Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maziero, Lucia Teresinha Peixe
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bonametti, João Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10544
Resumo: Este artigo apresenta um estudo empírico sobre como necessidades constituídas nos indivíduos definiram conceitos de conforto, informalidade e moda, que se concretizam em design. Para a investigação foi construído um processo de análise, aplicado em um recorte do período entre os séculos XVII e século XVIII, em Paris, cenário de grandes transformações da era moderna. A hipótese que orientou a pesquisa fez referência aos significados que são formados em um processo de pensamento fenomenológico, gerado tanto no entendimento individual quanto em entendimento coletivo. Consequentemente, esses significados são identificados com base na teoria semiótica e na psicologia cognitiva, ampliando o debate a respeito da percepção e do pensamento na definição de conceitos. Como resultado, provoca uma reflexão sobre como lugares, pessoas e objetos, em evento histórico, definiram signos voltados às linguagens contemporâneas, afetando a condição socioeconômica e mudando o modo de vida das pessoas.
id UNISINOS-3_805dc9a5bda7e7174c38594a53c02f23
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10544
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.Semiótica. Conceitos de design. Cultura.Este artigo apresenta um estudo empírico sobre como necessidades constituídas nos indivíduos definiram conceitos de conforto, informalidade e moda, que se concretizam em design. Para a investigação foi construído um processo de análise, aplicado em um recorte do período entre os séculos XVII e século XVIII, em Paris, cenário de grandes transformações da era moderna. A hipótese que orientou a pesquisa fez referência aos significados que são formados em um processo de pensamento fenomenológico, gerado tanto no entendimento individual quanto em entendimento coletivo. Consequentemente, esses significados são identificados com base na teoria semiótica e na psicologia cognitiva, ampliando o debate a respeito da percepção e do pensamento na definição de conceitos. Como resultado, provoca uma reflexão sobre como lugares, pessoas e objetos, em evento histórico, definiram signos voltados às linguagens contemporâneas, afetando a condição socioeconômica e mudando o modo de vida das pessoas.Editora da FURG2015-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10544Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 6 n. 11 (2014): RBHCS 11 (Jan-Jun/2014)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10544/6886Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaziero, Lucia Teresinha PeixeBonametti, João Henrique2020-04-24T02:59:01Zoai:periodicos.furg.br:article/10544Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:01Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.
title Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.
spellingShingle Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.
Maziero, Lucia Teresinha Peixe
Semiótica. Conceitos de design. Cultura.
title_short Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.
title_full Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.
title_fullStr Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.
title_full_unstemmed Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.
title_sort Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.
author Maziero, Lucia Teresinha Peixe
author_facet Maziero, Lucia Teresinha Peixe
Bonametti, João Henrique
author_role author
author2 Bonametti, João Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maziero, Lucia Teresinha Peixe
Bonametti, João Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica. Conceitos de design. Cultura.
topic Semiótica. Conceitos de design. Cultura.
description Este artigo apresenta um estudo empírico sobre como necessidades constituídas nos indivíduos definiram conceitos de conforto, informalidade e moda, que se concretizam em design. Para a investigação foi construído um processo de análise, aplicado em um recorte do período entre os séculos XVII e século XVIII, em Paris, cenário de grandes transformações da era moderna. A hipótese que orientou a pesquisa fez referência aos significados que são formados em um processo de pensamento fenomenológico, gerado tanto no entendimento individual quanto em entendimento coletivo. Consequentemente, esses significados são identificados com base na teoria semiótica e na psicologia cognitiva, ampliando o debate a respeito da percepção e do pensamento na definição de conceitos. Como resultado, provoca uma reflexão sobre como lugares, pessoas e objetos, em evento histórico, definiram signos voltados às linguagens contemporâneas, afetando a condição socioeconômica e mudando o modo de vida das pessoas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10544
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10544/6886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 6 n. 11 (2014): RBHCS 11 (Jan-Jun/2014)
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830534868993