Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Carmo, Eunapio Dutra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11183
Resumo: A crise ambiental sob a hegemonia da mineração em Barcarena provocou a recomposição do campo político. Este artigo faz uma análise da atuação dos movimentos sociais na produção social da contra-informação no contexto da economia de desastre. São apresentadas as principais tensões em torno da disputa narrativa e as estratégias de resistências. De um modo geral, há uma importante insurgência política no campo de informações na medida em que os atores atingidos estão se apropriando de outros conhecimentos que vem potencializando as resistências e à defesa dos ecossistemas duramente atingidos. O conjunto destas ações pautam práticas educativas na formação de sujeitos políticos com caráter emancipatório, cujo foco é a garantia de direitos socioterritoriais para os povos da Amazônia. A abordagem interdisciplinar colabora na apreensão da arena de disputa, em especial, a politização do tema desastres, ampliando a análise dos mesmos, rompendo com a visão tecnicista agenciado pelas mineradoras.
id UNISINOS-3_458e2fd8a4269825f4757cf6e91a7953
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11183
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).Contra-Informação. Desastres. Disputa PolíticaA crise ambiental sob a hegemonia da mineração em Barcarena provocou a recomposição do campo político. Este artigo faz uma análise da atuação dos movimentos sociais na produção social da contra-informação no contexto da economia de desastre. São apresentadas as principais tensões em torno da disputa narrativa e as estratégias de resistências. De um modo geral, há uma importante insurgência política no campo de informações na medida em que os atores atingidos estão se apropriando de outros conhecimentos que vem potencializando as resistências e à defesa dos ecossistemas duramente atingidos. O conjunto destas ações pautam práticas educativas na formação de sujeitos políticos com caráter emancipatório, cujo foco é a garantia de direitos socioterritoriais para os povos da Amazônia. A abordagem interdisciplinar colabora na apreensão da arena de disputa, em especial, a politização do tema desastres, ampliando a análise dos mesmos, rompendo com a visão tecnicista agenciado pelas mineradoras.Editora da FURG2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1118310.14295/rbhcs.v12i23.11183Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 12 n. 23 (2020): Movimentos Sociais e Meio Ambiente (Jan-Jun/2020); 177-1952175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11183/pdfCopyright (c) 2020 Eunapio Dutra do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Carmo, Eunapio Dutra2020-07-15T01:53:11Zoai:periodicos.furg.br:article/11183Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-07-15T01:53:11Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).
title Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).
spellingShingle Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).
do Carmo, Eunapio Dutra
Contra-Informação. Desastres. Disputa Política
title_short Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).
title_full Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).
title_fullStr Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).
title_full_unstemmed Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).
title_sort Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).
author do Carmo, Eunapio Dutra
author_facet do Carmo, Eunapio Dutra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Carmo, Eunapio Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Contra-Informação. Desastres. Disputa Política
topic Contra-Informação. Desastres. Disputa Política
description A crise ambiental sob a hegemonia da mineração em Barcarena provocou a recomposição do campo político. Este artigo faz uma análise da atuação dos movimentos sociais na produção social da contra-informação no contexto da economia de desastre. São apresentadas as principais tensões em torno da disputa narrativa e as estratégias de resistências. De um modo geral, há uma importante insurgência política no campo de informações na medida em que os atores atingidos estão se apropriando de outros conhecimentos que vem potencializando as resistências e à defesa dos ecossistemas duramente atingidos. O conjunto destas ações pautam práticas educativas na formação de sujeitos políticos com caráter emancipatório, cujo foco é a garantia de direitos socioterritoriais para os povos da Amazônia. A abordagem interdisciplinar colabora na apreensão da arena de disputa, em especial, a politização do tema desastres, ampliando a análise dos mesmos, rompendo com a visão tecnicista agenciado pelas mineradoras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11183
10.14295/rbhcs.v12i23.11183
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11183
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v12i23.11183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11183/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Eunapio Dutra do Carmo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Eunapio Dutra do Carmo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 12 n. 23 (2020): Movimentos Sociais e Meio Ambiente (Jan-Jun/2020); 177-195
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218831339126784