Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riche, Rosa Maria Cuba
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959
Resumo: Como e por que trabalhar poesia na sala de aula é o que se pretende abordar neste trabalho. A sensibilização para a linguagem poética, suas características estruturais e um pequeno repertório teórico que sustenta a reflexão sobre o fazer poético vem sendo trabalhado ao longo da atividade acadêmica em forma de Oficinas de Leitura e Produção. Os grupos que vivenciaram a metodologia dessas oficinas são estudantes do Ensino Fundamental I e II, estagiários de Letras do Instituto de Aplicação da UERJ, profissionais de diferentes áreas da disciplina Oficina de Poesia do curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da UFF, além de professores que frequentaram minicursos em congressos da área. As oficinas de poesia têm se mostrado eficazes como possibilidade de aproximar do gênero lírico diferentes tipos e faixas etárias de leitores, permitindo-lhes manipular o estrato linguístico de forma criativa e, principalmente em relação aos professores da educação básica, vivenciar atividades que podem enriquecer a prática docente. Os resultados dessas oficinas podem ser mensurados pelo maior interesse dos estudantes em ler, compreender e produzir poemas e a participação entusiasmada dos professores que inseriram a metodologia da oficina em suas práticas docentes. O repertório ficcional é amplo e varia de acordo com o público participante e a experiência do leitor. Já o repertório teórico apoia-se principalmente em: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) dentre outros. Abstract This paper intends to address how and why to work with poetry in the classroom. Awareness of poetic language, its structural characteristic and a brief theoretical framework that give support to reflections on ways of doing poetry has been worked on throughout academic activity in the form of Reading and Production Workshops. Groups that have experienced the methodology of those workshops comprise students from primary and middle schools and undergraduate students of the Lyrics Course in the Institute of Application at UERJ as well as professionals from different areas of knowledge in the subject Poetry Workshop from the specialization course in Children and Youth Literature and teachers who attended mini courses in congress in the area. The poetry workshops have proved to be effective as a possibility to bring different types and age groups of readers closer to the lyric genre, allowing them to manipulate the linguistic stratum in a creative way, especially basic education teachers, who have the chance to experience activities that can improve teaching practice. The results of these workshops can be measured by students' greater interest in reading, understanding and producing poems and the enthusiastic participation of the teachers who adopted the workshop methodology in their teaching practices. The fictional repertoire is broad and varies according to the participating audience and reader's experience. The theoretical framework is based mainly on: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) among others.
id UNISC-3_40faa661e29f67c463f241c79965d1d5
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14959
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criaçãoPalavras-chaveOficina. Leitura. Produção textual. Poesia.KeywordsWorkshop. Reading. Text Production. PoetryComo e por que trabalhar poesia na sala de aula é o que se pretende abordar neste trabalho. A sensibilização para a linguagem poética, suas características estruturais e um pequeno repertório teórico que sustenta a reflexão sobre o fazer poético vem sendo trabalhado ao longo da atividade acadêmica em forma de Oficinas de Leitura e Produção. Os grupos que vivenciaram a metodologia dessas oficinas são estudantes do Ensino Fundamental I e II, estagiários de Letras do Instituto de Aplicação da UERJ, profissionais de diferentes áreas da disciplina Oficina de Poesia do curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da UFF, além de professores que frequentaram minicursos em congressos da área. As oficinas de poesia têm se mostrado eficazes como possibilidade de aproximar do gênero lírico diferentes tipos e faixas etárias de leitores, permitindo-lhes manipular o estrato linguístico de forma criativa e, principalmente em relação aos professores da educação básica, vivenciar atividades que podem enriquecer a prática docente. Os resultados dessas oficinas podem ser mensurados pelo maior interesse dos estudantes em ler, compreender e produzir poemas e a participação entusiasmada dos professores que inseriram a metodologia da oficina em suas práticas docentes. O repertório ficcional é amplo e varia de acordo com o público participante e a experiência do leitor. Já o repertório teórico apoia-se principalmente em: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) dentre outros. Abstract This paper intends to address how and why to work with poetry in the classroom. Awareness of poetic language, its structural characteristic and a brief theoretical framework that give support to reflections on ways of doing poetry has been worked on throughout academic activity in the form of Reading and Production Workshops. Groups that have experienced the methodology of those workshops comprise students from primary and middle schools and undergraduate students of the Lyrics Course in the Institute of Application at UERJ as well as professionals from different areas of knowledge in the subject Poetry Workshop from the specialization course in Children and Youth Literature and teachers who attended mini courses in congress in the area. The poetry workshops have proved to be effective as a possibility to bring different types and age groups of readers closer to the lyric genre, allowing them to manipulate the linguistic stratum in a creative way, especially basic education teachers, who have the chance to experience activities that can improve teaching practice. The results of these workshops can be measured by students' greater interest in reading, understanding and producing poems and the enthusiastic participation of the teachers who adopted the workshop methodology in their teaching practices. The fictional repertoire is broad and varies according to the participating audience and reader's experience. The theoretical framework is based mainly on: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) among others.Edunisc2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1495910.17058/signo.v45i83.14959Signo; v. 45 n. 83 (2020): O vigor da linguagem na poesia infantil e juvenil; 100-1101982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiche, Rosa Maria Cuba2023-09-01T16:37:44Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14959Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2023-09-01T16:37:44Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação
title Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação
spellingShingle Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação
Riche, Rosa Maria Cuba
Palavras-chave
Oficina. Leitura. Produção textual. Poesia.Keywords
Workshop. Reading. Text Production. Poetry
title_short Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação
title_full Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação
title_fullStr Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação
title_full_unstemmed Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação
title_sort Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação
author Riche, Rosa Maria Cuba
author_facet Riche, Rosa Maria Cuba
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riche, Rosa Maria Cuba
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Oficina. Leitura. Produção textual. Poesia.Keywords
Workshop. Reading. Text Production. Poetry
topic Palavras-chave
Oficina. Leitura. Produção textual. Poesia.Keywords
Workshop. Reading. Text Production. Poetry
description Como e por que trabalhar poesia na sala de aula é o que se pretende abordar neste trabalho. A sensibilização para a linguagem poética, suas características estruturais e um pequeno repertório teórico que sustenta a reflexão sobre o fazer poético vem sendo trabalhado ao longo da atividade acadêmica em forma de Oficinas de Leitura e Produção. Os grupos que vivenciaram a metodologia dessas oficinas são estudantes do Ensino Fundamental I e II, estagiários de Letras do Instituto de Aplicação da UERJ, profissionais de diferentes áreas da disciplina Oficina de Poesia do curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da UFF, além de professores que frequentaram minicursos em congressos da área. As oficinas de poesia têm se mostrado eficazes como possibilidade de aproximar do gênero lírico diferentes tipos e faixas etárias de leitores, permitindo-lhes manipular o estrato linguístico de forma criativa e, principalmente em relação aos professores da educação básica, vivenciar atividades que podem enriquecer a prática docente. Os resultados dessas oficinas podem ser mensurados pelo maior interesse dos estudantes em ler, compreender e produzir poemas e a participação entusiasmada dos professores que inseriram a metodologia da oficina em suas práticas docentes. O repertório ficcional é amplo e varia de acordo com o público participante e a experiência do leitor. Já o repertório teórico apoia-se principalmente em: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) dentre outros. Abstract This paper intends to address how and why to work with poetry in the classroom. Awareness of poetic language, its structural characteristic and a brief theoretical framework that give support to reflections on ways of doing poetry has been worked on throughout academic activity in the form of Reading and Production Workshops. Groups that have experienced the methodology of those workshops comprise students from primary and middle schools and undergraduate students of the Lyrics Course in the Institute of Application at UERJ as well as professionals from different areas of knowledge in the subject Poetry Workshop from the specialization course in Children and Youth Literature and teachers who attended mini courses in congress in the area. The poetry workshops have proved to be effective as a possibility to bring different types and age groups of readers closer to the lyric genre, allowing them to manipulate the linguistic stratum in a creative way, especially basic education teachers, who have the chance to experience activities that can improve teaching practice. The results of these workshops can be measured by students' greater interest in reading, understanding and producing poems and the enthusiastic participation of the teachers who adopted the workshop methodology in their teaching practices. The fictional repertoire is broad and varies according to the participating audience and reader's experience. The theoretical framework is based mainly on: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) among others.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959
10.17058/signo.v45i83.14959
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959
identifier_str_mv 10.17058/signo.v45i83.14959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 45 n. 83 (2020): O vigor da linguagem na poesia infantil e juvenil; 100-110
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792390819840