ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wojciechowski, Ruan Cristian
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leite, Anderson, Sehnem, Simone, Bernardy, Rógis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos do CEPE
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/4875
Resumo: Este artigo contempla uma análise da concessão de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos pequenos produtores rurais vinculada aos elementos de sustentabilidade. Foram identificadas as linhas de crédito que possuem interface com a sustentabilidade, descrito como são concedidas e analisadas à luz da Teoria Institucional. O estudo consiste em uma pesquisa documental, cuja abordagem é descritiva, tendo enfoque qualitativo. Constatou-se que o BNDES contempla elementos sustentáveis na concessão de crédito a agricultores familiares, através das linhas de crédito Pronaf Agroecologia e Pronaf Eco para sistemas agroecológicos, sistemas orgânicos de produção, tecnologia de energia renovável, tecnologias ambientais, armazenamento hídrico, pequenos aproveitamentos hidroenergéticos e silvicultura, contribuindo com o desenvolvimento das atividades agrícolas e a conscientização socioambiental. Essas modalidades de concessão de crédito contribuem no processo de conscientização socioambiental, pois são economicamente mais viáveis. Resaltando que o acesso a esses recursos é previamente definido por critérios sustentáveis. Com a adoção da sustentabilidade corporativa no segmento bancário as instituições financeiras alcançam maior legitimidade e melhoria da imagem institucional perante a sociedade. Portanto, conclui-se que gradativamente essas práticas adotadas pelo banco se traduzem em aceitação por parte da população, comprovando a importância da legitimidade das organizações no meio que atuam.
id UNISC-5_236d86c59b3b3388fcd7f864db6b14b2
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/4875
network_acronym_str UNISC-5
network_name_str Estudos do CEPE
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADEEste artigo contempla uma análise da concessão de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos pequenos produtores rurais vinculada aos elementos de sustentabilidade. Foram identificadas as linhas de crédito que possuem interface com a sustentabilidade, descrito como são concedidas e analisadas à luz da Teoria Institucional. O estudo consiste em uma pesquisa documental, cuja abordagem é descritiva, tendo enfoque qualitativo. Constatou-se que o BNDES contempla elementos sustentáveis na concessão de crédito a agricultores familiares, através das linhas de crédito Pronaf Agroecologia e Pronaf Eco para sistemas agroecológicos, sistemas orgânicos de produção, tecnologia de energia renovável, tecnologias ambientais, armazenamento hídrico, pequenos aproveitamentos hidroenergéticos e silvicultura, contribuindo com o desenvolvimento das atividades agrícolas e a conscientização socioambiental. Essas modalidades de concessão de crédito contribuem no processo de conscientização socioambiental, pois são economicamente mais viáveis. Resaltando que o acesso a esses recursos é previamente definido por critérios sustentáveis. Com a adoção da sustentabilidade corporativa no segmento bancário as instituições financeiras alcançam maior legitimidade e melhoria da imagem institucional perante a sociedade. Portanto, conclui-se que gradativamente essas práticas adotadas pelo banco se traduzem em aceitação por parte da população, comprovando a importância da legitimidade das organizações no meio que atuam.Universidade de Santa Cruz do Sul2014-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/487510.17058/cepe.v0i40.4875Estudos do CEPE; Nº 40 - Julho/Dezembro 2014; 137-1671982-6729reponame:Estudos do CEPEinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/4875/3668Wojciechowski, Ruan CristianLeite, AndersonSehnem, SimoneBernardy, Rógisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:01:26Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4875Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepePUBhttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/oaianadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com1982-67291413-4128opendoar:2024-05-27T15:01:26Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADE
title ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADE
spellingShingle ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADE
Wojciechowski, Ruan Cristian
title_short ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADE
title_full ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADE
title_fullStr ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADE
title_full_unstemmed ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADE
title_sort ANÁLISE DA CONCESSÃO DE CRÉDITO RURAL PELO BNDES VINCULADO AOS ELEMENTOS DE SUSTENTABILIDADE
author Wojciechowski, Ruan Cristian
author_facet Wojciechowski, Ruan Cristian
Leite, Anderson
Sehnem, Simone
Bernardy, Rógis
author_role author
author2 Leite, Anderson
Sehnem, Simone
Bernardy, Rógis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wojciechowski, Ruan Cristian
Leite, Anderson
Sehnem, Simone
Bernardy, Rógis
description Este artigo contempla uma análise da concessão de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos pequenos produtores rurais vinculada aos elementos de sustentabilidade. Foram identificadas as linhas de crédito que possuem interface com a sustentabilidade, descrito como são concedidas e analisadas à luz da Teoria Institucional. O estudo consiste em uma pesquisa documental, cuja abordagem é descritiva, tendo enfoque qualitativo. Constatou-se que o BNDES contempla elementos sustentáveis na concessão de crédito a agricultores familiares, através das linhas de crédito Pronaf Agroecologia e Pronaf Eco para sistemas agroecológicos, sistemas orgânicos de produção, tecnologia de energia renovável, tecnologias ambientais, armazenamento hídrico, pequenos aproveitamentos hidroenergéticos e silvicultura, contribuindo com o desenvolvimento das atividades agrícolas e a conscientização socioambiental. Essas modalidades de concessão de crédito contribuem no processo de conscientização socioambiental, pois são economicamente mais viáveis. Resaltando que o acesso a esses recursos é previamente definido por critérios sustentáveis. Com a adoção da sustentabilidade corporativa no segmento bancário as instituições financeiras alcançam maior legitimidade e melhoria da imagem institucional perante a sociedade. Portanto, conclui-se que gradativamente essas práticas adotadas pelo banco se traduzem em aceitação por parte da população, comprovando a importância da legitimidade das organizações no meio que atuam.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/4875
10.17058/cepe.v0i40.4875
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/4875
identifier_str_mv 10.17058/cepe.v0i40.4875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/4875/3668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos do CEPE; Nº 40 - Julho/Dezembro 2014; 137-167
1982-6729
reponame:Estudos do CEPE
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Estudos do CEPE
collection Estudos do CEPE
repository.name.fl_str_mv Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv anadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com
_version_ 1800219514124632064