Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolatto, Mariana de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Loos, Victória Niebuhr, Delvan, Josiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8319
Resumo: A adoção no Brasil sofreu alterações ao longo do tempo, ocorrendo de diferentes formas e representações. Buscando contribuir para uma mudança de perspectiva, surgiram os Grupos de Estudos e Apoio à Adoção. Esta pesquisa procurou analisar o trabalho realizado por estes grupos verificando as possíveis contribuições da participação dos pais adotivos ou pretendentes à adoção, bem como analisar, mediante a perspectiva dos profissionais forenses, os possíveis fatores que contribuem para este sucesso. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo como participantes pais implicados no processo de adoção e funcionários do Serviço Social Forense. A coleta dos dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados posteriormente por meio de 4 categorias temáticas. Os resultados encontrados apontam que os grupos de estudos e apoio à adoção se constituem como uma importante rede de apoio emocional durante o tempo de espera pela adoção, na medida em que amenizam a ansiedade sentida pelos pretendentes e favorecem a troca de experiências e a construção de conhecimentos sobre o assunto. Os principais fatores contribuintes para o sucesso das adoções são a orientação, as trocas de experiências, a participação nas reuniões e em cursos preparatórios realizados pelo Poder Judiciário. Com este estudo, pôde-se concluir que as práticas de orientação e preparação à parentalidade, bem como as trocas de experiências possuem um papel significativo no sucesso das adoções. Também se concluiu que há diferenças entre as expectativas dos pretendentes e do Poder Judiciário em relação ao processo de adoção.
id UNISC-2_d68dcf68473578358be1e17f67473638
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/8319
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoçõesadoçãocriançaparentalidade.A adoção no Brasil sofreu alterações ao longo do tempo, ocorrendo de diferentes formas e representações. Buscando contribuir para uma mudança de perspectiva, surgiram os Grupos de Estudos e Apoio à Adoção. Esta pesquisa procurou analisar o trabalho realizado por estes grupos verificando as possíveis contribuições da participação dos pais adotivos ou pretendentes à adoção, bem como analisar, mediante a perspectiva dos profissionais forenses, os possíveis fatores que contribuem para este sucesso. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo como participantes pais implicados no processo de adoção e funcionários do Serviço Social Forense. A coleta dos dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados posteriormente por meio de 4 categorias temáticas. Os resultados encontrados apontam que os grupos de estudos e apoio à adoção se constituem como uma importante rede de apoio emocional durante o tempo de espera pela adoção, na medida em que amenizam a ansiedade sentida pelos pretendentes e favorecem a troca de experiências e a construção de conhecimentos sobre o assunto. Os principais fatores contribuintes para o sucesso das adoções são a orientação, as trocas de experiências, a participação nas reuniões e em cursos preparatórios realizados pelo Poder Judiciário. Com este estudo, pôde-se concluir que as práticas de orientação e preparação à parentalidade, bem como as trocas de experiências possuem um papel significativo no sucesso das adoções. Também se concluiu que há diferenças entre as expectativas dos pretendentes e do Poder Judiciário em relação ao processo de adoção.Unisc2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/831910.17058/barbaroi.v0i48.8319Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 205 - 2331982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8319/6543Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolatto, Mariana de OliveiraLoos, Victória NiebuhrDelvan, Josiane da Silva2019-08-09T13:39:14Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8319Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-08-09T13:39:14Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções
title Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções
spellingShingle Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções
Bortolatto, Mariana de Oliveira
adoção
criança
parentalidade.
title_short Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções
title_full Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções
title_fullStr Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções
title_full_unstemmed Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções
title_sort Grupos de estudo e apoio à adoção e o sucesso das adoções
author Bortolatto, Mariana de Oliveira
author_facet Bortolatto, Mariana de Oliveira
Loos, Victória Niebuhr
Delvan, Josiane da Silva
author_role author
author2 Loos, Victória Niebuhr
Delvan, Josiane da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolatto, Mariana de Oliveira
Loos, Victória Niebuhr
Delvan, Josiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv adoção
criança
parentalidade.
topic adoção
criança
parentalidade.
description A adoção no Brasil sofreu alterações ao longo do tempo, ocorrendo de diferentes formas e representações. Buscando contribuir para uma mudança de perspectiva, surgiram os Grupos de Estudos e Apoio à Adoção. Esta pesquisa procurou analisar o trabalho realizado por estes grupos verificando as possíveis contribuições da participação dos pais adotivos ou pretendentes à adoção, bem como analisar, mediante a perspectiva dos profissionais forenses, os possíveis fatores que contribuem para este sucesso. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo como participantes pais implicados no processo de adoção e funcionários do Serviço Social Forense. A coleta dos dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados posteriormente por meio de 4 categorias temáticas. Os resultados encontrados apontam que os grupos de estudos e apoio à adoção se constituem como uma importante rede de apoio emocional durante o tempo de espera pela adoção, na medida em que amenizam a ansiedade sentida pelos pretendentes e favorecem a troca de experiências e a construção de conhecimentos sobre o assunto. Os principais fatores contribuintes para o sucesso das adoções são a orientação, as trocas de experiências, a participação nas reuniões e em cursos preparatórios realizados pelo Poder Judiciário. Com este estudo, pôde-se concluir que as práticas de orientação e preparação à parentalidade, bem como as trocas de experiências possuem um papel significativo no sucesso das adoções. Também se concluiu que há diferenças entre as expectativas dos pretendentes e do Poder Judiciário em relação ao processo de adoção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8319
10.17058/barbaroi.v0i48.8319
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8319
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i48.8319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8319/6543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N° 48 ANO 2016/2; 205 - 233
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254471273775104