Interdisciplinary practices in education program at work health / health surveillance : contributions to the formation of pharmacist
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/4094 |
Resumo: | A realidade atual do panorama da saúde brasileira necessita de profissionais preparados para atuar com competência na área da saúde pública, e a formação desses profissionais críticos e construtores de práticas qualificadas de assistência à saúde, integra discursos e metas propostas por muitas instituições formadoras e demais envolvidos neste processo. Ainda que o ensino farmacêutico seja deficitário no campo da Saúde Coletiva, alguns acadêmicos têm iniciativas próprias que apontam para a construção de um perfil voltado às demandas do SUS, priorizando o aprendizado crítico e reflexivo, consolidando-se assim, características como autonomia, iniciativa, capacidade de resolução de problemas e criatividade. Neste contexto, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), constitui-se como proposta do governo federal para contribuir na modificação da formação dos profissionais de saúde, atendendo as necessidades de saúde do país e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade. Desta forma, o artigo tem como objetivo relatar as vivências de uma acadêmica do curso de graduação em Farmácia ao participar do projeto PET Saúde/Vigilância em Saúde, refletindo sobre a importância da interdisciplinaridade na formação acadêmica.O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, de ações desenvolvidas pelo projeto intitulado “Vigilância em saúde: um estudo com trabalhadores cadastrados e não cadastrados na Unidade Municipal de Referencia em Saúde do Trabalhador (UMREST) de Santa Cruz do Sul”. Tanto as atividades realizadas pelo projeto, como as possibilidades surgidas a partir dessas, reforçam o PET como fio condutor da integração ensino-serviço-comunidade e isso contribui de maneira crucial para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de Saúde do país. |
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Interdisciplinary practices in education program at work health / health surveillance : contributions to the formation of pharmacistPráticas interdisciplinares no programa de educação pelo trabalho para a saúde/vigilância em saúde: contribuições para a formação do profissional farmacêuticoA realidade atual do panorama da saúde brasileira necessita de profissionais preparados para atuar com competência na área da saúde pública, e a formação desses profissionais críticos e construtores de práticas qualificadas de assistência à saúde, integra discursos e metas propostas por muitas instituições formadoras e demais envolvidos neste processo. Ainda que o ensino farmacêutico seja deficitário no campo da Saúde Coletiva, alguns acadêmicos têm iniciativas próprias que apontam para a construção de um perfil voltado às demandas do SUS, priorizando o aprendizado crítico e reflexivo, consolidando-se assim, características como autonomia, iniciativa, capacidade de resolução de problemas e criatividade. Neste contexto, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), constitui-se como proposta do governo federal para contribuir na modificação da formação dos profissionais de saúde, atendendo as necessidades de saúde do país e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade. Desta forma, o artigo tem como objetivo relatar as vivências de uma acadêmica do curso de graduação em Farmácia ao participar do projeto PET Saúde/Vigilância em Saúde, refletindo sobre a importância da interdisciplinaridade na formação acadêmica.O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, de ações desenvolvidas pelo projeto intitulado “Vigilância em saúde: um estudo com trabalhadores cadastrados e não cadastrados na Unidade Municipal de Referencia em Saúde do Trabalhador (UMREST) de Santa Cruz do Sul”. Tanto as atividades realizadas pelo projeto, como as possibilidades surgidas a partir dessas, reforçam o PET como fio condutor da integração ensino-serviço-comunidade e isso contribui de maneira crucial para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de Saúde do país.Unisc2014-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/409410.17058/reci.v4i2.4094Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção; Vol. 4 No. 2 (2014); 176-179Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção; v. 4 n. 2 (2014); 176-1792238-3360reponame:Revista de Epidemiologia e Controle de Infecçãoinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/4094/3791Rosa, Karini daFrantz Krug, Suzane BeatrizLinhares Garcia, Edinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-21T12:57:07Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4094Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/indexONGhttp://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/oai||liapossuelo@unisc.br|| julia.kern@hotmail.com||reci.unisc@gmail.com2238-33602238-3360opendoar:2019-01-21T12:57:07Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
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