Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotto, Mara Sophia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tavares dos Santos, Marivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/12138
Resumo: The aim of this article is to discuss the inferential and argumentative processes which have emerged during a dialogical and collaborative practice of group reading, denominated Group Think-Aloud (GTA). The research questions are to investigate: a) how the meanings of a tale have been constructed by a group of university students? and b) which argumentative and inferential processes have occurred in the collective reasoning during the interpretation of the tale? This is a qualitative–interpretive investigation, in which data have been generated by a practice of Group Think-Aloud, in which participants were the researcher and six university students. The theoretical framework for the data analysis is composed by theories on argumentation and on the comprehension of figurative language. Results revealed that the GTA reading practice allowed the construction of multiple interpretations based on different inferential and argumentative resources.
id UNISC-3_15ea8b1a5a65ce7b0d79d5d38db56666
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/12138
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processesConstruindo uma prática dialógica de letramento: emergências de processos inferenciais e argumentativosLeituraLetramentoPensar Alto em GrupoDialogismoLinguagem figurada. LeituraPensar AReading. Literacy. Group Think-Aloud. Dialogism. Figurative LanguageThe aim of this article is to discuss the inferential and argumentative processes which have emerged during a dialogical and collaborative practice of group reading, denominated Group Think-Aloud (GTA). The research questions are to investigate: a) how the meanings of a tale have been constructed by a group of university students? and b) which argumentative and inferential processes have occurred in the collective reasoning during the interpretation of the tale? This is a qualitative–interpretive investigation, in which data have been generated by a practice of Group Think-Aloud, in which participants were the researcher and six university students. The theoretical framework for the data analysis is composed by theories on argumentation and on the comprehension of figurative language. Results revealed that the GTA reading practice allowed the construction of multiple interpretations based on different inferential and argumentative resources.Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciaisResumo: Este artigo tem como objetivo discutir os processos inferenciais e argumentativos que emergiram numa prática dialógica e colaborativa de leitura em grupo, denominada Pensar Alto em Grupo (PAG). As perguntas de pesquisa consistem em investigar: a) como os sentidos de uma fábula foram construídos por um grupo de leitores do ensino superior, na prática de letramento do PAG? e b) que processos argumentativos e inferenciais ocorreram no processo de interpretação da fábula? Trata-se de pesquisa qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a geração de dados se deu por meio do Pensar Alto em Grupo (PAG), tendo como participantes seis alunos do curso de administração do ensino superior e a professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada com base em teorias da argumentação e da compreensão da linguagem figurada. Os dados revelaram que a prática de leitura do PAG favoreceu a construção de várias leituras, manifestadas sob diferentes recursos argumentativos e inferenciais.Edunisc2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1213810.17058/signo.v43i77.12138Signo; v. 43 n. 77 (2018); 184-2011982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/12138/pdfCopyright (c) 2018 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanotto, Mara SophiaTavares dos Santos, Marivan2018-11-29T18:46:37Zoai:ojs.online.unisc.br:article/12138Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2018-11-29T18:46:37Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes
Construindo uma prática dialógica de letramento: emergências de processos inferenciais e argumentativos
title Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes
spellingShingle Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes
Zanotto, Mara Sophia
Leitura
Letramento
Pensar Alto em Grupo
Dialogismo
Linguagem figurada. Leitura
Pensar A
Reading. Literacy. Group Think-Aloud. Dialogism. Figurative Language
title_short Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes
title_full Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes
title_fullStr Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes
title_full_unstemmed Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes
title_sort Construction of a dialogical literacy practice: the emerging of inferential and argumentative processes
author Zanotto, Mara Sophia
author_facet Zanotto, Mara Sophia
Tavares dos Santos, Marivan
author_role author
author2 Tavares dos Santos, Marivan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotto, Mara Sophia
Tavares dos Santos, Marivan
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento
Pensar Alto em Grupo
Dialogismo
Linguagem figurada. Leitura
Pensar A
Reading. Literacy. Group Think-Aloud. Dialogism. Figurative Language
topic Leitura
Letramento
Pensar Alto em Grupo
Dialogismo
Linguagem figurada. Leitura
Pensar A
Reading. Literacy. Group Think-Aloud. Dialogism. Figurative Language
description The aim of this article is to discuss the inferential and argumentative processes which have emerged during a dialogical and collaborative practice of group reading, denominated Group Think-Aloud (GTA). The research questions are to investigate: a) how the meanings of a tale have been constructed by a group of university students? and b) which argumentative and inferential processes have occurred in the collective reasoning during the interpretation of the tale? This is a qualitative–interpretive investigation, in which data have been generated by a practice of Group Think-Aloud, in which participants were the researcher and six university students. The theoretical framework for the data analysis is composed by theories on argumentation and on the comprehension of figurative language. Results revealed that the GTA reading practice allowed the construction of multiple interpretations based on different inferential and argumentative resources.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/12138
10.17058/signo.v43i77.12138
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/12138
identifier_str_mv 10.17058/signo.v43i77.12138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/12138/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 43 n. 77 (2018); 184-201
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218791612776448