Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welter, Samuel Cristiano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10509
Resumo: A definição dos locais de instalação das reduções jesuíticas se dava a partir de diretrizes, dentre as quais estava a avaliação das condições ambientais da região, com atenção especial para vegetação e o relevo. Os padres tinham consciência de que o ambiente natural interferia na manutenção das populações indígenas que viriam a ser assentadas nas reduções, tanto pela existência de abundantes recursos de subsistência, quanto de plantas medicinais para o controle das doenças. Este artigo tem como objetivo apresentar e caracterizar o meio físico que circundava as reduções, com destaque para as regiões fitogeográficas que caracterizavam a região em que elas se estabeleceram no atual Rio Grande do Sul. Optou-se pela sobreposição de mapas históricos a mapas de vegetação das respectivas regiões de instalação dos povoados, do que resultou um só mapa, no qual constata-se que os padres optaram por determinadas regiões, nas quais encontravam à disposição determinados recursos naturais.
id UNISINOS-3_278a5029a80933e6cddc1e4f668780bf
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10509
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).Guaranis. Reduções jesuíticas. Regiões Fitogeográficas.A definição dos locais de instalação das reduções jesuíticas se dava a partir de diretrizes, dentre as quais estava a avaliação das condições ambientais da região, com atenção especial para vegetação e o relevo. Os padres tinham consciência de que o ambiente natural interferia na manutenção das populações indígenas que viriam a ser assentadas nas reduções, tanto pela existência de abundantes recursos de subsistência, quanto de plantas medicinais para o controle das doenças. Este artigo tem como objetivo apresentar e caracterizar o meio físico que circundava as reduções, com destaque para as regiões fitogeográficas que caracterizavam a região em que elas se estabeleceram no atual Rio Grande do Sul. Optou-se pela sobreposição de mapas históricos a mapas de vegetação das respectivas regiões de instalação dos povoados, do que resultou um só mapa, no qual constata-se que os padres optaram por determinadas regiões, nas quais encontravam à disposição determinados recursos naturais.Editora da FURG2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10509Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 4 n. 8 (2012): RBHCS 8 - Fé, religiosidade e cultura religiosa (Jul-Dez/2012)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10509/6851Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessWelter, Samuel Cristiano2020-04-24T02:59:05Zoai:periodicos.furg.br:article/10509Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:05Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).
title Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).
spellingShingle Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).
Welter, Samuel Cristiano
Guaranis. Reduções jesuíticas. Regiões Fitogeográficas.
title_short Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).
title_full Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).
title_fullStr Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).
title_full_unstemmed Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).
title_sort Caracterização fitogeográfica da região de assentamento das reduções jesuítico-guaranis estabelecidas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (século XVII).
author Welter, Samuel Cristiano
author_facet Welter, Samuel Cristiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Welter, Samuel Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Guaranis. Reduções jesuíticas. Regiões Fitogeográficas.
topic Guaranis. Reduções jesuíticas. Regiões Fitogeográficas.
description A definição dos locais de instalação das reduções jesuíticas se dava a partir de diretrizes, dentre as quais estava a avaliação das condições ambientais da região, com atenção especial para vegetação e o relevo. Os padres tinham consciência de que o ambiente natural interferia na manutenção das populações indígenas que viriam a ser assentadas nas reduções, tanto pela existência de abundantes recursos de subsistência, quanto de plantas medicinais para o controle das doenças. Este artigo tem como objetivo apresentar e caracterizar o meio físico que circundava as reduções, com destaque para as regiões fitogeográficas que caracterizavam a região em que elas se estabeleceram no atual Rio Grande do Sul. Optou-se pela sobreposição de mapas históricos a mapas de vegetação das respectivas regiões de instalação dos povoados, do que resultou um só mapa, no qual constata-se que os padres optaram por determinadas regiões, nas quais encontravam à disposição determinados recursos naturais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10509
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10509/6851
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 4 n. 8 (2012): RBHCS 8 - Fé, religiosidade e cultura religiosa (Jul-Dez/2012)
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830495023104