Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcela Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Maria Cecilia Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/13281
Resumo: Contexto: As atitudes estigmatizantes associadas aos portadores de transtornos mentais presentes em estudantes e trabalhadores da área da saúde são reproduzidos no cuidado a saúde, produzindo sofrimento, além daquele gerado pelo próprio transtorno mental. Uma forma de enfrentamento desse problema social é o investimento da educação profissional em um ensino antiestigmatizante. Objetivo: conceber apontamentos teóricos e práticos sobre como a educação, durante a formação profissional, pode ser uma ferramenta de enfrentamento do estigma relacionado aos portadores de transtornos mentais, presente na área da enfermagem. Discussão: A formação profissional é um momento importante para o combate da estigmatização aos portadores de transtornos mentais. Para tanto, é imprescindível que o ensino de saúde mental seja baseado em uma educação crítica, tenha seus conteúdos formativos adequados a um contexto antiestigmatizante e associe várias estratégias educacionais voltadas para a redução do estigma, como ocorre na estratégia de contato com portadores de transtornos mentais. Considerações finais: A educação profissional na enfermagem quando em consonância com uma prática antiestigmatizante é capaz de restringir a ação do estigma associado ao transtorno mental, por parte dos profissionais da Enfermagem. A consequência desse tipo de formação é a melhora da assistência devido a um cuidado em saúde com menos estigma.
id UNISC-2_427c4cc95e0045ce9302c925fe8338ca
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/13281
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentaisEstigma socialTranstorno mentalEducaçãoEnfermagem.Contexto: As atitudes estigmatizantes associadas aos portadores de transtornos mentais presentes em estudantes e trabalhadores da área da saúde são reproduzidos no cuidado a saúde, produzindo sofrimento, além daquele gerado pelo próprio transtorno mental. Uma forma de enfrentamento desse problema social é o investimento da educação profissional em um ensino antiestigmatizante. Objetivo: conceber apontamentos teóricos e práticos sobre como a educação, durante a formação profissional, pode ser uma ferramenta de enfrentamento do estigma relacionado aos portadores de transtornos mentais, presente na área da enfermagem. Discussão: A formação profissional é um momento importante para o combate da estigmatização aos portadores de transtornos mentais. Para tanto, é imprescindível que o ensino de saúde mental seja baseado em uma educação crítica, tenha seus conteúdos formativos adequados a um contexto antiestigmatizante e associe várias estratégias educacionais voltadas para a redução do estigma, como ocorre na estratégia de contato com portadores de transtornos mentais. Considerações finais: A educação profissional na enfermagem quando em consonância com uma prática antiestigmatizante é capaz de restringir a ação do estigma associado ao transtorno mental, por parte dos profissionais da Enfermagem. A consequência desse tipo de formação é a melhora da assistência devido a um cuidado em saúde com menos estigma.Unisc2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1328110.17058/barbaroi.v0i0.13281Barbarói; n. 56 (2020); 127-1401982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/13281/8864Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marcela SantosCarvalho, Maria Cecilia Araujo2020-08-25T19:56:25Zoai:ojs.online.unisc.br:article/13281Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-08-25T19:56:25Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentais
title Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentais
spellingShingle Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentais
Ferreira, Marcela Santos
Estigma social
Transtorno mental
Educação
Enfermagem.
title_short Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentais
title_full Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentais
title_fullStr Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentais
title_full_unstemmed Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentais
title_sort Contribuições da educação profissional na enfermagem para o enfrentamento da estigmatização associada aos transtornos mentais
author Ferreira, Marcela Santos
author_facet Ferreira, Marcela Santos
Carvalho, Maria Cecilia Araujo
author_role author
author2 Carvalho, Maria Cecilia Araujo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcela Santos
Carvalho, Maria Cecilia Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Estigma social
Transtorno mental
Educação
Enfermagem.
topic Estigma social
Transtorno mental
Educação
Enfermagem.
description Contexto: As atitudes estigmatizantes associadas aos portadores de transtornos mentais presentes em estudantes e trabalhadores da área da saúde são reproduzidos no cuidado a saúde, produzindo sofrimento, além daquele gerado pelo próprio transtorno mental. Uma forma de enfrentamento desse problema social é o investimento da educação profissional em um ensino antiestigmatizante. Objetivo: conceber apontamentos teóricos e práticos sobre como a educação, durante a formação profissional, pode ser uma ferramenta de enfrentamento do estigma relacionado aos portadores de transtornos mentais, presente na área da enfermagem. Discussão: A formação profissional é um momento importante para o combate da estigmatização aos portadores de transtornos mentais. Para tanto, é imprescindível que o ensino de saúde mental seja baseado em uma educação crítica, tenha seus conteúdos formativos adequados a um contexto antiestigmatizante e associe várias estratégias educacionais voltadas para a redução do estigma, como ocorre na estratégia de contato com portadores de transtornos mentais. Considerações finais: A educação profissional na enfermagem quando em consonância com uma prática antiestigmatizante é capaz de restringir a ação do estigma associado ao transtorno mental, por parte dos profissionais da Enfermagem. A consequência desse tipo de formação é a melhora da assistência devido a um cuidado em saúde com menos estigma.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/13281
10.17058/barbaroi.v0i0.13281
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/13281
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.13281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/13281/8864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 56 (2020); 127-140
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254471402749952