Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Valeska Virgínia Soares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476
Resumo: The goal of this article is to contribute to the agenda of Applied Linguistic when it comes to the use of the Internet as a virtual learning environment for the process of distance learning; environments which are generated from learning management systems. We begin our text with a brief literature review trying to define the term “virtual learning environment” in the scope of distance learning. We observe the students’ interfaces available from three learning management system platforms, after a brief description of each of them. Then, we name some of the similarities and differences in the categories we have selected for our analysis. We present the analysis of the characteristics in which the platforms are similar and the ones in which they differ. Finally, we review the definition we have proposed for the term “virtual learning environment” and reflect if the three platforms match our initial premises.
id UNISC-3_9aeda5ed981f4b7f53ace1bc9d2462f5
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/476
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distânciaambientes virtuais de aprendizagem – usabilidade – linguagem e tecnologia – educação a distânciaThe goal of this article is to contribute to the agenda of Applied Linguistic when it comes to the use of the Internet as a virtual learning environment for the process of distance learning; environments which are generated from learning management systems. We begin our text with a brief literature review trying to define the term “virtual learning environment” in the scope of distance learning. We observe the students’ interfaces available from three learning management system platforms, after a brief description of each of them. Then, we name some of the similarities and differences in the categories we have selected for our analysis. We present the analysis of the characteristics in which the platforms are similar and the ones in which they differ. Finally, we review the definition we have proposed for the term “virtual learning environment” and reflect if the three platforms match our initial premises.Este artigo visa contribuir para a agenda da Lingüística Aplicada no que se refere a utilização da Internet como ambiente virtual de aprendizagem para o processo de educação a distância; ambientes que são gerados a partir de sistemas de gerenciamento de cursos. Iniciamos nosso artigo com uma breve revisão de literatura buscando definir o termo “ambiente virtual de aprendizagem” no recorte da educação a distância. Observamos as interfaces do aprendiz disponibilizadas por três sistemas geradores de ambientes virtuais de aprendizagem, após uma breve descrição de cada um desses. Na seqüência, nomeamos algumas convergências e divergências nos quesitos que selecionamos para nossa análise. Apresentamos as análises das características em que as plataformas se assemelham e nas quais se diferenciam. Finalizamos o artigo revendo a definição que propomos para tais ambientes, refletindo se as três plataformas referendam o que tínhamos como pressuposto.Edunisc2008-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/47610.17058/signo.v33i55.476Signo; v. 33 n. 55 (2008); 117-1381982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476/505Souza, Valeska Virgínia Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-26T18:09:33Zoai:ojs.online.unisc.br:article/476Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2018-07-26T18:09:33Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância
title Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância
spellingShingle Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância
Souza, Valeska Virgínia Soares
ambientes virtuais de aprendizagem – usabilidade – linguagem e tecnologia – educação a distância
title_short Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância
title_full Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância
title_fullStr Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância
title_full_unstemmed Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância
title_sort Ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de três sistemas geradores de ambientes para educação a distância
author Souza, Valeska Virgínia Soares
author_facet Souza, Valeska Virgínia Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Valeska Virgínia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv ambientes virtuais de aprendizagem – usabilidade – linguagem e tecnologia – educação a distância
topic ambientes virtuais de aprendizagem – usabilidade – linguagem e tecnologia – educação a distância
description The goal of this article is to contribute to the agenda of Applied Linguistic when it comes to the use of the Internet as a virtual learning environment for the process of distance learning; environments which are generated from learning management systems. We begin our text with a brief literature review trying to define the term “virtual learning environment” in the scope of distance learning. We observe the students’ interfaces available from three learning management system platforms, after a brief description of each of them. Then, we name some of the similarities and differences in the categories we have selected for our analysis. We present the analysis of the characteristics in which the platforms are similar and the ones in which they differ. Finally, we review the definition we have proposed for the term “virtual learning environment” and reflect if the three platforms match our initial premises.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476
10.17058/signo.v33i55.476
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476
identifier_str_mv 10.17058/signo.v33i55.476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/476/505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 33 n. 55 (2008); 117-138
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218788305567745