A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Thiago Torres
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10816
Resumo: O objetivo deste trabalho é examinar a composição de redes humanas de assistências às crianças recém-nascidas enjeitadas na freguesia da Cidade do Natal, localizada na Capitania do Rio Grande do Norte nos séculos XVIII e XIX. As principais fontes investigadas e analisadas na pesquisa foram: os assentos de batismo e óbito da freguesia; os Termos de vereação dos Senados da Câmara; o Primeiro livro de tombo da igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, todo custodiado em arquivo em Natal. Quanto aos procedimentos adotados, pode-se destacar: a quantificação sistemática de informações presentes na documentação serial; a transcrição do conjunto amplo das fontes, e o cruzamento de nomes. O material empírico foi lido à luz de referenciais da história social e operado com os conceitos de figuração e circulação de crianças, resultando assim na identificação de um baixo índice de enjeitamento e de uma sociedade que se articulava em torno da assistência aos pequenos abandonados.
id UNISINOS-3_d206037c48b18f1a8e218dd8a31c34c2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10816
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)Freguesia. Recém-nascido. EnjeitadoAbandono de criançasO objetivo deste trabalho é examinar a composição de redes humanas de assistências às crianças recém-nascidas enjeitadas na freguesia da Cidade do Natal, localizada na Capitania do Rio Grande do Norte nos séculos XVIII e XIX. As principais fontes investigadas e analisadas na pesquisa foram: os assentos de batismo e óbito da freguesia; os Termos de vereação dos Senados da Câmara; o Primeiro livro de tombo da igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, todo custodiado em arquivo em Natal. Quanto aos procedimentos adotados, pode-se destacar: a quantificação sistemática de informações presentes na documentação serial; a transcrição do conjunto amplo das fontes, e o cruzamento de nomes. O material empírico foi lido à luz de referenciais da história social e operado com os conceitos de figuração e circulação de crianças, resultando assim na identificação de um baixo índice de enjeitamento e de uma sociedade que se articulava em torno da assistência aos pequenos abandonados.Editora da FURG2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10816Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 10 n. 20 (2018): Protagonismos indígenas: diálogos entre História & Ciências Sociais em diferentes tempos e espaços contemporâneos (Jul-Dez/2018); 215-2402175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10816/pdfCopyright (c) 2018 Thiago Torres de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Paula, Thiago Torres2020-04-24T02:47:01Zoai:periodicos.furg.br:article/10816Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:47:01Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)
title A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)
spellingShingle A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)
de Paula, Thiago Torres
Freguesia. Recém-nascido. Enjeitado
Abandono de crianças
title_short A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)
title_full A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)
title_fullStr A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)
title_full_unstemmed A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)
title_sort A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)
author de Paula, Thiago Torres
author_facet de Paula, Thiago Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Thiago Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Freguesia. Recém-nascido. Enjeitado
Abandono de crianças
topic Freguesia. Recém-nascido. Enjeitado
Abandono de crianças
description O objetivo deste trabalho é examinar a composição de redes humanas de assistências às crianças recém-nascidas enjeitadas na freguesia da Cidade do Natal, localizada na Capitania do Rio Grande do Norte nos séculos XVIII e XIX. As principais fontes investigadas e analisadas na pesquisa foram: os assentos de batismo e óbito da freguesia; os Termos de vereação dos Senados da Câmara; o Primeiro livro de tombo da igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, todo custodiado em arquivo em Natal. Quanto aos procedimentos adotados, pode-se destacar: a quantificação sistemática de informações presentes na documentação serial; a transcrição do conjunto amplo das fontes, e o cruzamento de nomes. O material empírico foi lido à luz de referenciais da história social e operado com os conceitos de figuração e circulação de crianças, resultando assim na identificação de um baixo índice de enjeitamento e de uma sociedade que se articulava em torno da assistência aos pequenos abandonados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10816
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10816/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Thiago Torres de Paula
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Thiago Torres de Paula
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 10 n. 20 (2018): Protagonismos indígenas: diálogos entre História & Ciências Sociais em diferentes tempos e espaços contemporâneos (Jul-Dez/2018); 215-240
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218831253143552