A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mello, Raquel Antunes de, Teo, Carla Rosane Paz Arruda, Kleba, Maria Elisabeth, Ferretti, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
DOI: 10.17058/barbaroi.v0i0.14825
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825
Resumo: O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente.
id UNISC-2_67e06f39eda725f70d51166c241f527f
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14825
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
spelling A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúdePrática docenteEducação superiorModelos educacionais.O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente.Unisc2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1482510.17058/barbaroi.v0i0.14825Barbarói; n. 56 (2020); 104-1261982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825/8863Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Maria Eduarda De CarliMello, Raquel Antunes deTeo, Carla Rosane Paz ArrudaKleba, Maria ElisabethFerretti, Fátima2020-08-25T19:56:25Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14825Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-08-25T19:56:25Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
spellingShingle A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Prática docente
Educação superior
Modelos educacionais.
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Prática docente
Educação superior
Modelos educacionais.
title_short A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_full A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_fullStr A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_full_unstemmed A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_sort A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
author Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
author_facet Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Mello, Raquel Antunes de
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Kleba, Maria Elisabeth
Ferretti, Fátima
Mello, Raquel Antunes de
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Kleba, Maria Elisabeth
Ferretti, Fátima
author_role author
author2 Mello, Raquel Antunes de
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Kleba, Maria Elisabeth
Ferretti, Fátima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Mello, Raquel Antunes de
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Kleba, Maria Elisabeth
Ferretti, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Educação superior
Modelos educacionais.
topic Prática docente
Educação superior
Modelos educacionais.
description O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825
10.17058/barbaroi.v0i0.14825
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.14825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825/8863
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 56 (2020); 104-126
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1822179361163313152
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.14825