Intertextual relations in Beatriz Viégas-Faria’s poem “Posando”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosiene Almeida
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/79
Resumo: The present study analyses Beatriz Viégas-Faria’s poem “Posando”, in her book called: Pampa pernambucano: poesia, imagens, e-mails. It starts analyzing the intertextual and interartistic relations to understand the author’s creative process. The poem (as the whole book) has singular characteristics for several reasons, mainly because of the comparative nature and Beatriz Viégas-Faria’s passion by Gil Vicente’s pictorial works. The analysis of the poem presupposes that the confluences enlarge the significances to the reader, and reveals that Beatriz Viégas-Faria’s strategy of the form results in a poem-metaphor about writing using intertextual and Interdisciplinary relations.
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spelling Intertextual relations in Beatriz Viégas-Faria’s poem “Posando”As relações intertextuais no poema “Posando”, de Beatriz Viégas-FariaintertextualidadeinterdisciplinaridadepoesiaLiteratura ComparadaBeatriz Viégas-Faria.The present study analyses Beatriz Viégas-Faria’s poem “Posando”, in her book called: Pampa pernambucano: poesia, imagens, e-mails. It starts analyzing the intertextual and interartistic relations to understand the author’s creative process. The poem (as the whole book) has singular characteristics for several reasons, mainly because of the comparative nature and Beatriz Viégas-Faria’s passion by Gil Vicente’s pictorial works. The analysis of the poem presupposes that the confluences enlarge the significances to the reader, and reveals that Beatriz Viégas-Faria’s strategy of the form results in a poem-metaphor about writing using intertextual and Interdisciplinary relations.O presente trabalho propõe uma leitura do poema “Posando”, do livro Pampa pernambucano: poesia, imagens, e-mails, de Beatriz Viégas-Faria, a partir da identificação e análise das relações intertextuais e interartísticas, através das presenças confessas (pintura A cega, de Gil Vicente) e inconfessas, a fim de se desvelar o processo criativo da autora. Esse trabalho tem como aporte as teorias do filósofo francês Gaston Bachelard e de pressupostos relativos à Literatura Comparada. O poema (assim como o livro como um todo) tem um caráter singular por vários motivos, dentre eles poderíamos destacar sua natureza indubitavelmente comparatista e o declarado encantamento pela obra pictórica do pintor Gil Vicente, a qual constitui-se como principal elemento de confluência. A análise do poema pressupõe que as confluências confessas e inconfessas difratam, ampliam os significados para o leitor, assim como revela que a estratégia da forma de Beatriz Viégas-Faria resulta em um texto poético que consiste em uma metáfora do ofício de escrever valendo-se de relações intertextuais e interdisciplinares.Edunisc2007-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7910.17058/signo.v32i53.79Signo; v. 32 n. 53 (2007); 205-2151982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/79/188Souza, Rosiene Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-26T18:13:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/79Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2018-07-26T18:13:51Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
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