Pertussis in children: an integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogusuku, Caroline Suemi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chadi, Paula Fernandes, Oliveira, Rafaela Aparecida Prata de, Carvalho, Gabriela Correa, Corrêa, Ione
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/14291
Resumo: Justificativa e Objetivos: Apesar dos esforços despendidos pelo Programa Nacional de Imunizações, a coqueluche é um agravo que ainda gera grandes preocupações para a saúde pública. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever as evidências na literatura sobre coqueluche na infância que indicassem as práticas de assistência à saúde necessárias para sua prevenção, promoção e controle. Método: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, MedLine, PubMed, SciELO, Embase, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) utilizando os descritores Whooping Cough, Epidemiology, Vaccination. A revisão foi realizada em maio de 2020 e abrangeu a literatura disponível na íntegra, publicada em português, inglês ou espanhol, sem delimitação de ano. Resultados: Dentre os 1.248 artigos selecionados apenas nove foram analisados (a maioria norteamericana), dos quais 55% eram estudos realizados para prevenção de coqueluche. Quanto à autoria dos estudos, em 67% das publicações havia participação de um epidemiologista. Conclusão: Esta investigação mostra as evidências científicas sobre a coqueluche na infância, necessárias para prevenir, controlar, promover a assistência e definir o perfil epidemiológico desse agravo nessa população. Os resultados revelaram nível de evidência cinco, sugerindo que as pesquisas desenvolvidas na área não retratam fortes evidências.
id UNISC-4_7afb9e62f79005d6f88be2551c727d01
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14291
network_acronym_str UNISC-4
network_name_str Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção
repository_id_str
spelling Pertussis in children: an integrative reviewCoquelucheEpidemiologiaVacinaçãoJustificativa e Objetivos: Apesar dos esforços despendidos pelo Programa Nacional de Imunizações, a coqueluche é um agravo que ainda gera grandes preocupações para a saúde pública. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever as evidências na literatura sobre coqueluche na infância que indicassem as práticas de assistência à saúde necessárias para sua prevenção, promoção e controle. Método: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, MedLine, PubMed, SciELO, Embase, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) utilizando os descritores Whooping Cough, Epidemiology, Vaccination. A revisão foi realizada em maio de 2020 e abrangeu a literatura disponível na íntegra, publicada em português, inglês ou espanhol, sem delimitação de ano. Resultados: Dentre os 1.248 artigos selecionados apenas nove foram analisados (a maioria norteamericana), dos quais 55% eram estudos realizados para prevenção de coqueluche. Quanto à autoria dos estudos, em 67% das publicações havia participação de um epidemiologista. Conclusão: Esta investigação mostra as evidências científicas sobre a coqueluche na infância, necessárias para prevenir, controlar, promover a assistência e definir o perfil epidemiológico desse agravo nessa população. Os resultados revelaram nível de evidência cinco, sugerindo que as pesquisas desenvolvidas na área não retratam fortes evidências.Unisc2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/1429110.17058/jeic.v10i3.14291Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção; Vol. 10 No. 3 (2020)Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção; v. 10 n. 3 (2020)2238-3360reponame:Revista de Epidemiologia e Controle de Infecçãoinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCengporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/14291/9300https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/14291/9299Copyright (c) 2020 Caroline Suemi Ogusuku, Paula Fernandes Chadi, Rafaela Aparecida Prata de Oliveira, Gabriela Correa Carvalho, Ione Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessOgusuku, Caroline SuemiChadi, Paula FernandesOliveira, Rafaela Aparecida Prata deCarvalho, Gabriela CorreaCorrêa, Ione2022-08-08T12:58:04Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14291Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/indexONGhttp://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/oai||liapossuelo@unisc.br|| julia.kern@hotmail.com||reci.unisc@gmail.com2238-33602238-3360opendoar:2022-08-08T12:58:04Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pertussis in children: an integrative review
title Pertussis in children: an integrative review
spellingShingle Pertussis in children: an integrative review
Ogusuku, Caroline Suemi
Coqueluche
Epidemiologia
Vacinação
title_short Pertussis in children: an integrative review
title_full Pertussis in children: an integrative review
title_fullStr Pertussis in children: an integrative review
title_full_unstemmed Pertussis in children: an integrative review
title_sort Pertussis in children: an integrative review
author Ogusuku, Caroline Suemi
author_facet Ogusuku, Caroline Suemi
Chadi, Paula Fernandes
Oliveira, Rafaela Aparecida Prata de
Carvalho, Gabriela Correa
Corrêa, Ione
author_role author
author2 Chadi, Paula Fernandes
Oliveira, Rafaela Aparecida Prata de
Carvalho, Gabriela Correa
Corrêa, Ione
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogusuku, Caroline Suemi
Chadi, Paula Fernandes
Oliveira, Rafaela Aparecida Prata de
Carvalho, Gabriela Correa
Corrêa, Ione
dc.subject.por.fl_str_mv Coqueluche
Epidemiologia
Vacinação
topic Coqueluche
Epidemiologia
Vacinação
description Justificativa e Objetivos: Apesar dos esforços despendidos pelo Programa Nacional de Imunizações, a coqueluche é um agravo que ainda gera grandes preocupações para a saúde pública. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever as evidências na literatura sobre coqueluche na infância que indicassem as práticas de assistência à saúde necessárias para sua prevenção, promoção e controle. Método: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, MedLine, PubMed, SciELO, Embase, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) utilizando os descritores Whooping Cough, Epidemiology, Vaccination. A revisão foi realizada em maio de 2020 e abrangeu a literatura disponível na íntegra, publicada em português, inglês ou espanhol, sem delimitação de ano. Resultados: Dentre os 1.248 artigos selecionados apenas nove foram analisados (a maioria norteamericana), dos quais 55% eram estudos realizados para prevenção de coqueluche. Quanto à autoria dos estudos, em 67% das publicações havia participação de um epidemiologista. Conclusão: Esta investigação mostra as evidências científicas sobre a coqueluche na infância, necessárias para prevenir, controlar, promover a assistência e definir o perfil epidemiológico desse agravo nessa população. Os resultados revelaram nível de evidência cinco, sugerindo que as pesquisas desenvolvidas na área não retratam fortes evidências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/14291
10.17058/jeic.v10i3.14291
url https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/14291
identifier_str_mv 10.17058/jeic.v10i3.14291
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/14291/9300
https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/14291/9299
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção; Vol. 10 No. 3 (2020)
Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção; v. 10 n. 3 (2020)
2238-3360
reponame:Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção
collection Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção
repository.name.fl_str_mv Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||liapossuelo@unisc.br|| julia.kern@hotmail.com||reci.unisc@gmail.com
_version_ 1800218811772698624