(Auto)narrativas em/na família: cognição e emoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maira Meira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Muller, César Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14598
Resumo: A análise apresentada no presente artigo parte das ações desenvolvidas na pesquisa “Na ponta dos dedos: o IPAD como instrumento complexo de cognição/subjetivação”, trazendo consigo os vetores teóricos do Grupo que executa a pesquisa, construídos a partir da convergência entre “educação e complexidade”. Portanto, os entendimentos que configuram a análise vinculam-se ao Paradigma da Complexidade e à Teoria da Autopoiesis. A metodologia proposta é de cunho qualitativa, tendo como base a pesquisa intervenção, envolvendo os sujeitos que acompanham crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Os instrumentos utilizados foram as narrativas coletivas e autonarrativas como propulsores de intervenções, produzindo sentidos por meio das conversações formais e informais nos encontros presenciais. As ações descritas convergem para reflexões sobre o processo de aprendizagem de forma complexa, isto é, unindo as dimensões cognição/emoções, que foram cindidas e que marcam a cultura da modernidade. Ao final, o trabalho pretende contribuir para que as famílias possam (re)organizar-se a partir das reflexões sobre as vivências dentro de suas realidades/mundos. Palavras-chave: Complexidade; auto-organização; cognição/emoções; autonarrativas; famílias; TEA.
id UNISC-2_3b2ea332e26cdf685b4b3ab0ec901c3f
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14598
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling (Auto)narrativas em/na família: cognição e emoçãoA análise apresentada no presente artigo parte das ações desenvolvidas na pesquisa “Na ponta dos dedos: o IPAD como instrumento complexo de cognição/subjetivação”, trazendo consigo os vetores teóricos do Grupo que executa a pesquisa, construídos a partir da convergência entre “educação e complexidade”. Portanto, os entendimentos que configuram a análise vinculam-se ao Paradigma da Complexidade e à Teoria da Autopoiesis. A metodologia proposta é de cunho qualitativa, tendo como base a pesquisa intervenção, envolvendo os sujeitos que acompanham crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Os instrumentos utilizados foram as narrativas coletivas e autonarrativas como propulsores de intervenções, produzindo sentidos por meio das conversações formais e informais nos encontros presenciais. As ações descritas convergem para reflexões sobre o processo de aprendizagem de forma complexa, isto é, unindo as dimensões cognição/emoções, que foram cindidas e que marcam a cultura da modernidade. Ao final, o trabalho pretende contribuir para que as famílias possam (re)organizar-se a partir das reflexões sobre as vivências dentro de suas realidades/mundos. Palavras-chave: Complexidade; auto-organização; cognição/emoções; autonarrativas; famílias; TEA.Unisc2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1459810.17058/barbaroi.v0i0.14598Barbarói; N. 54 - Edição Especial (2019); 150-1611982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14598/8525Copyright (c) 2019 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maira MeiraMuller, César Augusto2019-12-17T19:15:58Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14598Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-12-17T19:15:58Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv (Auto)narrativas em/na família: cognição e emoção
title (Auto)narrativas em/na família: cognição e emoção
spellingShingle (Auto)narrativas em/na família: cognição e emoção
Pinto, Maira Meira
title_short (Auto)narrativas em/na família: cognição e emoção
title_full (Auto)narrativas em/na família: cognição e emoção
title_fullStr (Auto)narrativas em/na família: cognição e emoção
title_full_unstemmed (Auto)narrativas em/na família: cognição e emoção
title_sort (Auto)narrativas em/na família: cognição e emoção
author Pinto, Maira Meira
author_facet Pinto, Maira Meira
Muller, César Augusto
author_role author
author2 Muller, César Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maira Meira
Muller, César Augusto
description A análise apresentada no presente artigo parte das ações desenvolvidas na pesquisa “Na ponta dos dedos: o IPAD como instrumento complexo de cognição/subjetivação”, trazendo consigo os vetores teóricos do Grupo que executa a pesquisa, construídos a partir da convergência entre “educação e complexidade”. Portanto, os entendimentos que configuram a análise vinculam-se ao Paradigma da Complexidade e à Teoria da Autopoiesis. A metodologia proposta é de cunho qualitativa, tendo como base a pesquisa intervenção, envolvendo os sujeitos que acompanham crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Os instrumentos utilizados foram as narrativas coletivas e autonarrativas como propulsores de intervenções, produzindo sentidos por meio das conversações formais e informais nos encontros presenciais. As ações descritas convergem para reflexões sobre o processo de aprendizagem de forma complexa, isto é, unindo as dimensões cognição/emoções, que foram cindidas e que marcam a cultura da modernidade. Ao final, o trabalho pretende contribuir para que as famílias possam (re)organizar-se a partir das reflexões sobre as vivências dentro de suas realidades/mundos. Palavras-chave: Complexidade; auto-organização; cognição/emoções; autonarrativas; famílias; TEA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14598
10.17058/barbaroi.v0i0.14598
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14598
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.14598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14598/8525
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N. 54 - Edição Especial (2019); 150-161
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219565841448960