A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Luiz da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11460
Resumo: Neste artigo, resultado de uma investigação etnográfica realizadas em Catingueira – PB, objetiva-se refletir sobre a importância que a escola foi conquistando através das gerações no Sertão nordestino. Indicar-se-á que a escola se apresenta hoje como uma das instituições mais valorizadas pelas famílias pobres sertanejas. Mostrar-se-á que o sonho de uma formação escolar esteve, para muitas gerações, comprimido entre a utopia e a realidade da penúria material, do trabalho precoce, do abandono político, do sofrimento, da migração etc. Será ainda apontado que a escola sertaneja vem se modificando, de dentro para fora e de fora para dentro, em decorrência de ações trazidas pelas políticas públicas. Conclui-se que mesmo contendo componentes ainda sombrios, como descasos para com trabalhadores(as) e para com os equipamentos públicos da educação, a escola sertaneja contém fragmentos de esperanças, se firmando como contributo para a quebrar do ciclo de miserabilidade que têm marcado aquela cidade e a região.
id UNISC-2_1eca74a0b8291363e8ab858bc5278a67
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/11460
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PBNeste artigo, resultado de uma investigação etnográfica realizadas em Catingueira – PB, objetiva-se refletir sobre a importância que a escola foi conquistando através das gerações no Sertão nordestino. Indicar-se-á que a escola se apresenta hoje como uma das instituições mais valorizadas pelas famílias pobres sertanejas. Mostrar-se-á que o sonho de uma formação escolar esteve, para muitas gerações, comprimido entre a utopia e a realidade da penúria material, do trabalho precoce, do abandono político, do sofrimento, da migração etc. Será ainda apontado que a escola sertaneja vem se modificando, de dentro para fora e de fora para dentro, em decorrência de ações trazidas pelas políticas públicas. Conclui-se que mesmo contendo componentes ainda sombrios, como descasos para com trabalhadores(as) e para com os equipamentos públicos da educação, a escola sertaneja contém fragmentos de esperanças, se firmando como contributo para a quebrar do ciclo de miserabilidade que têm marcado aquela cidade e a região.Unisc2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1146010.17058/barbaroi.v2i52.11460Barbarói; n. 52 (2018); 150-1691982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11460/8092Copyright (c) 2019 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antonio Luiz da2019-08-09T13:23:27Zoai:ojs.online.unisc.br:article/11460Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-08-09T13:23:27Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
title A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
spellingShingle A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
Silva, Antonio Luiz da
title_short A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
title_full A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
title_fullStr A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
title_full_unstemmed A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
title_sort A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
author Silva, Antonio Luiz da
author_facet Silva, Antonio Luiz da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Luiz da
description Neste artigo, resultado de uma investigação etnográfica realizadas em Catingueira – PB, objetiva-se refletir sobre a importância que a escola foi conquistando através das gerações no Sertão nordestino. Indicar-se-á que a escola se apresenta hoje como uma das instituições mais valorizadas pelas famílias pobres sertanejas. Mostrar-se-á que o sonho de uma formação escolar esteve, para muitas gerações, comprimido entre a utopia e a realidade da penúria material, do trabalho precoce, do abandono político, do sofrimento, da migração etc. Será ainda apontado que a escola sertaneja vem se modificando, de dentro para fora e de fora para dentro, em decorrência de ações trazidas pelas políticas públicas. Conclui-se que mesmo contendo componentes ainda sombrios, como descasos para com trabalhadores(as) e para com os equipamentos públicos da educação, a escola sertaneja contém fragmentos de esperanças, se firmando como contributo para a quebrar do ciclo de miserabilidade que têm marcado aquela cidade e a região.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11460
10.17058/barbaroi.v2i52.11460
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11460
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v2i52.11460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11460/8092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 52 (2018); 150-169
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254471361855488