A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11460 |
Resumo: | Neste artigo, resultado de uma investigação etnográfica realizadas em Catingueira – PB, objetiva-se refletir sobre a importância que a escola foi conquistando através das gerações no Sertão nordestino. Indicar-se-á que a escola se apresenta hoje como uma das instituições mais valorizadas pelas famílias pobres sertanejas. Mostrar-se-á que o sonho de uma formação escolar esteve, para muitas gerações, comprimido entre a utopia e a realidade da penúria material, do trabalho precoce, do abandono político, do sofrimento, da migração etc. Será ainda apontado que a escola sertaneja vem se modificando, de dentro para fora e de fora para dentro, em decorrência de ações trazidas pelas políticas públicas. Conclui-se que mesmo contendo componentes ainda sombrios, como descasos para com trabalhadores(as) e para com os equipamentos públicos da educação, a escola sertaneja contém fragmentos de esperanças, se firmando como contributo para a quebrar do ciclo de miserabilidade que têm marcado aquela cidade e a região. |
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