Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos do CEPE |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/14226 |
Resumo: | Este ensaio teórico remete ao contexto das relações entre organizações, e da aprendizagem engajada, mediante ‘Redes de Cooperação’. Investigando os atributos da aprendizagem interorganizacional, o desempenho aparece como dos mais importantes na avaliação de uma estrutura de aprendizagem. São apreciados alguns dos modelos existentes. Trata-se de três perspectivas: [1] Mohr e Sengupta (2002); [2] Crossan e Inkpen (1995), Jones e Macpherson (2006), Suseno e Ratten (2007); e, [3] indicadores de aprendizagem interorganizacional. Através das propostas em avaliação, o primeiro passo é dado na busca de convergência teórica, no sentido de avaliar o processo de aprendizagem e o desempenho entre empresas. Ao final deste trabalho um modelo alternativo é proposto. |
id |
UNISC-5_26754c3dd570a739aadc75c9dfacc3d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/14226 |
network_acronym_str |
UNISC-5 |
network_name_str |
Estudos do CEPE |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperaçãoRelações InterorganizacionaisRedes de CooperaçãoDesempenhoModelosAprendizagem Interorganizacional.Este ensaio teórico remete ao contexto das relações entre organizações, e da aprendizagem engajada, mediante ‘Redes de Cooperação’. Investigando os atributos da aprendizagem interorganizacional, o desempenho aparece como dos mais importantes na avaliação de uma estrutura de aprendizagem. São apreciados alguns dos modelos existentes. Trata-se de três perspectivas: [1] Mohr e Sengupta (2002); [2] Crossan e Inkpen (1995), Jones e Macpherson (2006), Suseno e Ratten (2007); e, [3] indicadores de aprendizagem interorganizacional. Através das propostas em avaliação, o primeiro passo é dado na busca de convergência teórica, no sentido de avaliar o processo de aprendizagem e o desempenho entre empresas. Ao final deste trabalho um modelo alternativo é proposto.Universidade de Santa Cruz do Sul2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1422610.17058/cepe.v0i50.14226Estudos do CEPE; n. 50 (2019); 71-821982-6729reponame:Estudos do CEPEinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/14226/9371Copyright (c) 2020 Estudos do CEPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrambilla, Flávio RégioTondolo, Vilmar Antonio Gonçalves2020-12-03T17:22:35Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14226Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepePUBhttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/oaianadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com1982-67291413-4128opendoar:2020-12-03T17:22:35Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação |
title |
Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação |
spellingShingle |
Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação Brambilla, Flávio Régio Relações Interorganizacionais Redes de Cooperação Desempenho Modelos Aprendizagem Interorganizacional. |
title_short |
Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação |
title_full |
Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação |
title_fullStr |
Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação |
title_sort |
Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação |
author |
Brambilla, Flávio Régio |
author_facet |
Brambilla, Flávio Régio Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brambilla, Flávio Régio Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Interorganizacionais Redes de Cooperação Desempenho Modelos Aprendizagem Interorganizacional. |
topic |
Relações Interorganizacionais Redes de Cooperação Desempenho Modelos Aprendizagem Interorganizacional. |
description |
Este ensaio teórico remete ao contexto das relações entre organizações, e da aprendizagem engajada, mediante ‘Redes de Cooperação’. Investigando os atributos da aprendizagem interorganizacional, o desempenho aparece como dos mais importantes na avaliação de uma estrutura de aprendizagem. São apreciados alguns dos modelos existentes. Trata-se de três perspectivas: [1] Mohr e Sengupta (2002); [2] Crossan e Inkpen (1995), Jones e Macpherson (2006), Suseno e Ratten (2007); e, [3] indicadores de aprendizagem interorganizacional. Através das propostas em avaliação, o primeiro passo é dado na busca de convergência teórica, no sentido de avaliar o processo de aprendizagem e o desempenho entre empresas. Ao final deste trabalho um modelo alternativo é proposto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/14226 10.17058/cepe.v0i50.14226 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/14226 |
identifier_str_mv |
10.17058/cepe.v0i50.14226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/14226/9371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Estudos do CEPE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Estudos do CEPE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos do CEPE; n. 50 (2019); 71-82 1982-6729 reponame:Estudos do CEPE instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Estudos do CEPE |
collection |
Estudos do CEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
anadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com |
_version_ |
1800219514433961984 |