Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Arilson
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507
Resumo: O brahmacharya trata-se de uma ordem (ashrama) que representa miticamente os pés do demiurgo e da sociedade no hinduísmo clássico, constituída por estudantes das camadas superiores, celibatários e castos, entre a faixa etária média de 5 a 25 anos. Nessa fase da vida, a continência e a obediência absoluta são seus pilares. Leva-se uma vida shramana (ascética) e faz-se voto de pobreza e castidade, o qual pode se estender até o final de sua vida (para os intelectuais e sacerdotes ou brahmanas), caso decida não se casar; o que era raro de acontecer e socialmente desmotivado. Além disso, vive-se estritamente em uma situação de internato com um casal guru (homem e mulher mestres) em sua kula (casa) até sua total formação educacional, seja como comerciante, guerreiro ou intelectual. Na análise atual, observamos como esse processo educacional se constituía e quais os seus arcabouços religiosos envolvidos para a sua total coordenação, envolta de tradição, magia e sentido de vida.
id UNISINOS-3_c50a35d75117f8b20e6b951a08a2a702
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10507
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.Educação Hinduísta. Índia. Antiguidade.O brahmacharya trata-se de uma ordem (ashrama) que representa miticamente os pés do demiurgo e da sociedade no hinduísmo clássico, constituída por estudantes das camadas superiores, celibatários e castos, entre a faixa etária média de 5 a 25 anos. Nessa fase da vida, a continência e a obediência absoluta são seus pilares. Leva-se uma vida shramana (ascética) e faz-se voto de pobreza e castidade, o qual pode se estender até o final de sua vida (para os intelectuais e sacerdotes ou brahmanas), caso decida não se casar; o que era raro de acontecer e socialmente desmotivado. Além disso, vive-se estritamente em uma situação de internato com um casal guru (homem e mulher mestres) em sua kula (casa) até sua total formação educacional, seja como comerciante, guerreiro ou intelectual. Na análise atual, observamos como esse processo educacional se constituía e quais os seus arcabouços religiosos envolvidos para a sua total coordenação, envolta de tradição, magia e sentido de vida.Editora da FURG2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 4 n. 8 (2012): RBHCS 8 - Fé, religiosidade e cultura religiosa (Jul-Dez/2012)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507/6849Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Arilson2020-04-24T02:59:05Zoai:periodicos.furg.br:article/10507Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:05Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.
title Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.
spellingShingle Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.
Oliveira, Arilson
Educação Hinduísta. Índia. Antiguidade.
title_short Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.
title_full Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.
title_fullStr Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.
title_full_unstemmed Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.
title_sort Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.
author Oliveira, Arilson
author_facet Oliveira, Arilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Arilson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Hinduísta. Índia. Antiguidade.
topic Educação Hinduísta. Índia. Antiguidade.
description O brahmacharya trata-se de uma ordem (ashrama) que representa miticamente os pés do demiurgo e da sociedade no hinduísmo clássico, constituída por estudantes das camadas superiores, celibatários e castos, entre a faixa etária média de 5 a 25 anos. Nessa fase da vida, a continência e a obediência absoluta são seus pilares. Leva-se uma vida shramana (ascética) e faz-se voto de pobreza e castidade, o qual pode se estender até o final de sua vida (para os intelectuais e sacerdotes ou brahmanas), caso decida não se casar; o que era raro de acontecer e socialmente desmotivado. Além disso, vive-se estritamente em uma situação de internato com um casal guru (homem e mulher mestres) em sua kula (casa) até sua total formação educacional, seja como comerciante, guerreiro ou intelectual. Na análise atual, observamos como esse processo educacional se constituía e quais os seus arcabouços religiosos envolvidos para a sua total coordenação, envolta de tradição, magia e sentido de vida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507/6849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 4 n. 8 (2012): RBHCS 8 - Fé, religiosidade e cultura religiosa (Jul-Dez/2012)
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830491877376