Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Jéssica Rayane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Maria das Graças Fonseca, Carvalho, Maria de Fátima Sousa Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14805
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar o retorno ao trabalho dos transplantados renais acompanhados no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). A pesquisa traz como objetivos específicos: 1) identificar os fatores que influenciam no processo de retorno ao trabalho; 2) identificar o índice de reinserção ao trabalho por transplantados renais atendidos no HUWC no período de junho/2018 a dezembro/2018. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, referenciada por Minayo (2011) que diz que esses tipos de investigação não se opõem, ao contrário, se complementam, pois a realidade abrangida por elas interage dinamicamente. Na estruturação metodológica do estudo realizamos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, utilizando, para a análise dos dados, a análise de conteúdo, considerada como o tipo de metodologia particularmente utilizada para estudar material do tipo qualitativo possibilitando, assim, um estudo crítico dos dados coletados, das representações sociais dos sujeitos entrevistados, estabelecendo, por sua vez, um diálogo com o fenômeno estudado. Compreendemos que a submissão ao transplante renal traz impactos positivos para os que aderem ao tratamento, sobretudo em relação à melhoria da qualidade de vida, e na autonomia das atividades da vida diária. Não obstante, em relação à realização de atividades laborais o que se observa é que de um modo geral é difícil o retorno ao trabalho, mantendo-se a dependência de benefícios da seguridade social, e os que conseguem algum retorno ao trabalho, o conseguem de forma gradativa, informal e sem suporte de outras políticas sociais, principalmente as relacionadas a reabilitação profissional.
id UNISC-2_fae92c377c6c9ec40c627b5c68592c3c
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14805
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renalRetorno ao Trabalho. Sistema Único de Saúde.Transplante Renal.O presente estudo tem como objetivo geral analisar o retorno ao trabalho dos transplantados renais acompanhados no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). A pesquisa traz como objetivos específicos: 1) identificar os fatores que influenciam no processo de retorno ao trabalho; 2) identificar o índice de reinserção ao trabalho por transplantados renais atendidos no HUWC no período de junho/2018 a dezembro/2018. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, referenciada por Minayo (2011) que diz que esses tipos de investigação não se opõem, ao contrário, se complementam, pois a realidade abrangida por elas interage dinamicamente. Na estruturação metodológica do estudo realizamos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, utilizando, para a análise dos dados, a análise de conteúdo, considerada como o tipo de metodologia particularmente utilizada para estudar material do tipo qualitativo possibilitando, assim, um estudo crítico dos dados coletados, das representações sociais dos sujeitos entrevistados, estabelecendo, por sua vez, um diálogo com o fenômeno estudado. Compreendemos que a submissão ao transplante renal traz impactos positivos para os que aderem ao tratamento, sobretudo em relação à melhoria da qualidade de vida, e na autonomia das atividades da vida diária. Não obstante, em relação à realização de atividades laborais o que se observa é que de um modo geral é difícil o retorno ao trabalho, mantendo-se a dependência de benefícios da seguridade social, e os que conseguem algum retorno ao trabalho, o conseguem de forma gradativa, informal e sem suporte de outras políticas sociais, principalmente as relacionadas a reabilitação profissional.Unisc2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1480510.17058/barbaroi.v0i0.14805Barbarói; n. 56 (2020); 189-2071982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14805/8867Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Jéssica RayaneRocha, Maria das Graças FonsecaCarvalho, Maria de Fátima Sousa Lima de2020-08-25T19:56:25Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14805Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-08-25T19:56:25Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renal
title Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renal
spellingShingle Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renal
dos Santos, Jéssica Rayane
Retorno ao Trabalho. Sistema Único de Saúde.Transplante Renal.
title_short Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renal
title_full Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renal
title_fullStr Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renal
title_full_unstemmed Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renal
title_sort Entre incertezas e limitações: uma análise sobre o retorno ao trabalho pós transplante renal
author dos Santos, Jéssica Rayane
author_facet dos Santos, Jéssica Rayane
Rocha, Maria das Graças Fonseca
Carvalho, Maria de Fátima Sousa Lima de
author_role author
author2 Rocha, Maria das Graças Fonseca
Carvalho, Maria de Fátima Sousa Lima de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Jéssica Rayane
Rocha, Maria das Graças Fonseca
Carvalho, Maria de Fátima Sousa Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Retorno ao Trabalho. Sistema Único de Saúde.Transplante Renal.
topic Retorno ao Trabalho. Sistema Único de Saúde.Transplante Renal.
description O presente estudo tem como objetivo geral analisar o retorno ao trabalho dos transplantados renais acompanhados no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). A pesquisa traz como objetivos específicos: 1) identificar os fatores que influenciam no processo de retorno ao trabalho; 2) identificar o índice de reinserção ao trabalho por transplantados renais atendidos no HUWC no período de junho/2018 a dezembro/2018. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, referenciada por Minayo (2011) que diz que esses tipos de investigação não se opõem, ao contrário, se complementam, pois a realidade abrangida por elas interage dinamicamente. Na estruturação metodológica do estudo realizamos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, utilizando, para a análise dos dados, a análise de conteúdo, considerada como o tipo de metodologia particularmente utilizada para estudar material do tipo qualitativo possibilitando, assim, um estudo crítico dos dados coletados, das representações sociais dos sujeitos entrevistados, estabelecendo, por sua vez, um diálogo com o fenômeno estudado. Compreendemos que a submissão ao transplante renal traz impactos positivos para os que aderem ao tratamento, sobretudo em relação à melhoria da qualidade de vida, e na autonomia das atividades da vida diária. Não obstante, em relação à realização de atividades laborais o que se observa é que de um modo geral é difícil o retorno ao trabalho, mantendo-se a dependência de benefícios da seguridade social, e os que conseguem algum retorno ao trabalho, o conseguem de forma gradativa, informal e sem suporte de outras políticas sociais, principalmente as relacionadas a reabilitação profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14805
10.17058/barbaroi.v0i0.14805
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14805
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.14805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14805/8867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 56 (2020); 189-207
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219565864517632