Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476 |
Resumo: | The goal of this article is to contribute to the agenda of Applied Linguistic when it comes to the use of the Internet as a virtual learning environment for the process of distance learning; environments which are generated from learning management systems. We begin our text with a brief literature review trying to define the term “virtual learning environment” in the scope of distance learning. We observe the students’ interfaces available from three learning management system platforms, after a brief description of each of them. Then, we name some of the similarities and differences in the categories we have selected for our analysis. We present the analysis of the characteristics in which the platforms are similar and the ones in which they differ. Finally, we review the definition we have proposed for the term “virtual learning environment” and reflect if the three platforms match our initial premises. |
id |
UNISC-3_9aeda5ed981f4b7f53ace1bc9d2462f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/476 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distânciaambientes virtuais de aprendizagem – usabilidade – linguagem e tecnologia – educação a distânciaThe goal of this article is to contribute to the agenda of Applied Linguistic when it comes to the use of the Internet as a virtual learning environment for the process of distance learning; environments which are generated from learning management systems. We begin our text with a brief literature review trying to define the term “virtual learning environment” in the scope of distance learning. We observe the students’ interfaces available from three learning management system platforms, after a brief description of each of them. Then, we name some of the similarities and differences in the categories we have selected for our analysis. We present the analysis of the characteristics in which the platforms are similar and the ones in which they differ. Finally, we review the definition we have proposed for the term “virtual learning environment” and reflect if the three platforms match our initial premises.Este artigo visa contribuir para a agenda da Lingüística Aplicada no que se refere a utilização da Internet como ambiente virtual de aprendizagem para o processo de educação a distância; ambientes que são gerados a partir de sistemas de gerenciamento de cursos. Iniciamos nosso artigo com uma breve revisão de literatura buscando definir o termo “ambiente virtual de aprendizagem” no recorte da educação a distância. Observamos as interfaces do aprendiz disponibilizadas por três sistemas geradores de ambientes virtuais de aprendizagem, após uma breve descrição de cada um desses. Na seqüência, nomeamos algumas convergências e divergências nos quesitos que selecionamos para nossa análise. Apresentamos as análises das características em que as plataformas se assemelham e nas quais se diferenciam. Finalizamos o artigo revendo a definição que propomos para tais ambientes, refletindo se as três plataformas referendam o que tínhamos como pressuposto.Edunisc2008-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/47610.17058/signo.v33i55.476Signo; v. 33 n. 55 (2008); 117-1381982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476/505Souza, Valeska Virgínia Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-26T18:09:33Zoai:ojs.online.unisc.br:article/476Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2018-07-26T18:09:33Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância |
title |
Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância |
spellingShingle |
Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância Souza, Valeska Virgínia Soares ambientes virtuais de aprendizagem – usabilidade – linguagem e tecnologia – educação a distância |
title_short |
Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância |
title_full |
Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância |
title_fullStr |
Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância |
title_full_unstemmed |
Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância |
title_sort |
Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância |
author |
Souza, Valeska Virgínia Soares |
author_facet |
Souza, Valeska Virgínia Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Valeska Virgínia Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ambientes virtuais de aprendizagem – usabilidade – linguagem e tecnologia – educação a distância |
topic |
ambientes virtuais de aprendizagem – usabilidade – linguagem e tecnologia – educação a distância |
description |
The goal of this article is to contribute to the agenda of Applied Linguistic when it comes to the use of the Internet as a virtual learning environment for the process of distance learning; environments which are generated from learning management systems. We begin our text with a brief literature review trying to define the term “virtual learning environment” in the scope of distance learning. We observe the students’ interfaces available from three learning management system platforms, after a brief description of each of them. Then, we name some of the similarities and differences in the categories we have selected for our analysis. We present the analysis of the characteristics in which the platforms are similar and the ones in which they differ. Finally, we review the definition we have proposed for the term “virtual learning environment” and reflect if the three platforms match our initial premises. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476 10.17058/signo.v33i55.476 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v33i55.476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476/505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 33 n. 55 (2008); 117-138 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218788305567745 |