Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/12138 |
Resumo: | The aim of this article is to discuss the inferential and argumentative processes which have emerged during a dialogical and collaborative practice of group reading, denominated Group Think-Aloud (GTA). The research questions are to investigate: a) how the meanings of a tale have been constructed by a group of university students? and b) which argumentative and inferential processes have occurred in the collective reasoning during the interpretation of the tale? This is a qualitative–interpretive investigation, in which data have been generated by a practice of Group Think-Aloud, in which participants were the researcher and six university students. The theoretical framework for the data analysis is composed by theories on argumentation and on the comprehension of figurative language. Results revealed that the GTA reading practice allowed the construction of multiple interpretations based on different inferential and argumentative resources. |
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Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processesConstruindo uma prática dialógica de letramento: emergências de processos inferenciais e argumentativosLeituraLetramentoPensar Alto em GrupoDialogismoLinguagem figurada. LeituraPensar AReading. Literacy. Group Think-Aloud. Dialogism. Figurative LanguageThe aim of this article is to discuss the inferential and argumentative processes which have emerged during a dialogical and collaborative practice of group reading, denominated Group Think-Aloud (GTA). The research questions are to investigate: a) how the meanings of a tale have been constructed by a group of university students? and b) which argumentative and inferential processes have occurred in the collective reasoning during the interpretation of the tale? This is a qualitative–interpretive investigation, in which data have been generated by a practice of Group Think-Aloud, in which participants were the researcher and six university students. The theoretical framework for the data analysis is composed by theories on argumentation and on the comprehension of figurative language. Results revealed that the GTA reading practice allowed the construction of multiple interpretations based on different inferential and argumentative resources.Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). 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Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. 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Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciais.Edunisc2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1213810.17058/signo.v43i77.12138Signo; v. 43 n. 77 (2018); 184-2011982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. 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