Paternidade: a construção do desejo paterno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luana da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bottoli, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7566
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender como se dá a constituição do desejo paterno, verificando como se constituiu a relação de filho com quem exerceu a função de pai, identificando a atual percepção do que é ser pai e conhecendo os aspectos que influenciam diretamente o exercício de ser pai. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual participaram três homens casados, de 32, 36 e 49 anos, que vivem em união estavél e heterossexual, escolhidos pelo critério de conveniência, sendo que um ainda não é pai, outro será pai, e o terceiro já tem uma filha. A coleta de dados deu-se por meio da entrevista semiestruturada, individualmente com cada homem. Os dados foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo. Compreendeu-se que a relação entre pai e filho tem grandes influências no ser pai hoje, que a percepção destes homens sobre a paternidade é que ela envolve, principalmente, o cuidado, que diz respeito ao acompanhamento e a participação direta no desenvolvimento dos filhos. Além disso, outro fator é a convivência com crianças que faz com que esses homens (re)pensem a questão do seu desejo de ser pai. Percebe-se, portanto, que todos esses processos são importantes na construção do desejo paterno.
id UNISC-2_7643655512a22208335b83b1a6c02038
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/7566
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Paternidade: a construção do desejo paternoDesejo PaternoFamíliaPaternidade.Esta pesquisa objetivou compreender como se dá a constituição do desejo paterno, verificando como se constituiu a relação de filho com quem exerceu a função de pai, identificando a atual percepção do que é ser pai e conhecendo os aspectos que influenciam diretamente o exercício de ser pai. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual participaram três homens casados, de 32, 36 e 49 anos, que vivem em união estavél e heterossexual, escolhidos pelo critério de conveniência, sendo que um ainda não é pai, outro será pai, e o terceiro já tem uma filha. A coleta de dados deu-se por meio da entrevista semiestruturada, individualmente com cada homem. Os dados foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo. Compreendeu-se que a relação entre pai e filho tem grandes influências no ser pai hoje, que a percepção destes homens sobre a paternidade é que ela envolve, principalmente, o cuidado, que diz respeito ao acompanhamento e a participação direta no desenvolvimento dos filhos. Além disso, outro fator é a convivência com crianças que faz com que esses homens (re)pensem a questão do seu desejo de ser pai. Percebe-se, portanto, que todos esses processos são importantes na construção do desejo paterno.Unisc2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/756610.17058/barbaroi.v0i48.7566Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 185 - 2041982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7566/6537Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Luana da SilvaBottoli, Cristiane2019-08-09T13:39:14Zoai:ojs.online.unisc.br:article/7566Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-08-09T13:39:14Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Paternidade: a construção do desejo paterno
title Paternidade: a construção do desejo paterno
spellingShingle Paternidade: a construção do desejo paterno
Gonçalves, Luana da Silva
Desejo Paterno
Família
Paternidade.
title_short Paternidade: a construção do desejo paterno
title_full Paternidade: a construção do desejo paterno
title_fullStr Paternidade: a construção do desejo paterno
title_full_unstemmed Paternidade: a construção do desejo paterno
title_sort Paternidade: a construção do desejo paterno
author Gonçalves, Luana da Silva
author_facet Gonçalves, Luana da Silva
Bottoli, Cristiane
author_role author
author2 Bottoli, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luana da Silva
Bottoli, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Desejo Paterno
Família
Paternidade.
topic Desejo Paterno
Família
Paternidade.
description Esta pesquisa objetivou compreender como se dá a constituição do desejo paterno, verificando como se constituiu a relação de filho com quem exerceu a função de pai, identificando a atual percepção do que é ser pai e conhecendo os aspectos que influenciam diretamente o exercício de ser pai. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual participaram três homens casados, de 32, 36 e 49 anos, que vivem em união estavél e heterossexual, escolhidos pelo critério de conveniência, sendo que um ainda não é pai, outro será pai, e o terceiro já tem uma filha. A coleta de dados deu-se por meio da entrevista semiestruturada, individualmente com cada homem. Os dados foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo. Compreendeu-se que a relação entre pai e filho tem grandes influências no ser pai hoje, que a percepção destes homens sobre a paternidade é que ela envolve, principalmente, o cuidado, que diz respeito ao acompanhamento e a participação direta no desenvolvimento dos filhos. Além disso, outro fator é a convivência com crianças que faz com que esses homens (re)pensem a questão do seu desejo de ser pai. Percebe-se, portanto, que todos esses processos são importantes na construção do desejo paterno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7566
10.17058/barbaroi.v0i48.7566
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7566
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i48.7566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7566/6537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 185 - 204
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219565386366976