CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Tânia Mara Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10418
Resumo: Este estudo se propõe a analisar concepções e práticas, relativas à educação da infância, da Escola Paroquial do Povoado de Serrote (BA). Essa escola fazia parte de uma rede de escolas fundadas por um padre austríaco cisterciense na região de Jacobina, contando com o apoio de parte da elite local. A escola paroquial possuía uma estrutura simples, oferecendo ensino primário gratuito para crianças e adolescentes em classes multisseriadas. A idéia de formar um cidadão católico, civilizado, higienizado e disciplinado, constituía o principal objetivo dessa escola; no entanto, havia resistências a esse sistema, identificadas através do cruzamento das diferentes fontes (depoimentos orais, documentos escolares, jornais e fotografias), sendo possível perceber uma distância entre a norma e a prática.
id UNISINOS-3_27a0e3092df91434ebcb361a4b45b8ac
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10418
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)Escola paroquial – infância - disciplinaEste estudo se propõe a analisar concepções e práticas, relativas à educação da infância, da Escola Paroquial do Povoado de Serrote (BA). Essa escola fazia parte de uma rede de escolas fundadas por um padre austríaco cisterciense na região de Jacobina, contando com o apoio de parte da elite local. A escola paroquial possuía uma estrutura simples, oferecendo ensino primário gratuito para crianças e adolescentes em classes multisseriadas. A idéia de formar um cidadão católico, civilizado, higienizado e disciplinado, constituía o principal objetivo dessa escola; no entanto, havia resistências a esse sistema, identificadas através do cruzamento das diferentes fontes (depoimentos orais, documentos escolares, jornais e fotografias), sendo possível perceber uma distância entre a norma e a prática.Editora da FURG2010-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10418Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 2 n. 4 (2010): RBHCS 4 - Infância, Adolescência e Juventude: Olhares sobre o passado e o presente (Jul-Dez/2010)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10418/6764Copyright (c) 2010 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Tânia Mara Pereira2020-04-24T02:59:09Zoai:periodicos.furg.br:article/10418Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:09Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)
title CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)
spellingShingle CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)
Vasconcelos, Tânia Mara Pereira
Escola paroquial – infância - disciplina
title_short CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)
title_full CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)
title_fullStr CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)
title_full_unstemmed CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)
title_sort CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)
author Vasconcelos, Tânia Mara Pereira
author_facet Vasconcelos, Tânia Mara Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Tânia Mara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola paroquial – infância - disciplina
topic Escola paroquial – infância - disciplina
description Este estudo se propõe a analisar concepções e práticas, relativas à educação da infância, da Escola Paroquial do Povoado de Serrote (BA). Essa escola fazia parte de uma rede de escolas fundadas por um padre austríaco cisterciense na região de Jacobina, contando com o apoio de parte da elite local. A escola paroquial possuía uma estrutura simples, oferecendo ensino primário gratuito para crianças e adolescentes em classes multisseriadas. A idéia de formar um cidadão católico, civilizado, higienizado e disciplinado, constituía o principal objetivo dessa escola; no entanto, havia resistências a esse sistema, identificadas através do cruzamento das diferentes fontes (depoimentos orais, documentos escolares, jornais e fotografias), sendo possível perceber uma distância entre a norma e a prática.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10418
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10418/6764
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 2 n. 4 (2010): RBHCS 4 - Infância, Adolescência e Juventude: Olhares sobre o passado e o presente (Jul-Dez/2010)
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830148993024