Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sibele Vasconcelos de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lucion Puchale, Caroline, de Almeida Vieira, Cristiéle, Castagna Gonçalves, Larissa, Marin, Solange Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos do CEPE
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/11608
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a estimar um índice fuzzy de pobreza multidimensional para parte da população urbana de Santa Maria (RS), levando-se em consideração variáveis de cunho quali-quantitativo. Através da coleta e análise de dados primários, avaliou-se a situação dos habitantes para as dimensões “Saúde”, “Habitação/Serviços Básicos” e “Trabalho/Renda/Educação”. Após pesquisa de campo, pode-se concluir que os moradores dos bairros Km3 e Presidente João Goulart encontram-se em uma situação entre baixa e média pobreza multidimensional. Ademais, constatou-se que os maiores índices de privação estão associados às dimensões serviços de saúde, trabalho, renda e educação. Em síntese, a falta de oportunidades sociais tem justificado o fato de os habitantes terem dificuldades em termos de reprodução social.
id UNISC-5_ea667c422d14620b14e0a0202f8eaba4
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/11608
network_acronym_str UNISC-5
network_name_str Estudos do CEPE
repository_id_str
spelling Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)Desigualdade socialDesenvolvimento HumanoTeoria dos Conjuntos Fuzzy.A presente pesquisa propõe-se a estimar um índice fuzzy de pobreza multidimensional para parte da população urbana de Santa Maria (RS), levando-se em consideração variáveis de cunho quali-quantitativo. Através da coleta e análise de dados primários, avaliou-se a situação dos habitantes para as dimensões “Saúde”, “Habitação/Serviços Básicos” e “Trabalho/Renda/Educação”. Após pesquisa de campo, pode-se concluir que os moradores dos bairros Km3 e Presidente João Goulart encontram-se em uma situação entre baixa e média pobreza multidimensional. Ademais, constatou-se que os maiores índices de privação estão associados às dimensões serviços de saúde, trabalho, renda e educação. Em síntese, a falta de oportunidades sociais tem justificado o fato de os habitantes terem dificuldades em termos de reprodução social.Universidade de Santa Cruz do Sul2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1160810.17058/cepe.v0i0.11608Estudos do CEPE; n. 47 (2018): Janeiro/Junho; 81-991982-6729reponame:Estudos do CEPEinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/11608/7558Copyright (c) 2018 Estudos do CEPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sibele Vasconcelos deLucion Puchale, Carolinede Almeida Vieira, CristiéleCastagna Gonçalves, LarissaMarin, Solange Regina2019-04-03T18:59:08Zoai:ojs.online.unisc.br:article/11608Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepePUBhttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/oaianadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com1982-67291413-4128opendoar:2019-04-03T18:59:08Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)
title Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)
spellingShingle Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)
Oliveira, Sibele Vasconcelos de
Desigualdade social
Desenvolvimento Humano
Teoria dos Conjuntos Fuzzy.
title_short Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)
title_full Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)
title_fullStr Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)
title_full_unstemmed Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)
title_sort Análise do índice fuzzy de pobreza multidimensional em populações urbanas: um estudo de caso em Santa Maria (RS)
author Oliveira, Sibele Vasconcelos de
author_facet Oliveira, Sibele Vasconcelos de
Lucion Puchale, Caroline
de Almeida Vieira, Cristiéle
Castagna Gonçalves, Larissa
Marin, Solange Regina
author_role author
author2 Lucion Puchale, Caroline
de Almeida Vieira, Cristiéle
Castagna Gonçalves, Larissa
Marin, Solange Regina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sibele Vasconcelos de
Lucion Puchale, Caroline
de Almeida Vieira, Cristiéle
Castagna Gonçalves, Larissa
Marin, Solange Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade social
Desenvolvimento Humano
Teoria dos Conjuntos Fuzzy.
topic Desigualdade social
Desenvolvimento Humano
Teoria dos Conjuntos Fuzzy.
description A presente pesquisa propõe-se a estimar um índice fuzzy de pobreza multidimensional para parte da população urbana de Santa Maria (RS), levando-se em consideração variáveis de cunho quali-quantitativo. Através da coleta e análise de dados primários, avaliou-se a situação dos habitantes para as dimensões “Saúde”, “Habitação/Serviços Básicos” e “Trabalho/Renda/Educação”. Após pesquisa de campo, pode-se concluir que os moradores dos bairros Km3 e Presidente João Goulart encontram-se em uma situação entre baixa e média pobreza multidimensional. Ademais, constatou-se que os maiores índices de privação estão associados às dimensões serviços de saúde, trabalho, renda e educação. Em síntese, a falta de oportunidades sociais tem justificado o fato de os habitantes terem dificuldades em termos de reprodução social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/11608
10.17058/cepe.v0i0.11608
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/11608
identifier_str_mv 10.17058/cepe.v0i0.11608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/11608/7558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos do CEPE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos do CEPE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos do CEPE; n. 47 (2018): Janeiro/Junho; 81-99
1982-6729
reponame:Estudos do CEPE
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Estudos do CEPE
collection Estudos do CEPE
repository.name.fl_str_mv Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv anadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com
_version_ 1800219514394116096