AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, CONCEICAO DE MARIA SOUSA BATISTA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Viana, Masilene Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16748
Resumo: A agricultura no Brasil em tempos de expansão e monopolização do território pelo agronegócio é o foco do presente artigo desenvolvido fundamentalmente a partir de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos, consistindo também em parte do acúmulo analítico de pesquisa de maior escopo. O estudo evidencia os avanços e permanências da agricultura no Brasil, dos primórdios - quando ainda sob hegemonia das oligarquias agrárias -, aos processos mais recentes que, a partir da modernização conservadora, desembocam, na atualidade, na ampla projeção da economia do agronegócio. Os resultados indicam as tensões desse modelo hegemônico contemporâneo, no contraponto às necessidades da agricultura familiar. Com a expansão do território pelo agronegócio, forja-se uma agricultura ultra modernizada para produção em larga escala de commodities para exportação e assentada na velha concentração da propriedade fundiária. Nessa dinâmica, vem sendo produzidas lógicas e teses em confronto, na medida em que as classes subalternizadas, afeitas ao universo familiar na produção e reprodução da vida no campo, colhem os efeitos deletérios da monopolização do território pelo capital, muitas vezes tensionando e resistindo, outras, subsumindo-se ou adaptando-se ao mercado, até por força das necessidades prementes impostas pela pobreza no campo.
id UNISC-2_bd01d74745f78abeee819830899c3e1b
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/16748
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIOAgriculturaAgronegócioTerritórioA agricultura no Brasil em tempos de expansão e monopolização do território pelo agronegócio é o foco do presente artigo desenvolvido fundamentalmente a partir de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos, consistindo também em parte do acúmulo analítico de pesquisa de maior escopo. O estudo evidencia os avanços e permanências da agricultura no Brasil, dos primórdios - quando ainda sob hegemonia das oligarquias agrárias -, aos processos mais recentes que, a partir da modernização conservadora, desembocam, na atualidade, na ampla projeção da economia do agronegócio. Os resultados indicam as tensões desse modelo hegemônico contemporâneo, no contraponto às necessidades da agricultura familiar. Com a expansão do território pelo agronegócio, forja-se uma agricultura ultra modernizada para produção em larga escala de commodities para exportação e assentada na velha concentração da propriedade fundiária. Nessa dinâmica, vem sendo produzidas lógicas e teses em confronto, na medida em que as classes subalternizadas, afeitas ao universo familiar na produção e reprodução da vida no campo, colhem os efeitos deletérios da monopolização do território pelo capital, muitas vezes tensionando e resistindo, outras, subsumindo-se ou adaptando-se ao mercado, até por força das necessidades prementes impostas pela pobreza no campo.Unisc2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16748Barbarói; v. 1 n. 61 (2022): n. 61 Edição (2022)1982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16748/10428Copyright (c) 2022 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessCOSTA, CONCEICAO DE MARIA SOUSA BATISTAViana, Masilene Rocha2022-09-27T12:16:00Zoai:ojs.online.unisc.br:article/16748Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2022-09-27T12:16Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO
title AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO
spellingShingle AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO
COSTA, CONCEICAO DE MARIA SOUSA BATISTA
Agricultura
Agronegócio
Território
title_short AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO
title_full AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO
title_fullStr AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO
title_full_unstemmed AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO
title_sort AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO
author COSTA, CONCEICAO DE MARIA SOUSA BATISTA
author_facet COSTA, CONCEICAO DE MARIA SOUSA BATISTA
Viana, Masilene Rocha
author_role author
author2 Viana, Masilene Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, CONCEICAO DE MARIA SOUSA BATISTA
Viana, Masilene Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura
Agronegócio
Território
topic Agricultura
Agronegócio
Território
description A agricultura no Brasil em tempos de expansão e monopolização do território pelo agronegócio é o foco do presente artigo desenvolvido fundamentalmente a partir de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos, consistindo também em parte do acúmulo analítico de pesquisa de maior escopo. O estudo evidencia os avanços e permanências da agricultura no Brasil, dos primórdios - quando ainda sob hegemonia das oligarquias agrárias -, aos processos mais recentes que, a partir da modernização conservadora, desembocam, na atualidade, na ampla projeção da economia do agronegócio. Os resultados indicam as tensões desse modelo hegemônico contemporâneo, no contraponto às necessidades da agricultura familiar. Com a expansão do território pelo agronegócio, forja-se uma agricultura ultra modernizada para produção em larga escala de commodities para exportação e assentada na velha concentração da propriedade fundiária. Nessa dinâmica, vem sendo produzidas lógicas e teses em confronto, na medida em que as classes subalternizadas, afeitas ao universo familiar na produção e reprodução da vida no campo, colhem os efeitos deletérios da monopolização do território pelo capital, muitas vezes tensionando e resistindo, outras, subsumindo-se ou adaptando-se ao mercado, até por força das necessidades prementes impostas pela pobreza no campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16748
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16748/10428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; v. 1 n. 61 (2022): n. 61 Edição (2022)
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219566121418752