Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varaschini, Geicele Baumhardt
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Molz, Patrícia, Pereira, Camila Schreiner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5137
Resumo: Objetivo: Verificar o estado nutricional e a primeira dieta utilizada em recém–nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal. Método: Foram coletadas as informações de prontuários do momento da internação de 20 recém-nascidos, durante março a maio de 2014. A coleta envolveu o registro da data de nascimento e de internação, idade gestacional ao nascer, medidas de peso, comprimento e perímetro cefálico, doenças associadas à prematuridade e primeira dieta recebida pelos recém-nascidos. Resultados: Quanto à prematuridade dos bebês, 15 foram classificados como prematuridade moderada e os demais como prematuridade extrema. A média de peso dos recém-nascidos foi de 1,86 ± 0,63 kg. Quanto ao estado nutricional dos bebês em relação à idade gestacional (peso e comprimento), 13 apresentaram peso adequado e 13 eram pequenos no comprimento; 11 dos recém-nascidos estavam com o perímetro cefálico adequado para a idade gestacional de nascimento. A dieta recebida no momento de internação com maior prevalência neste estudo foi a parenteral (n=10), seguida de nada por via oral. Considerações finais: As classificações de peso encontradas nos recém-nascidos foram: baixa, muito baixa ou muitíssimo baixa, possivelmente, pela prematuridade encontrada (moderada ou extrema). Porém, quando o peso foi classificado de acordo com a idade gestacional, a maioria dos recém-nascidos apresentou peso adequado. Houve uma maior frequência de comprimento abaixo do recomendado para idade gestacional nos prematuros investigados. Conforme a classificação do perímetro cefálico, a maioria estava adequada para a idade gestacional. O tipo de dieta recebida com maior prevalência no primeiro momento da internação foi a parenteral.
id UNISC-1_d91fa6ca425545998024bc7e931b7ff9
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/5137
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatalEstado NutricionalRecém-nascidosPrematuridadeDieta.Objetivo: Verificar o estado nutricional e a primeira dieta utilizada em recém–nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal. Método: Foram coletadas as informações de prontuários do momento da internação de 20 recém-nascidos, durante março a maio de 2014. A coleta envolveu o registro da data de nascimento e de internação, idade gestacional ao nascer, medidas de peso, comprimento e perímetro cefálico, doenças associadas à prematuridade e primeira dieta recebida pelos recém-nascidos. Resultados: Quanto à prematuridade dos bebês, 15 foram classificados como prematuridade moderada e os demais como prematuridade extrema. A média de peso dos recém-nascidos foi de 1,86 ± 0,63 kg. Quanto ao estado nutricional dos bebês em relação à idade gestacional (peso e comprimento), 13 apresentaram peso adequado e 13 eram pequenos no comprimento; 11 dos recém-nascidos estavam com o perímetro cefálico adequado para a idade gestacional de nascimento. A dieta recebida no momento de internação com maior prevalência neste estudo foi a parenteral (n=10), seguida de nada por via oral. Considerações finais: As classificações de peso encontradas nos recém-nascidos foram: baixa, muito baixa ou muitíssimo baixa, possivelmente, pela prematuridade encontrada (moderada ou extrema). Porém, quando o peso foi classificado de acordo com a idade gestacional, a maioria dos recém-nascidos apresentou peso adequado. Houve uma maior frequência de comprimento abaixo do recomendado para idade gestacional nos prematuros investigados. Conforme a classificação do perímetro cefálico, a maioria estava adequada para a idade gestacional. O tipo de dieta recebida com maior prevalência no primeiro momento da internação foi a parenteral.Universidade de Santa Cruz do Sul2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/513710.17058/cinergis.v16i1.5137Cinergis; v. 16 n. 1 (2015)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5137/4189Varaschini, Geicele BaumhardtMolz, PatríciaPereira, Camila Schreinerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:05Zoai:ojs.online.unisc.br:article/5137Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:05Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal
title Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal
spellingShingle Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal
Varaschini, Geicele Baumhardt
Estado Nutricional
Recém-nascidos
Prematuridade
Dieta.
title_short Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal
title_full Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal
title_fullStr Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal
title_full_unstemmed Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal
title_sort Perfil nutricional de recém-nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal
author Varaschini, Geicele Baumhardt
author_facet Varaschini, Geicele Baumhardt
Molz, Patrícia
Pereira, Camila Schreiner
author_role author
author2 Molz, Patrícia
Pereira, Camila Schreiner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varaschini, Geicele Baumhardt
Molz, Patrícia
Pereira, Camila Schreiner
dc.subject.por.fl_str_mv Estado Nutricional
Recém-nascidos
Prematuridade
Dieta.
topic Estado Nutricional
Recém-nascidos
Prematuridade
Dieta.
description Objetivo: Verificar o estado nutricional e a primeira dieta utilizada em recém–nascidos prematuros internados em uma UTI e UCI neonatal. Método: Foram coletadas as informações de prontuários do momento da internação de 20 recém-nascidos, durante março a maio de 2014. A coleta envolveu o registro da data de nascimento e de internação, idade gestacional ao nascer, medidas de peso, comprimento e perímetro cefálico, doenças associadas à prematuridade e primeira dieta recebida pelos recém-nascidos. Resultados: Quanto à prematuridade dos bebês, 15 foram classificados como prematuridade moderada e os demais como prematuridade extrema. A média de peso dos recém-nascidos foi de 1,86 ± 0,63 kg. Quanto ao estado nutricional dos bebês em relação à idade gestacional (peso e comprimento), 13 apresentaram peso adequado e 13 eram pequenos no comprimento; 11 dos recém-nascidos estavam com o perímetro cefálico adequado para a idade gestacional de nascimento. A dieta recebida no momento de internação com maior prevalência neste estudo foi a parenteral (n=10), seguida de nada por via oral. Considerações finais: As classificações de peso encontradas nos recém-nascidos foram: baixa, muito baixa ou muitíssimo baixa, possivelmente, pela prematuridade encontrada (moderada ou extrema). Porém, quando o peso foi classificado de acordo com a idade gestacional, a maioria dos recém-nascidos apresentou peso adequado. Houve uma maior frequência de comprimento abaixo do recomendado para idade gestacional nos prematuros investigados. Conforme a classificação do perímetro cefálico, a maioria estava adequada para a idade gestacional. O tipo de dieta recebida com maior prevalência no primeiro momento da internação foi a parenteral.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5137
10.17058/cinergis.v16i1.5137
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5137
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v16i1.5137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5137/4189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 16 n. 1 (2015)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283472903110656