A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mello, Raquel Antunes de, Teo, Carla Rosane Paz Arruda, Kleba, Maria Elisabeth, Ferretti, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825
Resumo: O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente.
id UNISC-2_67e06f39eda725f70d51166c241f527f
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14825
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúdePrática docenteEducação superiorModelos educacionais.O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente.Unisc2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1482510.17058/barbaroi.v0i0.14825Barbarói; n. 56 (2020); 104-1261982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825/8863Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Maria Eduarda De CarliMello, Raquel Antunes deTeo, Carla Rosane Paz ArrudaKleba, Maria ElisabethFerretti, Fátima2020-08-25T19:56:25Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14825Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-08-25T19:56:25Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
spellingShingle A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Prática docente
Educação superior
Modelos educacionais.
title_short A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_full A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_fullStr A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_full_unstemmed A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_sort A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
author Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
author_facet Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Mello, Raquel Antunes de
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Kleba, Maria Elisabeth
Ferretti, Fátima
author_role author
author2 Mello, Raquel Antunes de
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Kleba, Maria Elisabeth
Ferretti, Fátima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Mello, Raquel Antunes de
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Kleba, Maria Elisabeth
Ferretti, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Educação superior
Modelos educacionais.
topic Prática docente
Educação superior
Modelos educacionais.
description O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825
10.17058/barbaroi.v0i0.14825
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.14825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825/8863
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 56 (2020); 104-126
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254471881949184