INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Tania Steren
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: da Silva, Diego Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1531
Resumo: Nesta pesquisa analisam-se as inovações incorporadas na base técnica e nas relações de trabalho na indústria calçadista do Vale dos Sinos (RS), considerando as práticas e representações dos trabalhadores sobre as mudanças em curso. Ao comparar estratégias tayloristas-fordistas e toyotistas nas indústrias do setor, observam-se formas mistas, pois concomitante à inclusão de novas tecnologias permanecem modalidades de trabalho tradicionais, principalmente nas pequenas e micro empresas. O ritmo de trabalho tende a ser mais acelerado no trabalho em grupo, mas são consideradas menos monótonas e cansativas do que o trabalho na esteira individual. Estão ocorrendo mudanças no papel das chefias, com relações de trabalho mais democráticas e dialógicas, embora as estratégias empresariais sejam direcionadas, basicamente, à geração de novas estruturas de disciplinamento da força de trabalho. A vigilância ocorre de forma indireta e é internalizada pelos trabalhadores. Os dados sobre o cotidiano fabril evidenciam relações dicotômicas de cooperação e conflito, que determinam as preferências e posturas dos trabalhadores relativas à questão da satisfação no emprego e a sua inserção no processo de trabalho.
id UNISC-2_fb886fa78aed9b8ab507d9b3e2eaddd7
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/1531
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)indústria calçadistainovaçõesrelações de trabalhorepresentações de trabalhadoresNesta pesquisa analisam-se as inovações incorporadas na base técnica e nas relações de trabalho na indústria calçadista do Vale dos Sinos (RS), considerando as práticas e representações dos trabalhadores sobre as mudanças em curso. Ao comparar estratégias tayloristas-fordistas e toyotistas nas indústrias do setor, observam-se formas mistas, pois concomitante à inclusão de novas tecnologias permanecem modalidades de trabalho tradicionais, principalmente nas pequenas e micro empresas. O ritmo de trabalho tende a ser mais acelerado no trabalho em grupo, mas são consideradas menos monótonas e cansativas do que o trabalho na esteira individual. Estão ocorrendo mudanças no papel das chefias, com relações de trabalho mais democráticas e dialógicas, embora as estratégias empresariais sejam direcionadas, basicamente, à geração de novas estruturas de disciplinamento da força de trabalho. A vigilância ocorre de forma indireta e é internalizada pelos trabalhadores. Os dados sobre o cotidiano fabril evidenciam relações dicotômicas de cooperação e conflito, que determinam as preferências e posturas dos trabalhadores relativas à questão da satisfação no emprego e a sua inserção no processo de trabalho.Unisc2011-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/153110.17058/barbaroi.v0i0.1531Barbarói; N° 35 ANO 2011/2; 06-291982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1531/1743dos Santos, Tania Sterenda Silva, Diego Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:50Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1531Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:50Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)
title INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)
spellingShingle INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)
dos Santos, Tania Steren
indústria calçadista
inovações
relações de trabalho
representações de trabalhadores
title_short INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)
title_full INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)
title_fullStr INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)
title_full_unstemmed INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)
title_sort INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO VALE DOS SINOS (RS)
author dos Santos, Tania Steren
author_facet dos Santos, Tania Steren
da Silva, Diego Machado
author_role author
author2 da Silva, Diego Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Tania Steren
da Silva, Diego Machado
dc.subject.por.fl_str_mv indústria calçadista
inovações
relações de trabalho
representações de trabalhadores
topic indústria calçadista
inovações
relações de trabalho
representações de trabalhadores
description Nesta pesquisa analisam-se as inovações incorporadas na base técnica e nas relações de trabalho na indústria calçadista do Vale dos Sinos (RS), considerando as práticas e representações dos trabalhadores sobre as mudanças em curso. Ao comparar estratégias tayloristas-fordistas e toyotistas nas indústrias do setor, observam-se formas mistas, pois concomitante à inclusão de novas tecnologias permanecem modalidades de trabalho tradicionais, principalmente nas pequenas e micro empresas. O ritmo de trabalho tende a ser mais acelerado no trabalho em grupo, mas são consideradas menos monótonas e cansativas do que o trabalho na esteira individual. Estão ocorrendo mudanças no papel das chefias, com relações de trabalho mais democráticas e dialógicas, embora as estratégias empresariais sejam direcionadas, basicamente, à geração de novas estruturas de disciplinamento da força de trabalho. A vigilância ocorre de forma indireta e é internalizada pelos trabalhadores. Os dados sobre o cotidiano fabril evidenciam relações dicotômicas de cooperação e conflito, que determinam as preferências e posturas dos trabalhadores relativas à questão da satisfação no emprego e a sua inserção no processo de trabalho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1531
10.17058/barbaroi.v0i0.1531
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1531
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.1531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1531/1743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N° 35 ANO 2011/2; 06-29
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564530728960