A LINGUAGEM DO ESPAÇO FÍSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhnen, Ariane
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Guimarães, Ana Maria Fernandes, Santos, Gláucia Felicidade dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1749
Resumo: Este artigo relata um estágio em Psicologia Escolar, com duração de dois semestres letivos, que teve como objetivo abordar, na perspectiva do modelo bioecológico de Bronfenbrenner, a influência do ambiente para o desenvolvimento infantil dentro do contexto educacional. O estágio foi realizado numa turma de crianças com menos de três anos de idade em uma instituição de Educação Infantil. Foram realizadas entrevistas informais com professora, coordenação e observações na turma utilizando técnicas de Mapeamento Comportamental, que possibilitaram estabelecer as relações entre as crianças, o ambiente ocupado e os comportamentos investigados. No primeiro semestre, a partir das informações obtidas identificou-se a necessidade de propor uma intervenção preventiva que propiciasse a socialização menos conflituosa entre as crianças. As mudanças sugeridas no ambiente físico foram realizadas no segundo semestre, o que resultou na diminuição dos conflitos e aumento da mediação da professora nas atividades realizadas. Iniciou-se também o desenvolvimento de uma Ficha de Observação para ser utilizada por professores e outros profissionais da Educação Infantil, cujo objetivo é identificar no ambiente da sala de aula como o espaço físico é utilizado pelas crianças, a fim de se realizarem intervenções com o intuito de melhorar a relação da criança com o espaço físico disponível.
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