Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmachtenberg, Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10618
Resumo: No universo complexo da sociedade brasileira, no período colonial e também no imperial, tem-se aprofundado, na última década, as discussões, os debates e as pesquisas em torno da História da Família e da Câmara Municipal e suas correlações. Se utilizando e explorando um universo de fontes variadas, tanto de cunho quantitativo como qualitativo, aliado a referências da Demografia Histórica, da Nova História Política e da Micro-História, essas duas importantes instituições mantiveram uma relação muito mais de reciprocidade do que de distanciamento, ou seja, era nesse universo que as redes, as estratégias e relações de poder se articulavam e se concretizavam. Esse artigo procura analisar esse universo, envolvendo essas duas instituições na formação e constituição de uma complexa rede de relações de poder na Vila de Rio Pardo, Província do Rio Grande de São Pedro, nas primeiras décadas do século XIX. De um lado a câmara municipal e o poder que dela emana e de outro, a família e os poderes dela constituídos. Separadamente, são importantes mecanismos de poder, juntas, permitem, a partir de estratégias, atingirem um nível elevado das relações sociais, econômicas e políticas de uma sociedade. 
id UNISINOS-3_e9534bed0491715106673b2a703225f0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10618
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)câmara municipalfamíliainstituições de poderRedes de poderrelações familiaresestratégias na câmara municipalNo universo complexo da sociedade brasileira, no período colonial e também no imperial, tem-se aprofundado, na última década, as discussões, os debates e as pesquisas em torno da História da Família e da Câmara Municipal e suas correlações. Se utilizando e explorando um universo de fontes variadas, tanto de cunho quantitativo como qualitativo, aliado a referências da Demografia Histórica, da Nova História Política e da Micro-História, essas duas importantes instituições mantiveram uma relação muito mais de reciprocidade do que de distanciamento, ou seja, era nesse universo que as redes, as estratégias e relações de poder se articulavam e se concretizavam. Esse artigo procura analisar esse universo, envolvendo essas duas instituições na formação e constituição de uma complexa rede de relações de poder na Vila de Rio Pardo, Província do Rio Grande de São Pedro, nas primeiras décadas do século XIX. De um lado a câmara municipal e o poder que dela emana e de outro, a família e os poderes dela constituídos. Separadamente, são importantes mecanismos de poder, juntas, permitem, a partir de estratégias, atingirem um nível elevado das relações sociais, econômicas e políticas de uma sociedade. Editora da FURG2016-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1061810.14295/rbhcs.v7i14.285Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 7 n. 14 (2015): RBHCS 14 - Dinâmicas Demográficas e Estudos de População (Jul-Dez/2015); 57-772175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10618/pdfCopyright (c) 2016 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmachtenberg, Ricardo2020-04-24T02:58:59Zoai:periodicos.furg.br:article/10618Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:58:59Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)
title Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)
spellingShingle Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)
Schmachtenberg, Ricardo
câmara municipal
família
instituições de poder
Redes de poder
relações familiares
estratégias na câmara municipal
title_short Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)
title_full Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)
title_fullStr Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)
title_full_unstemmed Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)
title_sort Câmara municipal e família: instituições de poder no Brasil meridional (primeiras décadas do Século XIX)
author Schmachtenberg, Ricardo
author_facet Schmachtenberg, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmachtenberg, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv câmara municipal
família
instituições de poder
Redes de poder
relações familiares
estratégias na câmara municipal
topic câmara municipal
família
instituições de poder
Redes de poder
relações familiares
estratégias na câmara municipal
description No universo complexo da sociedade brasileira, no período colonial e também no imperial, tem-se aprofundado, na última década, as discussões, os debates e as pesquisas em torno da História da Família e da Câmara Municipal e suas correlações. Se utilizando e explorando um universo de fontes variadas, tanto de cunho quantitativo como qualitativo, aliado a referências da Demografia Histórica, da Nova História Política e da Micro-História, essas duas importantes instituições mantiveram uma relação muito mais de reciprocidade do que de distanciamento, ou seja, era nesse universo que as redes, as estratégias e relações de poder se articulavam e se concretizavam. Esse artigo procura analisar esse universo, envolvendo essas duas instituições na formação e constituição de uma complexa rede de relações de poder na Vila de Rio Pardo, Província do Rio Grande de São Pedro, nas primeiras décadas do século XIX. De um lado a câmara municipal e o poder que dela emana e de outro, a família e os poderes dela constituídos. Separadamente, são importantes mecanismos de poder, juntas, permitem, a partir de estratégias, atingirem um nível elevado das relações sociais, econômicas e políticas de uma sociedade. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10618
10.14295/rbhcs.v7i14.285
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10618
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v7i14.285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10618/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 7 n. 14 (2015): RBHCS 14 - Dinâmicas Demográficas e Estudos de População (Jul-Dez/2015); 57-77
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830837907456