Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villamar, María del Carmen Villarreal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/13673
Resumo: Este trabalho analisa em perspectiva comparada os discursos e as respostas oferecidas por parte do Grupo de Lima (GL) e o Processo de Quito (PQ) respeito à crise e a migração venezuelana no período 2017-2020. Ambos os espaços multilaterais emitiram declarações conjuntas e estabeleceram compromissos, ao passo que promoveram a articulação com organizações internacionais em matéria de migração e refúgio. Contudo, entre os dois processos existem diferenças importantes quanto às suas posições políticas em relação ao atual Governo da República Bolivariana da Venezuela, seus objetivos, formas de funcionamento e o grau de centralidade que atribuem à questão migratória. Para tal, o texto discute teoricamente o fenômeno do multilateralismo, seus vínculos com as migrações e fenômenos como o multilateralismo contestado. Metodologicamente utilizou-se a análise documental e de conteúdo qualitativa de declarações, comunicados e artigos de imprensa e a análise de dados secundários da Plataforma R4V e da ENCOVI. Os resultados apontam que embora América Latina conte um uma longa tradição de cooperação multilateral, tanto o GL quanto o PQ constituem mecanismos ad hoc que transcendem os espaços tradicionais de abordagem das crises e das migrações a nível regional.
id UNISINOS-3_bfa44158ee985f113f0ccaf03f17fe09
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/13673
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.MigraçõesMultilateralismoVenezuelaGrupo de LimaProcesso de QuitoEste trabalho analisa em perspectiva comparada os discursos e as respostas oferecidas por parte do Grupo de Lima (GL) e o Processo de Quito (PQ) respeito à crise e a migração venezuelana no período 2017-2020. Ambos os espaços multilaterais emitiram declarações conjuntas e estabeleceram compromissos, ao passo que promoveram a articulação com organizações internacionais em matéria de migração e refúgio. Contudo, entre os dois processos existem diferenças importantes quanto às suas posições políticas em relação ao atual Governo da República Bolivariana da Venezuela, seus objetivos, formas de funcionamento e o grau de centralidade que atribuem à questão migratória. Para tal, o texto discute teoricamente o fenômeno do multilateralismo, seus vínculos com as migrações e fenômenos como o multilateralismo contestado. Metodologicamente utilizou-se a análise documental e de conteúdo qualitativa de declarações, comunicados e artigos de imprensa e a análise de dados secundários da Plataforma R4V e da ENCOVI. Os resultados apontam que embora América Latina conte um uma longa tradição de cooperação multilateral, tanto o GL quanto o PQ constituem mecanismos ad hoc que transcendem os espaços tradicionais de abordagem das crises e das migrações a nível regional.Editora da FURG2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1367310.14295/rbhcs.v13i26.13673Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 13 n. 26 (2021): Os venezuelanos entre a migração e o exílio. Tendências e estratégias (Jan-Jun/2021); 104-1402175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/13673/9093Copyright (c) 2021 María del Carmen Villarreal Villamarhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVillamar, María del Carmen Villarreal 2021-11-19T14:05:30Zoai:periodicos.furg.br:article/13673Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2021-11-19T14:05:30Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.
title Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.
spellingShingle Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.
Villamar, María del Carmen Villarreal
Migrações
Multilateralismo
Venezuela
Grupo de Lima
Processo de Quito
title_short Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.
title_full Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.
title_fullStr Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.
title_full_unstemmed Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.
title_sort Multilateralismo, crise e migração venezuelana: o Grupo de Lima e o Processo de Quito em perspectiva comparada.
author Villamar, María del Carmen Villarreal
author_facet Villamar, María del Carmen Villarreal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villamar, María del Carmen Villarreal
dc.subject.por.fl_str_mv Migrações
Multilateralismo
Venezuela
Grupo de Lima
Processo de Quito
topic Migrações
Multilateralismo
Venezuela
Grupo de Lima
Processo de Quito
description Este trabalho analisa em perspectiva comparada os discursos e as respostas oferecidas por parte do Grupo de Lima (GL) e o Processo de Quito (PQ) respeito à crise e a migração venezuelana no período 2017-2020. Ambos os espaços multilaterais emitiram declarações conjuntas e estabeleceram compromissos, ao passo que promoveram a articulação com organizações internacionais em matéria de migração e refúgio. Contudo, entre os dois processos existem diferenças importantes quanto às suas posições políticas em relação ao atual Governo da República Bolivariana da Venezuela, seus objetivos, formas de funcionamento e o grau de centralidade que atribuem à questão migratória. Para tal, o texto discute teoricamente o fenômeno do multilateralismo, seus vínculos com as migrações e fenômenos como o multilateralismo contestado. Metodologicamente utilizou-se a análise documental e de conteúdo qualitativa de declarações, comunicados e artigos de imprensa e a análise de dados secundários da Plataforma R4V e da ENCOVI. Os resultados apontam que embora América Latina conte um uma longa tradição de cooperação multilateral, tanto o GL quanto o PQ constituem mecanismos ad hoc que transcendem os espaços tradicionais de abordagem das crises e das migrações a nível regional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/13673
10.14295/rbhcs.v13i26.13673
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/13673
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v13i26.13673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/13673/9093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 María del Carmen Villarreal Villamar
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 María del Carmen Villarreal Villamar
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 13 n. 26 (2021): Os venezuelanos entre a migração e o exílio. Tendências e estratégias (Jan-Jun/2021); 104-140
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218831741779968