No Ordinary Love: O papel do receptor na midialidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/18855 |
Resumo: | Este artigo discute a relação tríade produtor/mídia/receptor desde o ponto de vista dos estudos da intermidialidade. Para isso, apresenta, em um primeiro momento, considerações sobre a produção e recepção de produtos compostos unicamente de linguagem verbal nos estudos sobre a leitura. A hipótese é de que configurações midiáticas compostas de diferentes modais solicitam de um multireceptor uma ativação sofisticada de diferentes processos cognitivos no momento da midialidade. O artigo é ilustrado pela análise das dinâmicas de produção e recepção de obras visuais, nomeadamente pinturas de Édouard Manet e Salman Toor. A referência teórica sobre a leitura se ancora em Vincent Jouve (2002), Wolfgang Iser (1996), Umberto Eco (1984, 2018); para os estudos da intermidialidade Claude Paul (2015), Irina Rajewsky (2012), Lars Elleström (2017, 2019, 2021) |
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No Ordinary Love: O papel do receptor na midialidadeIntermedialityMedialityProducerReceiverMediaNo Ordinary LoveIntermidialidadeMidialidadeProdutorReceptorMídiaNo Ordinary LoveEste artigo discute a relação tríade produtor/mídia/receptor desde o ponto de vista dos estudos da intermidialidade. Para isso, apresenta, em um primeiro momento, considerações sobre a produção e recepção de produtos compostos unicamente de linguagem verbal nos estudos sobre a leitura. A hipótese é de que configurações midiáticas compostas de diferentes modais solicitam de um multireceptor uma ativação sofisticada de diferentes processos cognitivos no momento da midialidade. O artigo é ilustrado pela análise das dinâmicas de produção e recepção de obras visuais, nomeadamente pinturas de Édouard Manet e Salman Toor. A referência teórica sobre a leitura se ancora em Vincent Jouve (2002), Wolfgang Iser (1996), Umberto Eco (1984, 2018); para os estudos da intermidialidade Claude Paul (2015), Irina Rajewsky (2012), Lars Elleström (2017, 2019, 2021)Edunisc2024-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1885510.17058/signo.v49i94.18855Signo; v. 49 n. 94 (2024): Leitura comparada das mídias; 23-341982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/18855/11315Copyright (c) 2023 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamazzina-Ghirardi, Ana Luiza2024-02-16T14:52:02Zoai:ojs.online.unisc.br:article/18855Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2024-02-16T14:52:02Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
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Este artigo discute a relação tríade produtor/mídia/receptor desde o ponto de vista dos estudos da intermidialidade. Para isso, apresenta, em um primeiro momento, considerações sobre a produção e recepção de produtos compostos unicamente de linguagem verbal nos estudos sobre a leitura. A hipótese é de que configurações midiáticas compostas de diferentes modais solicitam de um multireceptor uma ativação sofisticada de diferentes processos cognitivos no momento da midialidade. O artigo é ilustrado pela análise das dinâmicas de produção e recepção de obras visuais, nomeadamente pinturas de Édouard Manet e Salman Toor. A referência teórica sobre a leitura se ancora em Vincent Jouve (2002), Wolfgang Iser (1996), Umberto Eco (1984, 2018); para os estudos da intermidialidade Claude Paul (2015), Irina Rajewsky (2012), Lars Elleström (2017, 2019, 2021) |
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