A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of Tutameia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/8977 |
Resumo: | A brief reflection upon the prefaces of Tutameia, one of the few moments in which Guimarães Rosa talks about his ars poetica. A discussion of some of the main aspects of his aesthetic conception, such as the opposition between “estória” and “história” and the notion of inner coherence in the work of art, the creation and use of neologisms, the relationship between the work and the world of its author, and the problems of aesthetic creation. |
id |
UNISC-3_18d6994535bb8a603a58cd3de839b90f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/8977 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of TutameiaUma Ars Poetica Condensada: notas sobre os Prefácios de TutameiaGuimarães RosapoeticsTutameia.Guimarães Rosaars poeticaTutameia.A brief reflection upon the prefaces of Tutameia, one of the few moments in which Guimarães Rosa talks about his ars poetica. A discussion of some of the main aspects of his aesthetic conception, such as the opposition between “estória” and “história” and the notion of inner coherence in the work of art, the creation and use of neologisms, the relationship between the work and the world of its author, and the problems of aesthetic creation.Recatado e introvertido, avesso a expor-se publicamente, raras foram as vezes em que Guimarães Rosa concedeu entrevistas ou falou sobre sua vida e obra, como por exemplo nas famosas entrevistas que lhe fizeram Günter Lorenz e Fernando Camacho, ou nos depoimentos resultantes de conversas fortuitas que com ele tiveram Renard Perez e Emir Rodríguez Monegal. No entanto, em seu último livro publicado em vida – Tutameia – o autor, dividindo-o em quatro partes, fez preceder cada uma delas de um prefácio que, juntos, têm sido frquentemente considerados pela crítica como uma espécie de ars poetica, em que apresenta e discute alguns dos aspectos mais relevantes de sua concepção estética: a oposição entre “estória” e “história” e a noção de coerência interna da obra de arte, a criação de neologismos, a relação entre a obra e o mundo do autor, e os problemas da criação estética. Este livro, cujo título significa, de acordo com o próprio Rosa, “nonada, baga, ninha, inânias, ossos-de-borboleta, quiquiriqui, tuta-e-meia, mexinflório, chorumela, nica, quase-nada; mea omnia”, é uma coleção de contos bastante curtos (a maioria deles de três a quatro páginas), que constituem talvez a sua maior realização em termos de depuração do estilo. Com o intuito de explorar um pouco mais “esse mar de territórios”, na expressão do próprio autor, contido nos prefácios, optamos por revisitá-los neste texto, detendo-nos separadamente em cada um deles.Edunisc2017-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/897710.17058/signo.v42i74.8977Signo; v. 42 n. 74 (2017); 31-361982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/8977/pdfCopyright (c) 2017 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Eduardo2018-07-24T19:10:13Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8977Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2018-07-24T19:10:13Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of Tutameia Uma Ars Poetica Condensada: notas sobre os Prefácios de Tutameia |
title |
A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of Tutameia |
spellingShingle |
A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of Tutameia Coutinho, Eduardo Guimarães Rosa poetics Tutameia. Guimarães Rosa ars poetica Tutameia. |
title_short |
A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of Tutameia |
title_full |
A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of Tutameia |
title_fullStr |
A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of Tutameia |
title_full_unstemmed |
A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of Tutameia |
title_sort |
A Condensed Ars Poetica: notes on the Prefaces of Tutameia |
author |
Coutinho, Eduardo |
author_facet |
Coutinho, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guimarães Rosa poetics Tutameia. Guimarães Rosa ars poetica Tutameia. |
topic |
Guimarães Rosa poetics Tutameia. Guimarães Rosa ars poetica Tutameia. |
description |
A brief reflection upon the prefaces of Tutameia, one of the few moments in which Guimarães Rosa talks about his ars poetica. A discussion of some of the main aspects of his aesthetic conception, such as the opposition between “estória” and “história” and the notion of inner coherence in the work of art, the creation and use of neologisms, the relationship between the work and the world of its author, and the problems of aesthetic creation. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/8977 10.17058/signo.v42i74.8977 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/8977 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v42i74.8977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/8977/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 42 n. 74 (2017); 31-36 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218790876676096 |