O Bispo e o Presidente: a prosperidade como um referente comum na construção discursiva de Lula e Edir Macedo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10534 |
Resumo: | Como os homens públicos contam suas histórias? Como essas histórias perpassam o imaginário daqueles que as ouvem (lêem)? Essas são algumas das questões que abordamos ao comparar duas biografias de homens públicos brasileiros, um pertencente ao campo político, outro, ao campo religioso. Neste sentido, a análise dos dados mostrou a utilização de duas estratégias diferenciadas, mas, com um referente comum: a idéia de prosperidade que, através de suas narrativas, evoca representações e imaginários comuns à própria história do povo brasileiro, o qual ao ir a um templo e ouvir o testemunho de um membro da congregação, ou ao ouvir o Presidente se referindo a sua trajetória, encontra fragmentos de sua própria história de vida. No caso do primeiro temos o referente na Teologia da Prosperidade, no caso do segundo, numa Teleologia da Prosperidade, de modo que, seja no templo ou no palanque, é o indivíduo que lá está, que capta e ordena esses fragmentos da história do outro que lhes são comuns. |
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O Bispo e o Presidente: a prosperidade como um referente comum na construção discursiva de Lula e Edir MacedoReligião e Política. Análise biográfica. Imaginário.Como os homens públicos contam suas histórias? Como essas histórias perpassam o imaginário daqueles que as ouvem (lêem)? Essas são algumas das questões que abordamos ao comparar duas biografias de homens públicos brasileiros, um pertencente ao campo político, outro, ao campo religioso. Neste sentido, a análise dos dados mostrou a utilização de duas estratégias diferenciadas, mas, com um referente comum: a idéia de prosperidade que, através de suas narrativas, evoca representações e imaginários comuns à própria história do povo brasileiro, o qual ao ir a um templo e ouvir o testemunho de um membro da congregação, ou ao ouvir o Presidente se referindo a sua trajetória, encontra fragmentos de sua própria história de vida. No caso do primeiro temos o referente na Teologia da Prosperidade, no caso do segundo, numa Teleologia da Prosperidade, de modo que, seja no templo ou no palanque, é o indivíduo que lá está, que capta e ordena esses fragmentos da história do outro que lhes são comuns.Editora da FURG2015-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10534Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 5 n. 10 (2013): RBHCS 10 (Jul-Dez/2013)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10534/6876Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeirelles, Mauro2020-04-24T02:59:02Zoai:periodicos.furg.br:article/10534Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:02Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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