Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Natália Garcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques Resende Júnior, José Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11902
Resumo: Este artigo visa abordar a infância escrava tendo como cenário a cidade escravista de Pelotas, no período de 1850 a 1870. Por muito tempo o tema da infância dos escravizados foi deixado de lado pelos historiadores. Quando abordados na historiografia social da escravidão, eles figuram como os filhos das escravizadas, mas não como o centro norteador da análise. Nesse âmbito, o trabalho tem o intuito de trazer à cena essa infância escravizada, apontando através de uma gama de fontes documentais como, inventários post-mortem, processos crimes, batismos e alforrias, o questionamento de como era a experiência da infância de um escravizado. Não é objetivo do trabalho apontar a respeito de suas idades ou ocupações, como meras informações. A investigação proposta se utiliza da análise quantitativa e qualitativa para tentar compreender as experiências da infância escrava, por exemplo, na análise da criminalidade quando esses sujeitos ora sofriam uma violência, ora também a praticavam. Por outro lado, o que essas crianças negras entendiam sobre liberdade quando sofriam um processo injusto de reescravização de suas vidas. Ou quando a violência extrapolava a dominação do trabalho e as atingia em cheio sobre o corpo feminino, um corpo de criança. Além disso, como era a experiência de liberdade para esse grupo social quando recebiam a alforria sob os santos óleos na pia batismal.
id UNISINOS-3_e0dbe8334e8225a068ce7d1d7d3e8479
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11902
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)EscravidãoInfância escravaPelotas.história da infância no cativeiroEste artigo visa abordar a infância escrava tendo como cenário a cidade escravista de Pelotas, no período de 1850 a 1870. Por muito tempo o tema da infância dos escravizados foi deixado de lado pelos historiadores. Quando abordados na historiografia social da escravidão, eles figuram como os filhos das escravizadas, mas não como o centro norteador da análise. Nesse âmbito, o trabalho tem o intuito de trazer à cena essa infância escravizada, apontando através de uma gama de fontes documentais como, inventários post-mortem, processos crimes, batismos e alforrias, o questionamento de como era a experiência da infância de um escravizado. Não é objetivo do trabalho apontar a respeito de suas idades ou ocupações, como meras informações. A investigação proposta se utiliza da análise quantitativa e qualitativa para tentar compreender as experiências da infância escrava, por exemplo, na análise da criminalidade quando esses sujeitos ora sofriam uma violência, ora também a praticavam. Por outro lado, o que essas crianças negras entendiam sobre liberdade quando sofriam um processo injusto de reescravização de suas vidas. Ou quando a violência extrapolava a dominação do trabalho e as atingia em cheio sobre o corpo feminino, um corpo de criança. Além disso, como era a experiência de liberdade para esse grupo social quando recebiam a alforria sob os santos óleos na pia batismal.Editora da FURG2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1190210.14295/rbhcs.v13i25.11902Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 13 n. 25 (2021): Direitos das Crianças e Adolescentes na América Latina – Homenagem a Profa. Esmeralda Moura (Edição Especial/2021); 31-592175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11902/8633Copyright (c) 2021 Natália Garcia Pinto, José Ricardo Marques Resende Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Natália GarciaMarques Resende Júnior, José Ricardo2021-04-05T13:39:59Zoai:periodicos.furg.br:article/11902Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2021-04-05T13:39:59Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)
title Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)
spellingShingle Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)
Pinto, Natália Garcia
Escravidão
Infância escrava
Pelotas.
história da infância no cativeiro
title_short Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)
title_full Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)
title_fullStr Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)
title_full_unstemmed Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)
title_sort Policarpo, Saturnina, Maria, Eva e tantas outras crianças de tez negra:: experiências de infâncias escravizadas na sociedade de Pelotas/RS (1850-1870)
author Pinto, Natália Garcia
author_facet Pinto, Natália Garcia
Marques Resende Júnior, José Ricardo
author_role author
author2 Marques Resende Júnior, José Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Natália Garcia
Marques Resende Júnior, José Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Escravidão
Infância escrava
Pelotas.
história da infância no cativeiro
topic Escravidão
Infância escrava
Pelotas.
história da infância no cativeiro
description Este artigo visa abordar a infância escrava tendo como cenário a cidade escravista de Pelotas, no período de 1850 a 1870. Por muito tempo o tema da infância dos escravizados foi deixado de lado pelos historiadores. Quando abordados na historiografia social da escravidão, eles figuram como os filhos das escravizadas, mas não como o centro norteador da análise. Nesse âmbito, o trabalho tem o intuito de trazer à cena essa infância escravizada, apontando através de uma gama de fontes documentais como, inventários post-mortem, processos crimes, batismos e alforrias, o questionamento de como era a experiência da infância de um escravizado. Não é objetivo do trabalho apontar a respeito de suas idades ou ocupações, como meras informações. A investigação proposta se utiliza da análise quantitativa e qualitativa para tentar compreender as experiências da infância escrava, por exemplo, na análise da criminalidade quando esses sujeitos ora sofriam uma violência, ora também a praticavam. Por outro lado, o que essas crianças negras entendiam sobre liberdade quando sofriam um processo injusto de reescravização de suas vidas. Ou quando a violência extrapolava a dominação do trabalho e as atingia em cheio sobre o corpo feminino, um corpo de criança. Além disso, como era a experiência de liberdade para esse grupo social quando recebiam a alforria sob os santos óleos na pia batismal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11902
10.14295/rbhcs.v13i25.11902
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11902
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v13i25.11902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11902/8633
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Natália Garcia Pinto, José Ricardo Marques Resende Júnior
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Natália Garcia Pinto, José Ricardo Marques Resende Júnior
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 13 n. 25 (2021): Direitos das Crianças e Adolescentes na América Latina – Homenagem a Profa. Esmeralda Moura (Edição Especial/2021); 31-59
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218831654748160