominantes nas categorias. Todos os participantes referiram ter pelo menos uma doença crônica. Considerações finais: na percepção dos idosos, as vulnerabilidades e riscos à saúde a que estão expostos são: a) risco ambiental (agrotóxico); b) risco socioeconômico (aposentadoria insuficiente e gasto com medicação); c) risco nutricional (distúrbios digestórios); d) risco ocupacional (trabalhos forçados). Foi possível perceber que os idosos apresentam uma concepção ampliada de saúde, não a considerando como mera ausência de doenças, mas identificando a influência de diversos aspectos biológicos, psicológicos, sociais, políticos e econômicos relacionados ao risco em saúde.Universidade de Santa Cruz do Sul2016-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/812210.17058/cinergis.v18i1.8122Cinergis; v. 18 n. 1 (2017); 29-342177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8122/5369Copyright (c) 2016 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgne, TuannaLorenzatto, Luciane BaierleBusato, Maria AssuntaLutinski, Junir Antônio2017-04-15T11:58:21Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8122Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2017-04-15T11:58:21Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idosos
title Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idosos
spellingShingle Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idosos
Agne, Tuanna
Envelhecimento
Doenças crônicas
Empoderamento
Educação em Saúde
title_short Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idosos
title_full Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idosos
title_fullStr Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idosos
title_full_unstemmed Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idosos
title_sort Vulnerabilidades e risco em saúde: percepção dos idosos
author Agne, Tuanna
author_facet Agne, Tuanna
Lorenzatto, Luciane Baierle
Busato, Maria Assunta
Lutinski, Junir Antônio
author_role author
author2 Lorenzatto, Luciane Baierle
Busato, Maria Assunta
Lutinski, Junir Antônio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agne, Tuanna
Lorenzatto, Luciane Baierle
Busato, Maria Assunta
Lutinski, Junir Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Doenças crônicas
Empoderamento
Educação em Saúde
topic Envelhecimento
Doenças crônicas
Empoderamento
Educação em Saúde
description Objetivo: conhecer as percepções dos idosos referentes às vulnerabilidades e riscos de saúde a que estão expostos. Método: trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, através de entrevista semiestruturada, composta por uma questão fechada e três questões abertas. Participaram da entrevista 25 idosos, no município de Caxambu do Sul, SC. Resultados: predominou o sexo feminino, faixa etária entre 60 e 69 anos e escolaridade de nível fundamental incompleto. Quanto à percepção dos riscos, o agrotóxico, a aposentadoria insuficiente, distúrbios alimentares e trabalho forçado foram predominantes nas categorias. Todos os participantes referiram ter pelo menos uma doença crônica. Considerações finais: na percepção dos idosos, as vulnerabilidades e riscos à saúde a que estão expostos são: a) risco ambiental (agrotóxico); b) risco socioeconômico (aposentadoria insuficiente e gasto com medicação); c) risco nutricional (distúrbios digestórios); d) risco ocupacional (trabalhos forçados). Foi possível perceber que os idosos apresentam uma concepção ampliada de saúde, não a considerando como mera ausência de doenças, mas identificando a influência de diversos aspectos biológicos, psicológicos, sociais, políticos e econômicos relacionados ao risco em saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8122
10.17058/cinergis.v18i1.8122
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8122
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v18i1.8122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8122/5369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 18 n. 1 (2017); 29-34
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283473628725248