Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Amaral de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11339
Resumo: Inflexões epistemológicas importantes têm emergido em contextos acadêmicos periféricos e semiperiféricos de produção de saberes, tensionando noções já consolidadas nas Ciências Sociais de “modernidade” e “razão científica”. Esses deslocamentos afetaram a Teoria Social, primeiro, no universo indiano e anglo-saxão e, em um segundo momento, na América Latina, quando se passou a problematizar de forma mais aguda o lado atroz da modernidade, a partir de uma releitura de realidades que experimentaram colonização, escravismo, etnocídio, sexismo e racismo. Este artigo compõe uma revisão analítica e panorâmica da maneira como parte da Teoria Social Contemporânea tem buscado desconstruir a ideia de uma “experiência moderna” monotópica e universal, e de como essa desconstrução tem alargado cada vez mais nossos horizontes de entendimento sobre subalternidades e colonialidades. O objetivo é expor críticas a respeito da produção, difusão e consumo de “grandes narrativas”, articulando tais propostas com abordagens recentes que propõem o reexame de cânones firmados na Sociologia e indicando novas epistemologias a partir de outros locais de enunciação, fala e atuação.
id UNISINOS-3_e0144c708b2c8d8c341bac88ae289965
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11339
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimentoTeoria SocialColonialidadesEpistemologias DecoloniaisModernidade.Geopolítica do Conhecimento na Teoria SocialInflexões epistemológicas importantes têm emergido em contextos acadêmicos periféricos e semiperiféricos de produção de saberes, tensionando noções já consolidadas nas Ciências Sociais de “modernidade” e “razão científica”. Esses deslocamentos afetaram a Teoria Social, primeiro, no universo indiano e anglo-saxão e, em um segundo momento, na América Latina, quando se passou a problematizar de forma mais aguda o lado atroz da modernidade, a partir de uma releitura de realidades que experimentaram colonização, escravismo, etnocídio, sexismo e racismo. Este artigo compõe uma revisão analítica e panorâmica da maneira como parte da Teoria Social Contemporânea tem buscado desconstruir a ideia de uma “experiência moderna” monotópica e universal, e de como essa desconstrução tem alargado cada vez mais nossos horizontes de entendimento sobre subalternidades e colonialidades. O objetivo é expor críticas a respeito da produção, difusão e consumo de “grandes narrativas”, articulando tais propostas com abordagens recentes que propõem o reexame de cânones firmados na Sociologia e indicando novas epistemologias a partir de outros locais de enunciação, fala e atuação.Editora da FURG2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1133910.14295/rbhcs.v12i24.11339Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 12 n. 24 (2020): História e Direitos da Criança e do Adolescente na América Latina (Jul-Dez/2020); 448-4762175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11339/8362Copyright (c) 2020 Lucas Amaral de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Lucas Amaral de2020-12-11T18:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/11339Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-12-11T18:58:50Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimento
title Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimento
spellingShingle Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimento
Oliveira, Lucas Amaral de
Teoria Social
Colonialidades
Epistemologias Decoloniais
Modernidade.
Geopolítica do Conhecimento na Teoria Social
title_short Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimento
title_full Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimento
title_fullStr Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimento
title_full_unstemmed Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimento
title_sort Teoria social e desafios epistemológicos na geopolítica do conhecimento
author Oliveira, Lucas Amaral de
author_facet Oliveira, Lucas Amaral de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucas Amaral de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Social
Colonialidades
Epistemologias Decoloniais
Modernidade.
Geopolítica do Conhecimento na Teoria Social
topic Teoria Social
Colonialidades
Epistemologias Decoloniais
Modernidade.
Geopolítica do Conhecimento na Teoria Social
description Inflexões epistemológicas importantes têm emergido em contextos acadêmicos periféricos e semiperiféricos de produção de saberes, tensionando noções já consolidadas nas Ciências Sociais de “modernidade” e “razão científica”. Esses deslocamentos afetaram a Teoria Social, primeiro, no universo indiano e anglo-saxão e, em um segundo momento, na América Latina, quando se passou a problematizar de forma mais aguda o lado atroz da modernidade, a partir de uma releitura de realidades que experimentaram colonização, escravismo, etnocídio, sexismo e racismo. Este artigo compõe uma revisão analítica e panorâmica da maneira como parte da Teoria Social Contemporânea tem buscado desconstruir a ideia de uma “experiência moderna” monotópica e universal, e de como essa desconstrução tem alargado cada vez mais nossos horizontes de entendimento sobre subalternidades e colonialidades. O objetivo é expor críticas a respeito da produção, difusão e consumo de “grandes narrativas”, articulando tais propostas com abordagens recentes que propõem o reexame de cânones firmados na Sociologia e indicando novas epistemologias a partir de outros locais de enunciação, fala e atuação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11339
10.14295/rbhcs.v12i24.11339
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11339
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v12i24.11339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11339/8362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lucas Amaral de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lucas Amaral de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 12 n. 24 (2020): História e Direitos da Criança e do Adolescente na América Latina (Jul-Dez/2020); 448-476
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218831345418240