Os benfeitores de pobres nas Misericórdias do Minho (séculos XVII-XVIII)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10719 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos os benfeitores das Misericórdias do Minho dos séculos XVII e XVIII, destacando o seu contributo para as práticas de caridade destas instituições. Ao mesmo tempo, chamamos a atenção para a importância dos seus legados para a constituição e reforço do património destas confrarias, demonstrando como as preocupações com a salvação da alma os aproximaram dos pobres e se refletiram no crescimento do seu património material e imaterial.Situadas numa região de forte emigração para o Brasil, as Misericórdias do Minho receberam importantes legados de benfeitores “brasileiros”, incrementando a distribuição de dotes de casamento, a assistência à doença e a dádiva de esmolas aos pobres. Porém, não apenas estes, mas muitos outros beneficiaram as Santas Casas na esperança de salvarem a sua alma. |
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Os benfeitores de pobres nas Misericórdias do Minho (séculos XVII-XVIII)Benfeitores. Pobres. Misericórdias.Assistência ao corpo e à alma.Neste trabalho analisamos os benfeitores das Misericórdias do Minho dos séculos XVII e XVIII, destacando o seu contributo para as práticas de caridade destas instituições. Ao mesmo tempo, chamamos a atenção para a importância dos seus legados para a constituição e reforço do património destas confrarias, demonstrando como as preocupações com a salvação da alma os aproximaram dos pobres e se refletiram no crescimento do seu património material e imaterial.Situadas numa região de forte emigração para o Brasil, as Misericórdias do Minho receberam importantes legados de benfeitores “brasileiros”, incrementando a distribuição de dotes de casamento, a assistência à doença e a dádiva de esmolas aos pobres. Porém, não apenas estes, mas muitos outros beneficiaram as Santas Casas na esperança de salvarem a sua alma.Editora da FURG2017-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1071910.14295/rbhcs.v9i17.409Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 9 n. 17 (2017): A alma e o corpo por escrito: literatura religiosa e médica, séculos XVI-XIX (Jan-Jun/2017); 9-262175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10719/pdfCopyright (c) 2017 Maria Marta Lobo de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobo de Araújo, Maria Marta2020-01-09T22:29:56Zoai:periodicos.furg.br:article/10719Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-01-09T22:29:56Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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Neste trabalho analisamos os benfeitores das Misericórdias do Minho dos séculos XVII e XVIII, destacando o seu contributo para as práticas de caridade destas instituições. Ao mesmo tempo, chamamos a atenção para a importância dos seus legados para a constituição e reforço do património destas confrarias, demonstrando como as preocupações com a salvação da alma os aproximaram dos pobres e se refletiram no crescimento do seu património material e imaterial.Situadas numa região de forte emigração para o Brasil, as Misericórdias do Minho receberam importantes legados de benfeitores “brasileiros”, incrementando a distribuição de dotes de casamento, a assistência à doença e a dádiva de esmolas aos pobres. Porém, não apenas estes, mas muitos outros beneficiaram as Santas Casas na esperança de salvarem a sua alma. |
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