Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Al-Alam, Caiuá Cardoso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pinto, Natália Garcia, Moreira, Paulo Roberto Staudt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10692
Resumo: Através da trajetória de um casal de africanos forros abordaremos os arranjos familiares negros, visualizando também as estratégias de obtenção de alforria e de composição de alianças comunitárias. Pelos fragmentos biográficos que acessamos desse casal, podemos visibilizar aspectos das experiências de vida de alguns de seus iguais, assim como também desvendar particularidades de uma época, onde vigia uma sociedade escravista com grande presença de indivíduos africanos ainda escravizados e já forros.
id UNISINOS-3_bbb5e00c97bf356a7b2dd9b99f52cbf8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10692
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)escravidão. Família. Comunidade. Africanidade. Pelotas.Através da trajetória de um casal de africanos forros abordaremos os arranjos familiares negros, visualizando também as estratégias de obtenção de alforria e de composição de alianças comunitárias. Pelos fragmentos biográficos que acessamos desse casal, podemos visibilizar aspectos das experiências de vida de alguns de seus iguais, assim como também desvendar particularidades de uma época, onde vigia uma sociedade escravista com grande presença de indivíduos africanos ainda escravizados e já forros.Editora da FURG2016-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1069210.14295/rbhcs.v8i15.381Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 8 n. 15 (2016): Infância, Juventude e Família (Jan-Jun/2016); 125-1532175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10692/6967Copyright (c) 2016 Caiuá Cardoso Al-Alam, Natália Garcia Pinto, Paulo Roberto Staudt Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessAl-Alam, Caiuá CardosoPinto, Natália GarciaMoreira, Paulo Roberto Staudt2020-01-09T22:29:48Zoai:periodicos.furg.br:article/10692Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-01-09T22:29:48Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)
title Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)
spellingShingle Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)
Al-Alam, Caiuá Cardoso
escravidão. Família. Comunidade. Africanidade. Pelotas.
title_short Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)
title_full Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)
title_fullStr Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)
title_full_unstemmed Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)
title_sort Simão Vergara e Maria Tereza da Cunha, o casal de pretos forros da tasca da Boa Vista: Africanidade, matrimônio e comunidade numa sociedade escravista (Pelotas, RS, século XIX)
author Al-Alam, Caiuá Cardoso
author_facet Al-Alam, Caiuá Cardoso
Pinto, Natália Garcia
Moreira, Paulo Roberto Staudt
author_role author
author2 Pinto, Natália Garcia
Moreira, Paulo Roberto Staudt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Al-Alam, Caiuá Cardoso
Pinto, Natália Garcia
Moreira, Paulo Roberto Staudt
dc.subject.por.fl_str_mv escravidão. Família. Comunidade. Africanidade. Pelotas.
topic escravidão. Família. Comunidade. Africanidade. Pelotas.
description Através da trajetória de um casal de africanos forros abordaremos os arranjos familiares negros, visualizando também as estratégias de obtenção de alforria e de composição de alianças comunitárias. Pelos fragmentos biográficos que acessamos desse casal, podemos visibilizar aspectos das experiências de vida de alguns de seus iguais, assim como também desvendar particularidades de uma época, onde vigia uma sociedade escravista com grande presença de indivíduos africanos ainda escravizados e já forros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10692
10.14295/rbhcs.v8i15.381
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10692
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v8i15.381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10692/6967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Caiuá Cardoso Al-Alam, Natália Garcia Pinto, Paulo Roberto Staudt Moreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Caiuá Cardoso Al-Alam, Natália Garcia Pinto, Paulo Roberto Staudt Moreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 8 n. 15 (2016): Infância, Juventude e Família (Jan-Jun/2016); 125-153
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830888239104