A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
DOI: | 10.17058/barbaroi.v0i0.14825 |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825 |
Resumo: | O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente. |
id |
UNISC-2_67e06f39eda725f70d51166c241f527f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/14825 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
spelling |
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúdePrática docenteEducação superiorModelos educacionais.O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente.Unisc2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1482510.17058/barbaroi.v0i0.14825Barbarói; n. 56 (2020); 104-1261982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825/8863Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Maria Eduarda De CarliMello, Raquel Antunes deTeo, Carla Rosane Paz ArrudaKleba, Maria ElisabethFerretti, Fátima2020-08-25T19:56:25Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14825Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-08-25T19:56:25Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title |
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde |
spellingShingle |
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde Rodrigues, Maria Eduarda De Carli Prática docente Educação superior Modelos educacionais. Rodrigues, Maria Eduarda De Carli Prática docente Educação superior Modelos educacionais. |
title_short |
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title_full |
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title_fullStr |
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title_full_unstemmed |
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title_sort |
A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde |
author |
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli |
author_facet |
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli Rodrigues, Maria Eduarda De Carli Mello, Raquel Antunes de Teo, Carla Rosane Paz Arruda Kleba, Maria Elisabeth Ferretti, Fátima Mello, Raquel Antunes de Teo, Carla Rosane Paz Arruda Kleba, Maria Elisabeth Ferretti, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Raquel Antunes de Teo, Carla Rosane Paz Arruda Kleba, Maria Elisabeth Ferretti, Fátima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli Mello, Raquel Antunes de Teo, Carla Rosane Paz Arruda Kleba, Maria Elisabeth Ferretti, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Educação superior Modelos educacionais. |
topic |
Prática docente Educação superior Modelos educacionais. |
description |
O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825 10.17058/barbaroi.v0i0.14825 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i0.14825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14825/8863 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; n. 56 (2020); 104-126 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1822179361163313152 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i0.14825 |