O BRINCAR COMO ESPAÇO DE PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barth, Luís Fernando Barnetche
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mroginski, Larissa Introvini, Rezende, Betânea Perreira, Cervieri, Dilce, Damaceno, Jacqueline Silva, Peres, Karoline Rochelle Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2441
Resumo: As situações de abrigamento de crianças e adolescentes são medidas protetivas contra ameaças ou violações dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ainda que com o intuito de preservar a integridade do sujeito, o abrigamento pode representar um perigo ao desenvolvimento psíquico por ser um evento traumático e por oferecer, em troca dos laços familiares, vínculos instáveis e relações afetivas apenas temporárias. O presente artigo relata a experiência de um projeto de extensão voltado às crianças e aos adolescentes de duas casas abrigo do município de [nome da cidade] (Estado), no qual a equipe executora utilizou-se da manifestação das fantasias e da expressão de situações conflitivas a partir da proposição de atividades lúdicas variadas. O trabalho evidenciou diferentes formas de abandono experimentadas pelos abrigados. Durante o período do desenvolvimento do projeto, observou-se o aumento da autonomia das crianças e adolescentes, maior capacidade de expressão e de elaboração de situações conflitivas e melhor integração com a equipe e com os monitores.
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