Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11183 |
Resumo: | A crise ambiental sob a hegemonia da mineração em Barcarena provocou a recomposição do campo político. Este artigo faz uma análise da atuação dos movimentos sociais na produção social da contra-informação no contexto da economia de desastre. São apresentadas as principais tensões em torno da disputa narrativa e as estratégias de resistências. De um modo geral, há uma importante insurgência política no campo de informações na medida em que os atores atingidos estão se apropriando de outros conhecimentos que vem potencializando as resistências e à defesa dos ecossistemas duramente atingidos. O conjunto destas ações pautam práticas educativas na formação de sujeitos políticos com caráter emancipatório, cujo foco é a garantia de direitos socioterritoriais para os povos da Amazônia. A abordagem interdisciplinar colabora na apreensão da arena de disputa, em especial, a politização do tema desastres, ampliando a análise dos mesmos, rompendo com a visão tecnicista agenciado pelas mineradoras. |
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Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).Contra-Informação. Desastres. Disputa PolíticaA crise ambiental sob a hegemonia da mineração em Barcarena provocou a recomposição do campo político. Este artigo faz uma análise da atuação dos movimentos sociais na produção social da contra-informação no contexto da economia de desastre. São apresentadas as principais tensões em torno da disputa narrativa e as estratégias de resistências. De um modo geral, há uma importante insurgência política no campo de informações na medida em que os atores atingidos estão se apropriando de outros conhecimentos que vem potencializando as resistências e à defesa dos ecossistemas duramente atingidos. O conjunto destas ações pautam práticas educativas na formação de sujeitos políticos com caráter emancipatório, cujo foco é a garantia de direitos socioterritoriais para os povos da Amazônia. A abordagem interdisciplinar colabora na apreensão da arena de disputa, em especial, a politização do tema desastres, ampliando a análise dos mesmos, rompendo com a visão tecnicista agenciado pelas mineradoras.Editora da FURG2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1118310.14295/rbhcs.v12i23.11183Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 12 n. 23 (2020): Movimentos Sociais e Meio Ambiente (Jan-Jun/2020); 177-1952175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11183/pdfCopyright (c) 2020 Eunapio Dutra do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Carmo, Eunapio Dutra2020-07-15T01:53:11Zoai:periodicos.furg.br:article/11183Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-07-15T01:53:11Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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