Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507 |
Resumo: | O brahmacharya trata-se de uma ordem (ashrama) que representa miticamente os pés do demiurgo e da sociedade no hinduísmo clássico, constituída por estudantes das camadas superiores, celibatários e castos, entre a faixa etária média de 5 a 25 anos. Nessa fase da vida, a continência e a obediência absoluta são seus pilares. Leva-se uma vida shramana (ascética) e faz-se voto de pobreza e castidade, o qual pode se estender até o final de sua vida (para os intelectuais e sacerdotes ou brahmanas), caso decida não se casar; o que era raro de acontecer e socialmente desmotivado. Além disso, vive-se estritamente em uma situação de internato com um casal guru (homem e mulher mestres) em sua kula (casa) até sua total formação educacional, seja como comerciante, guerreiro ou intelectual. Na análise atual, observamos como esse processo educacional se constituía e quais os seus arcabouços religiosos envolvidos para a sua total coordenação, envolta de tradição, magia e sentido de vida. |
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Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.Educação Hinduísta. Índia. Antiguidade.O brahmacharya trata-se de uma ordem (ashrama) que representa miticamente os pés do demiurgo e da sociedade no hinduísmo clássico, constituída por estudantes das camadas superiores, celibatários e castos, entre a faixa etária média de 5 a 25 anos. Nessa fase da vida, a continência e a obediência absoluta são seus pilares. Leva-se uma vida shramana (ascética) e faz-se voto de pobreza e castidade, o qual pode se estender até o final de sua vida (para os intelectuais e sacerdotes ou brahmanas), caso decida não se casar; o que era raro de acontecer e socialmente desmotivado. Além disso, vive-se estritamente em uma situação de internato com um casal guru (homem e mulher mestres) em sua kula (casa) até sua total formação educacional, seja como comerciante, guerreiro ou intelectual. Na análise atual, observamos como esse processo educacional se constituía e quais os seus arcabouços religiosos envolvidos para a sua total coordenação, envolta de tradição, magia e sentido de vida.Editora da FURG2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 4 n. 8 (2012): RBHCS 8 - Fé, religiosidade e cultura religiosa (Jul-Dez/2012)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507/6849Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Arilson2020-04-24T02:59:05Zoai:periodicos.furg.br:article/10507Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:05Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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