Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14744 |
Resumo: | Este trabalho trata-se de um registro teórico-prático, descritivo e qualitativo, referente a experiência de Estágio Básico em Psicologia Clínica, da Faculdade Católica Dom Orione. O mesmo ocorreu nas dependências de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). O estágio referido, foi realizado através de observações em oficinas terapêuticas, com público alvo de adolescentes, teve como principal intuito, favorecer a constituição de vínculos entre estagiários, mediadores das oficinas, adolescentes usuários e familiares, levantando as principais demandas ali expostas, e conseguinte elaborar ações de acordo com os embasamentos teóricos da abordagem histórico-cultural, articulando teoria e prática, aspirando a materialização das emoções e vivências do grupo acompanhado, bem como compreender o processo de subjetividade dos adolescentes a partir de um fazer psicológico para além da clínica. No decorrer das observações foi compreendido que existe um distanciamento entre o serviço ideal e o que é ofertado, tornando factível a correlação entre teoria e prática do psicólogo dentro da instituição, considerando que se faz necessário suscitar reflexões respaldadas em experiências pertinentes às ações desenvolvidas nestes espaços, que tem como projeto, um novo modelo de saúde mental, com o propósito de promover um serviço cada vez mais pautado na ética, no respeito e no compromisso social e político, com vistas a reivindicar o direito das pessoas a um serviço cada vez mais preparado para acolher as necessidades individuais de cada um, visando sempre na promoção de saúde. |
id |
UNISC-2_12f1d37df0789c51c5e44c3518d3175b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/14744 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticasSubjetividade. Oficina Terapêutica. Adolescentes. Histórico-Cultural.Este trabalho trata-se de um registro teórico-prático, descritivo e qualitativo, referente a experiência de Estágio Básico em Psicologia Clínica, da Faculdade Católica Dom Orione. O mesmo ocorreu nas dependências de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). O estágio referido, foi realizado através de observações em oficinas terapêuticas, com público alvo de adolescentes, teve como principal intuito, favorecer a constituição de vínculos entre estagiários, mediadores das oficinas, adolescentes usuários e familiares, levantando as principais demandas ali expostas, e conseguinte elaborar ações de acordo com os embasamentos teóricos da abordagem histórico-cultural, articulando teoria e prática, aspirando a materialização das emoções e vivências do grupo acompanhado, bem como compreender o processo de subjetividade dos adolescentes a partir de um fazer psicológico para além da clínica. No decorrer das observações foi compreendido que existe um distanciamento entre o serviço ideal e o que é ofertado, tornando factível a correlação entre teoria e prática do psicólogo dentro da instituição, considerando que se faz necessário suscitar reflexões respaldadas em experiências pertinentes às ações desenvolvidas nestes espaços, que tem como projeto, um novo modelo de saúde mental, com o propósito de promover um serviço cada vez mais pautado na ética, no respeito e no compromisso social e político, com vistas a reivindicar o direito das pessoas a um serviço cada vez mais preparado para acolher as necessidades individuais de cada um, visando sempre na promoção de saúde.Unisc2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1474410.17058/barbaroi.v0i0.14744Barbarói; n. 56 (2020); 223-2451982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14744/8869Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Gilson GomesArruda, Ana Carolina CarvalhoCarneiro, Anna Lícya FerreiraLima, Eliane SoaresBarros, João Henrique Oliveira2020-08-25T19:56:25Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14744Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-08-25T19:56:25Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas |
title |
Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas |
spellingShingle |
Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas Coelho, Gilson Gomes Subjetividade. Oficina Terapêutica. Adolescentes. Histórico-Cultural. |
title_short |
Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas |
title_full |
Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas |
title_fullStr |
Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas |
title_sort |
Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas |
author |
Coelho, Gilson Gomes |
author_facet |
Coelho, Gilson Gomes Arruda, Ana Carolina Carvalho Carneiro, Anna Lícya Ferreira Lima, Eliane Soares Barros, João Henrique Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Ana Carolina Carvalho Carneiro, Anna Lícya Ferreira Lima, Eliane Soares Barros, João Henrique Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Gilson Gomes Arruda, Ana Carolina Carvalho Carneiro, Anna Lícya Ferreira Lima, Eliane Soares Barros, João Henrique Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade. Oficina Terapêutica. Adolescentes. Histórico-Cultural. |
topic |
Subjetividade. Oficina Terapêutica. Adolescentes. Histórico-Cultural. |
description |
Este trabalho trata-se de um registro teórico-prático, descritivo e qualitativo, referente a experiência de Estágio Básico em Psicologia Clínica, da Faculdade Católica Dom Orione. O mesmo ocorreu nas dependências de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). O estágio referido, foi realizado através de observações em oficinas terapêuticas, com público alvo de adolescentes, teve como principal intuito, favorecer a constituição de vínculos entre estagiários, mediadores das oficinas, adolescentes usuários e familiares, levantando as principais demandas ali expostas, e conseguinte elaborar ações de acordo com os embasamentos teóricos da abordagem histórico-cultural, articulando teoria e prática, aspirando a materialização das emoções e vivências do grupo acompanhado, bem como compreender o processo de subjetividade dos adolescentes a partir de um fazer psicológico para além da clínica. No decorrer das observações foi compreendido que existe um distanciamento entre o serviço ideal e o que é ofertado, tornando factível a correlação entre teoria e prática do psicólogo dentro da instituição, considerando que se faz necessário suscitar reflexões respaldadas em experiências pertinentes às ações desenvolvidas nestes espaços, que tem como projeto, um novo modelo de saúde mental, com o propósito de promover um serviço cada vez mais pautado na ética, no respeito e no compromisso social e político, com vistas a reivindicar o direito das pessoas a um serviço cada vez mais preparado para acolher as necessidades individuais de cada um, visando sempre na promoção de saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14744 10.17058/barbaroi.v0i0.14744 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14744 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i0.14744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14744/8869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; n. 56 (2020); 223-245 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1800219565856129024 |