Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959 |
Resumo: | Como e por que trabalhar poesia na sala de aula é o que se pretende abordar neste trabalho. A sensibilização para a linguagem poética, suas características estruturais e um pequeno repertório teórico que sustenta a reflexão sobre o fazer poético vem sendo trabalhado ao longo da atividade acadêmica em forma de Oficinas de Leitura e Produção. Os grupos que vivenciaram a metodologia dessas oficinas são estudantes do Ensino Fundamental I e II, estagiários de Letras do Instituto de Aplicação da UERJ, profissionais de diferentes áreas da disciplina Oficina de Poesia do curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da UFF, além de professores que frequentaram minicursos em congressos da área. As oficinas de poesia têm se mostrado eficazes como possibilidade de aproximar do gênero lírico diferentes tipos e faixas etárias de leitores, permitindo-lhes manipular o estrato linguístico de forma criativa e, principalmente em relação aos professores da educação básica, vivenciar atividades que podem enriquecer a prática docente. Os resultados dessas oficinas podem ser mensurados pelo maior interesse dos estudantes em ler, compreender e produzir poemas e a participação entusiasmada dos professores que inseriram a metodologia da oficina em suas práticas docentes. O repertório ficcional é amplo e varia de acordo com o público participante e a experiência do leitor. Já o repertório teórico apoia-se principalmente em: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) dentre outros. Abstract This paper intends to address how and why to work with poetry in the classroom. Awareness of poetic language, its structural characteristic and a brief theoretical framework that give support to reflections on ways of doing poetry has been worked on throughout academic activity in the form of Reading and Production Workshops. Groups that have experienced the methodology of those workshops comprise students from primary and middle schools and undergraduate students of the Lyrics Course in the Institute of Application at UERJ as well as professionals from different areas of knowledge in the subject Poetry Workshop from the specialization course in Children and Youth Literature and teachers who attended mini courses in congress in the area. The poetry workshops have proved to be effective as a possibility to bring different types and age groups of readers closer to the lyric genre, allowing them to manipulate the linguistic stratum in a creative way, especially basic education teachers, who have the chance to experience activities that can improve teaching practice. The results of these workshops can be measured by students' greater interest in reading, understanding and producing poems and the enthusiastic participation of the teachers who adopted the workshop methodology in their teaching practices. The fictional repertoire is broad and varies according to the participating audience and reader's experience. The theoretical framework is based mainly on: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) among others. |
id |
UNISC-3_40faa661e29f67c463f241c79965d1d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/14959 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criaçãoPalavras-chaveOficina. Leitura. Produção textual. Poesia.KeywordsWorkshop. Reading. Text Production. PoetryComo e por que trabalhar poesia na sala de aula é o que se pretende abordar neste trabalho. A sensibilização para a linguagem poética, suas características estruturais e um pequeno repertório teórico que sustenta a reflexão sobre o fazer poético vem sendo trabalhado ao longo da atividade acadêmica em forma de Oficinas de Leitura e Produção. Os grupos que vivenciaram a metodologia dessas oficinas são estudantes do Ensino Fundamental I e II, estagiários de Letras do Instituto de Aplicação da UERJ, profissionais de diferentes áreas da disciplina Oficina de Poesia do curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da UFF, além de professores que frequentaram minicursos em congressos da área. As oficinas de poesia têm se mostrado eficazes como possibilidade de aproximar do gênero lírico diferentes tipos e faixas etárias de leitores, permitindo-lhes manipular o estrato linguístico de forma criativa e, principalmente em relação aos professores da educação básica, vivenciar atividades que podem enriquecer a prática docente. Os resultados dessas oficinas podem ser mensurados pelo maior interesse dos estudantes em ler, compreender e produzir poemas e a participação entusiasmada dos professores que inseriram a metodologia da oficina em suas práticas docentes. O repertório ficcional é amplo e varia de acordo com o público participante e a experiência do leitor. Já o repertório teórico apoia-se principalmente em: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) dentre outros. Abstract This paper intends to address how and why to work with poetry in the classroom. Awareness of poetic language, its structural characteristic and a brief theoretical framework that give support to reflections on ways of doing poetry has been worked on throughout academic activity in the form of Reading and Production Workshops. Groups that have experienced the methodology of those workshops comprise students from primary and middle schools and undergraduate students of the Lyrics Course in the Institute of Application at UERJ as well as professionals from different areas of knowledge in the subject Poetry Workshop from the specialization course in Children and Youth Literature and teachers who attended mini courses in congress in the area. The poetry workshops have proved to be effective as a possibility to bring different types and age groups of readers closer to the lyric genre, allowing them to manipulate the linguistic stratum in a creative way, especially basic education teachers, who have the chance to experience activities that can improve teaching practice. The results of these workshops can be measured by students' greater interest in reading, understanding and producing poems and the enthusiastic participation of the teachers who adopted the workshop methodology in their teaching practices. The fictional repertoire is broad and varies according to the participating audience and reader's experience. The theoretical framework is based mainly on: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) among others.Edunisc2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1495910.17058/signo.v45i83.14959Signo; v. 45 n. 83 (2020): O vigor da linguagem na poesia infantil e juvenil; 100-1101982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiche, Rosa Maria Cuba2023-09-01T16:37:44Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14959Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2023-09-01T16:37:44Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação |
title |
Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação |
spellingShingle |
Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação Riche, Rosa Maria Cuba Palavras-chave Oficina. Leitura. Produção textual. Poesia.Keywords Workshop. Reading. Text Production. Poetry |
title_short |
Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação |
title_full |
Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação |
title_fullStr |
Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação |
title_full_unstemmed |
Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação |
title_sort |
Nas malhas da poesia: oficina de leitura e criação |
author |
Riche, Rosa Maria Cuba |
author_facet |
Riche, Rosa Maria Cuba |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riche, Rosa Maria Cuba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave Oficina. Leitura. Produção textual. Poesia.Keywords Workshop. Reading. Text Production. Poetry |
topic |
Palavras-chave Oficina. Leitura. Produção textual. Poesia.Keywords Workshop. Reading. Text Production. Poetry |
description |
Como e por que trabalhar poesia na sala de aula é o que se pretende abordar neste trabalho. A sensibilização para a linguagem poética, suas características estruturais e um pequeno repertório teórico que sustenta a reflexão sobre o fazer poético vem sendo trabalhado ao longo da atividade acadêmica em forma de Oficinas de Leitura e Produção. Os grupos que vivenciaram a metodologia dessas oficinas são estudantes do Ensino Fundamental I e II, estagiários de Letras do Instituto de Aplicação da UERJ, profissionais de diferentes áreas da disciplina Oficina de Poesia do curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da UFF, além de professores que frequentaram minicursos em congressos da área. As oficinas de poesia têm se mostrado eficazes como possibilidade de aproximar do gênero lírico diferentes tipos e faixas etárias de leitores, permitindo-lhes manipular o estrato linguístico de forma criativa e, principalmente em relação aos professores da educação básica, vivenciar atividades que podem enriquecer a prática docente. Os resultados dessas oficinas podem ser mensurados pelo maior interesse dos estudantes em ler, compreender e produzir poemas e a participação entusiasmada dos professores que inseriram a metodologia da oficina em suas práticas docentes. O repertório ficcional é amplo e varia de acordo com o público participante e a experiência do leitor. Já o repertório teórico apoia-se principalmente em: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) dentre outros. Abstract This paper intends to address how and why to work with poetry in the classroom. Awareness of poetic language, its structural characteristic and a brief theoretical framework that give support to reflections on ways of doing poetry has been worked on throughout academic activity in the form of Reading and Production Workshops. Groups that have experienced the methodology of those workshops comprise students from primary and middle schools and undergraduate students of the Lyrics Course in the Institute of Application at UERJ as well as professionals from different areas of knowledge in the subject Poetry Workshop from the specialization course in Children and Youth Literature and teachers who attended mini courses in congress in the area. The poetry workshops have proved to be effective as a possibility to bring different types and age groups of readers closer to the lyric genre, allowing them to manipulate the linguistic stratum in a creative way, especially basic education teachers, who have the chance to experience activities that can improve teaching practice. The results of these workshops can be measured by students' greater interest in reading, understanding and producing poems and the enthusiastic participation of the teachers who adopted the workshop methodology in their teaching practices. The fictional repertoire is broad and varies according to the participating audience and reader's experience. The theoretical framework is based mainly on: CANDIDO (1986; 1989; 2004); CÍCERO (2007); SOARES (1989); CARA (1986); MORICONI (2002); MOISÉS (2012); SECCHIN (2018) among others. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959 10.17058/signo.v45i83.14959 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v45i83.14959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14959/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 45 n. 83 (2020): O vigor da linguagem na poesia infantil e juvenil; 100-110 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792390819840 |