ENTRE DOCUMENTOS, GENEALOGIA E A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS OUTRAS COM OS ESTUDOS DECOLONIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Flávia Cristina Silveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neta, Fernanda Teixeira de Barros Neta Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16967
Resumo: O presente artigo visa apresentar algumas pistas a respeito da pesquisa documental, histórica e genealógica com os estudos decoloniais, a partir da História Cultural e dos trabalhos de Michel Foucault bem como pela apropriação de alguns aportes dos estudos feministas e de interseccionalidades. Busca-se assinalar aspectos metodológicos e políticos em um trabalho com arquivos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como exemplo de análise. Aponta-se como as demarcações de gênero são usadas de modo enviesado, especialmente, na construção destes documentos a respeito das mulheres como mães voltadas para a maternidade como um dispositivo de governo das condutas em prol de um suposto desenvolvimento do país e proteção de crianças e adolescentes. Logo, é possível afirmar que os documentos do UNICEF estão atravessados por preconceitos da colonialidade de gênero e forjam efeitos na formação de trabalhadores sociais pautados em discriminações e estereótipos. Portanto, a pesquisa com arquivos de cunho histórico pode favorecer práticas de desnaturalização de opressões e dominações sexistas e de gênero.
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