A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/14582 |
Resumo: | As vivências das mulheres no decorrer da história da humanidade têm sido atravessada por muitas interlocuções, algumas bastante drásticas, sobretudo, em relação às violências e aprisionamentos de seus corpos. Neste sentido, a presente abordagem se propõe a refletir sobre o lugar dos corpos das mulheres na contemporaneidade. Busca-se, para tanto, demandar uma análise de grupos de mulheres camponesas nas regiões Fronteira Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Estas, a partir de um processo de educação popular, foram desafiadas a acessar políticas públicas governamentais. Para melhor descortinar esta caminho é utilizada a metodologia feminista que prima por desconstruir estereótipos femininos e analisar criticamente as realidades postas. O artigo acentua que a trajetória dos movimentos feministas e de mulheres criou uma metodologia de reflexão e de prática que condiz com os processos de educação popular e têm sido fundamentais para a geração de consciência crítica e a efetivação de ações práticas contra o capital e o patriarcado, criando espaços de libertação para as mulheres camponesas. |
id |
UNISINOS-3_0a9467307eadc6e15465c976ce1d5df1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/14582 |
network_acronym_str |
UNISINOS-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de casoEducação Popular. Mulheres Camponesas. Feminismo.As vivências das mulheres no decorrer da história da humanidade têm sido atravessada por muitas interlocuções, algumas bastante drásticas, sobretudo, em relação às violências e aprisionamentos de seus corpos. Neste sentido, a presente abordagem se propõe a refletir sobre o lugar dos corpos das mulheres na contemporaneidade. Busca-se, para tanto, demandar uma análise de grupos de mulheres camponesas nas regiões Fronteira Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Estas, a partir de um processo de educação popular, foram desafiadas a acessar políticas públicas governamentais. Para melhor descortinar esta caminho é utilizada a metodologia feminista que prima por desconstruir estereótipos femininos e analisar criticamente as realidades postas. O artigo acentua que a trajetória dos movimentos feministas e de mulheres criou uma metodologia de reflexão e de prática que condiz com os processos de educação popular e têm sido fundamentais para a geração de consciência crítica e a efetivação de ações práticas contra o capital e o patriarcado, criando espaços de libertação para as mulheres camponesas.Editora da FURG2023-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1458210.14295/rbhcs.v14i29.14582Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 14 n. 29 (2022): Corpos femininos livres, escravizados ou submissos de diversos tempos e espaços (Jul-Dez/2022); 153-1752175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/14582/10013Copyright (c) 2023 Celso Gabatz, Rosângela Angelinhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGabatz, CelsoAngelin, Rosângela2023-01-19T14:22:44Zoai:periodicos.furg.br:article/14582Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2023-01-19T14:22:44Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso |
title |
A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso |
spellingShingle |
A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso Gabatz, Celso Educação Popular. Mulheres Camponesas. Feminismo. |
title_short |
A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso |
title_full |
A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso |
title_fullStr |
A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso |
title_sort |
A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso |
author |
Gabatz, Celso |
author_facet |
Gabatz, Celso Angelin, Rosângela |
author_role |
author |
author2 |
Angelin, Rosângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabatz, Celso Angelin, Rosângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Popular. Mulheres Camponesas. Feminismo. |
topic |
Educação Popular. Mulheres Camponesas. Feminismo. |
description |
As vivências das mulheres no decorrer da história da humanidade têm sido atravessada por muitas interlocuções, algumas bastante drásticas, sobretudo, em relação às violências e aprisionamentos de seus corpos. Neste sentido, a presente abordagem se propõe a refletir sobre o lugar dos corpos das mulheres na contemporaneidade. Busca-se, para tanto, demandar uma análise de grupos de mulheres camponesas nas regiões Fronteira Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Estas, a partir de um processo de educação popular, foram desafiadas a acessar políticas públicas governamentais. Para melhor descortinar esta caminho é utilizada a metodologia feminista que prima por desconstruir estereótipos femininos e analisar criticamente as realidades postas. O artigo acentua que a trajetória dos movimentos feministas e de mulheres criou uma metodologia de reflexão e de prática que condiz com os processos de educação popular e têm sido fundamentais para a geração de consciência crítica e a efetivação de ações práticas contra o capital e o patriarcado, criando espaços de libertação para as mulheres camponesas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/14582 10.14295/rbhcs.v14i29.14582 |
url |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/14582 |
identifier_str_mv |
10.14295/rbhcs.v14i29.14582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/14582/10013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Celso Gabatz, Rosângela Angelin http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Celso Gabatz, Rosângela Angelin http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 14 n. 29 (2022): Corpos femininos livres, escravizados ou submissos de diversos tempos e espaços (Jul-Dez/2022); 153-175 2175-3423 reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcs.cardozo@gmail.com |
_version_ |
1787894897509924864 |