A figura do diabo como produção de presença no Neopentecostalismo Contemporâneo: incursões no heavy metal cristão
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Verso e Reverso (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2018.32.81.06 |
Resumo: | Neste texto, argumentamos que, nos shows de heavy metal Cristão, ocorre uma dupla produção de presença, na qual a figura do diabo se constitui como presença, por meio de materialidades, em princípio seculares, as quais, desinterditadas, atuam no metal cristão. Primeiro, a presença de Deus, na Palavra, tomada como atualização do Divino, em sua dimensão material, invocada para expurgar e banir a figura do diabo situado na forma individual ou na forma de legiões que lhe é atribuída. Segundo, por meio de práticas organizadas na forma de ministérios encarregados das chamadas batalhas espirituais. Fazer presentes elementos diabólicos para depois negá-los é uma cruzada reafirmada cotidianamente, no metal cristão. O texto tem como aporte teórico os estudos sobre produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht (2010–2015) e o material de pesquisa de campo sobre heavy metal cristão, e visa contribuir para delinear uma das práticas neopentecostais contemporâneas discorrendo sobre as articulações entre ministérios undergrounds criados para combater o demônio e a sonoridade heavy metal vinculada ao discurso bíblico.Palavras-chave: diabo, heavy metal cristão, neopentecostalismo, produção de presença. |
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A figura do diabo como produção de presença no Neopentecostalismo Contemporâneo: incursões no heavy metal cristãoThe image of the devil as production of presence in Contemporary Neopentecostalism: Raids in Christian heavy metalNeste texto, argumentamos que, nos shows de heavy metal Cristão, ocorre uma dupla produção de presença, na qual a figura do diabo se constitui como presença, por meio de materialidades, em princípio seculares, as quais, desinterditadas, atuam no metal cristão. Primeiro, a presença de Deus, na Palavra, tomada como atualização do Divino, em sua dimensão material, invocada para expurgar e banir a figura do diabo situado na forma individual ou na forma de legiões que lhe é atribuída. Segundo, por meio de práticas organizadas na forma de ministérios encarregados das chamadas batalhas espirituais. Fazer presentes elementos diabólicos para depois negá-los é uma cruzada reafirmada cotidianamente, no metal cristão. O texto tem como aporte teórico os estudos sobre produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht (2010–2015) e o material de pesquisa de campo sobre heavy metal cristão, e visa contribuir para delinear uma das práticas neopentecostais contemporâneas discorrendo sobre as articulações entre ministérios undergrounds criados para combater o demônio e a sonoridade heavy metal vinculada ao discurso bíblico.Palavras-chave: diabo, heavy metal cristão, neopentecostalismo, produção de presença.In this text, we argue that there is a double production of presence in Christian heavy metal shows. The Devil, who is constituted as a presence, through materialities, at first secular, which, disinterested, act in the Christian metal. First, the presence of God, in the Word, taken as an actualization of the Divine in its material dimension, invoked to purge and banish the image of the devil situated in the individual form or in the form of the legions assigned to it. Second, through organized practices in the form of ministries in charge of the so-called spiritual battles. Making diabolic gifts present and then denying them is a crusade daily reaffirmed in the Christian metal. The text has as theoretical contribution the studies on production of presence of Hans Gumbrecht (2010–2015) and field research content on Christian heavy metal, and aims at contributing to delineate one of contemporary neopentecostal practices and to discuss the articulations between ministries created to combat the devil and the heavy metal music linked to the biblical discourse.Keywords: devil, Christian heavy metal, neopentecostalism, production of presence.Verso e Reverso2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2018.32.81.0610.4013/ver.2018.32.81.06Verso e Reverso; v. 32 n. 81 (2018); 237-2461806-6925reponame:Verso e Reverso (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2018.32.81.06/60746551Coradini, Angela MastellaGalindo, Doloresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T18:43:16Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14266Revistahttp://revistas.unisinos.br/index.php/versoereversoPRIhttp://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/oaiperiodicos@unisinos.br||bmarocco@unisinos.br1806-69250103-1414opendoar:2018-11-30T18:43:16Verso e Reverso (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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Neste texto, argumentamos que, nos shows de heavy metal Cristão, ocorre uma dupla produção de presença, na qual a figura do diabo se constitui como presença, por meio de materialidades, em princípio seculares, as quais, desinterditadas, atuam no metal cristão. Primeiro, a presença de Deus, na Palavra, tomada como atualização do Divino, em sua dimensão material, invocada para expurgar e banir a figura do diabo situado na forma individual ou na forma de legiões que lhe é atribuída. Segundo, por meio de práticas organizadas na forma de ministérios encarregados das chamadas batalhas espirituais. Fazer presentes elementos diabólicos para depois negá-los é uma cruzada reafirmada cotidianamente, no metal cristão. O texto tem como aporte teórico os estudos sobre produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht (2010–2015) e o material de pesquisa de campo sobre heavy metal cristão, e visa contribuir para delinear uma das práticas neopentecostais contemporâneas discorrendo sobre as articulações entre ministérios undergrounds criados para combater o demônio e a sonoridade heavy metal vinculada ao discurso bíblico.Palavras-chave: diabo, heavy metal cristão, neopentecostalismo, produção de presença. |
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