A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerezer Arend, Jessica
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva Molon de Souza, Karina, Smeha, Luciane Najar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1748
Resumo: A relação entre pai e filho(s) após a separação conjugal é um tema que vem sendo discutido na atualidade em decorrência das novas configurações familiares. Frente a essa realidade, foi realizado um estudo com o objetivo de compreender a relação entre o pai e seus filhos após o término do casamento. A pesquisa foi desenvolvida sob abordagem qualitativa, e teve caráter exploratório. Participaram do estudo quatro pais, separados conjugalmente, e que não possuem a guarda dos filhos, sendo os dados colhidos por meio de entrevista. Os depoimentos dos participantes do estudo foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, cujo princípio básico é investigar através da descrição objetiva, sistemática e qualitativa, o conteúdo que é comunicado. Como resultados o estudo apontou as novas organizações sociais das relações de gênero, onde os pais tem se mostrado mais participativos e envolvidos com os filhos, dispondo-se a investir mais na relação entre ambos. Foi possível perceber que a separação conjugal gera conflitos e sentimentos nesses pais, como angústia, frustração e exclusão, mas apesar disso, este fato possibilita uma reconstrução afetiva entre pai e filhos, fortalecendo a relação entre ambos.
id UNISC-2_c66101cec54efba3712ad29e59d4956e
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/1748
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGALPaternidadeSeparação conjugalRelação pai-filho.A relação entre pai e filho(s) após a separação conjugal é um tema que vem sendo discutido na atualidade em decorrência das novas configurações familiares. Frente a essa realidade, foi realizado um estudo com o objetivo de compreender a relação entre o pai e seus filhos após o término do casamento. A pesquisa foi desenvolvida sob abordagem qualitativa, e teve caráter exploratório. Participaram do estudo quatro pais, separados conjugalmente, e que não possuem a guarda dos filhos, sendo os dados colhidos por meio de entrevista. Os depoimentos dos participantes do estudo foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, cujo princípio básico é investigar através da descrição objetiva, sistemática e qualitativa, o conteúdo que é comunicado. Como resultados o estudo apontou as novas organizações sociais das relações de gênero, onde os pais tem se mostrado mais participativos e envolvidos com os filhos, dispondo-se a investir mais na relação entre ambos. Foi possível perceber que a separação conjugal gera conflitos e sentimentos nesses pais, como angústia, frustração e exclusão, mas apesar disso, este fato possibilita uma reconstrução afetiva entre pai e filhos, fortalecendo a relação entre ambos.Unisc2013-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/174810.17058/barbaroi.v0i37.1748Barbarói; Nº 37 ANO 2012/2; 7-291982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1748/2352Cerezer Arend, JessicaSilva Molon de Souza, KarinaSmeha, Luciane Najarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:50Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1748Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:50Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL
title A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL
Cerezer Arend, Jessica
Paternidade
Separação conjugal
Relação pai-filho.
title_short A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL
title_full A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL
title_sort A RELAÇÃO ENTRE PAI E FILHO(S) APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL
author Cerezer Arend, Jessica
author_facet Cerezer Arend, Jessica
Silva Molon de Souza, Karina
Smeha, Luciane Najar
author_role author
author2 Silva Molon de Souza, Karina
Smeha, Luciane Najar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerezer Arend, Jessica
Silva Molon de Souza, Karina
Smeha, Luciane Najar
dc.subject.por.fl_str_mv Paternidade
Separação conjugal
Relação pai-filho.
topic Paternidade
Separação conjugal
Relação pai-filho.
description A relação entre pai e filho(s) após a separação conjugal é um tema que vem sendo discutido na atualidade em decorrência das novas configurações familiares. Frente a essa realidade, foi realizado um estudo com o objetivo de compreender a relação entre o pai e seus filhos após o término do casamento. A pesquisa foi desenvolvida sob abordagem qualitativa, e teve caráter exploratório. Participaram do estudo quatro pais, separados conjugalmente, e que não possuem a guarda dos filhos, sendo os dados colhidos por meio de entrevista. Os depoimentos dos participantes do estudo foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, cujo princípio básico é investigar através da descrição objetiva, sistemática e qualitativa, o conteúdo que é comunicado. Como resultados o estudo apontou as novas organizações sociais das relações de gênero, onde os pais tem se mostrado mais participativos e envolvidos com os filhos, dispondo-se a investir mais na relação entre ambos. Foi possível perceber que a separação conjugal gera conflitos e sentimentos nesses pais, como angústia, frustração e exclusão, mas apesar disso, este fato possibilita uma reconstrução afetiva entre pai e filhos, fortalecendo a relação entre ambos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1748
10.17058/barbaroi.v0i37.1748
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1748
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i37.1748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1748/2352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 37 ANO 2012/2; 7-29
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254469151457280