Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8319 |
Resumo: | A adoção no Brasil sofreu alterações ao longo do tempo, ocorrendo de diferentes formas e representações. Buscando contribuir para uma mudança de perspectiva, surgiram os Grupos de Estudos e Apoio à Adoção. Esta pesquisa procurou analisar o trabalho realizado por estes grupos verificando as possíveis contribuições da participação dos pais adotivos ou pretendentes à adoção, bem como analisar, mediante a perspectiva dos profissionais forenses, os possíveis fatores que contribuem para este sucesso. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo como participantes pais implicados no processo de adoção e funcionários do Serviço Social Forense. A coleta dos dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados posteriormente por meio de 4 categorias temáticas. Os resultados encontrados apontam que os grupos de estudos e apoio à adoção se constituem como uma importante rede de apoio emocional durante o tempo de espera pela adoção, na medida em que amenizam a ansiedade sentida pelos pretendentes e favorecem a troca de experiências e a construção de conhecimentos sobre o assunto. Os principais fatores contribuintes para o sucesso das adoções são a orientação, as trocas de experiências, a participação nas reuniões e em cursos preparatórios realizados pelo Poder Judiciário. Com este estudo, pôde-se concluir que as práticas de orientação e preparação à parentalidade, bem como as trocas de experiências possuem um papel significativo no sucesso das adoções. Também se concluiu que há diferenças entre as expectativas dos pretendentes e do Poder Judiciário em relação ao processo de adoção. |
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