Considerações sobre o empresariamento da vida em políticas públicas para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Flávia Cristina Silveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Galindo, Dolores, Nascimento, Maria Lívia do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5564
Resumo: Este artigo visa a analisar criticamente o que vem sendo denominado de empresariamento da vida no neoliberalismo, em especial, nas políticas de educação que terminam por produzir lógicas de mercantilização dos direitos de crianças e adolescentes. Enfoca a gestão de riscos, a sociedade de segurança e o governo das condutas, a partir da perspectiva desenvolvimentista psicologizante da educação e da promoção de direitos via conceito de resiliência e empoderamento empreendedor de estilos de vida empresariais. Na segunda parte do texto, por meio de estudos de Foucault, efetuamos a análise de acontecimentos do presente, no Brasil. Problematizamos a política de educação e pesquisa calcada em pedagogias das competências socioemocionais e de empoderamento empresarial de direitos desse grupo social.
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