CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Vilmar Nogueira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos do CEPE
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/2239
Resumo: Este artigo teve a intenção de apresentar os conceitos mais relevantes relacionados à convergência de renda, no que se refere às convergências absoluta, condicional e clubes de convergência, bem como mostrar o resultado de alguns estudos realizados no Brasil e no mundo sobre o tema. Foi realizado através de um estudo descritivo com base em bibliografias especializadas sobre o assunto e trabalhos empíricos realizados até então. O trabalho mostra que a discussão sobre o tema é um assunto novo na teoria econômica e teve início com estudos desenvolvidos a partir dos anos de 1980. Mostra também que os resultados são bastante divergentes em relação às hipóteses de convergência absoluta, condicional e de clubes, quando se analisa a convergência entre países, o mesmo acontecendo em relação os estados. No caso dos municípios, os estudos apontam para a predominância da hipótese de clubes de convergência em praticamente todos os casos analisados no país. Finalmente conclui que dependendo da metodologia utilizada para os testes e do período considerado para análise, os resultados podem apresentar divergências mesmo quando considerada a mesma amostra, seja ela constituída por países, estados ou municípios.
id UNISC-5_2d00b31f3b359dc16f0a7d28de2ccad2
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/2239
network_acronym_str UNISC-5
network_name_str Estudos do CEPE
repository_id_str
spelling CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOSConvergência de RendaPaísesEstados e Municípios.Este artigo teve a intenção de apresentar os conceitos mais relevantes relacionados à convergência de renda, no que se refere às convergências absoluta, condicional e clubes de convergência, bem como mostrar o resultado de alguns estudos realizados no Brasil e no mundo sobre o tema. Foi realizado através de um estudo descritivo com base em bibliografias especializadas sobre o assunto e trabalhos empíricos realizados até então. O trabalho mostra que a discussão sobre o tema é um assunto novo na teoria econômica e teve início com estudos desenvolvidos a partir dos anos de 1980. Mostra também que os resultados são bastante divergentes em relação às hipóteses de convergência absoluta, condicional e de clubes, quando se analisa a convergência entre países, o mesmo acontecendo em relação os estados. No caso dos municípios, os estudos apontam para a predominância da hipótese de clubes de convergência em praticamente todos os casos analisados no país. Finalmente conclui que dependendo da metodologia utilizada para os testes e do período considerado para análise, os resultados podem apresentar divergências mesmo quando considerada a mesma amostra, seja ela constituída por países, estados ou municípios.Universidade de Santa Cruz do Sul2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/223910.17058/cepe.v0i34.2239Estudos do CEPE; Nº 34 - Julho/Dezembro 2011; 98-1211982-6729reponame:Estudos do CEPEinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/2239/1685Duarte, Vilmar Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:01:18Zoai:ojs.online.unisc.br:article/2239Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepePUBhttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/oaianadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com1982-67291413-4128opendoar:2024-05-27T15:01:18Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOS
title CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOS
spellingShingle CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOS
Duarte, Vilmar Nogueira
Convergência de Renda
Países
Estados e Municípios.
title_short CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOS
title_full CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOS
title_fullStr CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOS
title_full_unstemmed CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOS
title_sort CONVERGÊNCIA DE RENDA: UMA BREVE REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS E TRABALHOS EMPÍRICOS
author Duarte, Vilmar Nogueira
author_facet Duarte, Vilmar Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Vilmar Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Convergência de Renda
Países
Estados e Municípios.
topic Convergência de Renda
Países
Estados e Municípios.
description Este artigo teve a intenção de apresentar os conceitos mais relevantes relacionados à convergência de renda, no que se refere às convergências absoluta, condicional e clubes de convergência, bem como mostrar o resultado de alguns estudos realizados no Brasil e no mundo sobre o tema. Foi realizado através de um estudo descritivo com base em bibliografias especializadas sobre o assunto e trabalhos empíricos realizados até então. O trabalho mostra que a discussão sobre o tema é um assunto novo na teoria econômica e teve início com estudos desenvolvidos a partir dos anos de 1980. Mostra também que os resultados são bastante divergentes em relação às hipóteses de convergência absoluta, condicional e de clubes, quando se analisa a convergência entre países, o mesmo acontecendo em relação os estados. No caso dos municípios, os estudos apontam para a predominância da hipótese de clubes de convergência em praticamente todos os casos analisados no país. Finalmente conclui que dependendo da metodologia utilizada para os testes e do período considerado para análise, os resultados podem apresentar divergências mesmo quando considerada a mesma amostra, seja ela constituída por países, estados ou municípios.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/2239
10.17058/cepe.v0i34.2239
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/2239
identifier_str_mv 10.17058/cepe.v0i34.2239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/2239/1685
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos do CEPE; Nº 34 - Julho/Dezembro 2011; 98-121
1982-6729
reponame:Estudos do CEPE
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Estudos do CEPE
collection Estudos do CEPE
repository.name.fl_str_mv Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv anadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com
_version_ 1800219513662210048