Internacionalização do ensino superior e os impactos da imigração na saúde mental de estudantes internacionais
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3790 |
Resumo: | No cenário educacional contemporâneo está cada vez mais presente o fluxo de estudantes que almejam ampliar seus horizontes educacionais cursando o ensino superior em outro país. Com a imigração e a mudança de país e cultura, o estudante pode estar sujeito a um estado de vulnerabilidade psíquica devido à perda dos referenciais culturais. Nesse sentido, e decorrente do fenômeno de internacionalização do ensino superior, o presente estudo teve como objetivo investigar quais são os impactos da imigração na saúde mental de estudantes internacionais e quais os fatores de risco e de proteção à saúde mental destes estudantes. Para tal, foi realizada revisão de literatura em três bases de dados com estudos nacionais e internacionais, sendo elas: BVS-Psi, Redalyc e EBSCO. Os resultados apontaram uma diversidade de fatores individuais, sociais, institucionais e culturais que impactam na saúde mental dos estudantes internacionais, cujas expressões de sofrimento psíquico se concentraram em estresse decorrente da adaptação ao novo contexto cultural e acadêmico, acompanhado por mal-estar psíquico, sintomas somáticos, dificuldades cognitivas e quadros clínicos de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático. Observou-se ainda a subutilização dos serviços de apoio psicológico nas universidades, a demanda no início do curso, a diferença cultural na expressão dos sintomas e a maior procura por ajuda entre estudantes mulheres, em relação a homens. Em conclusão, o estudo aponta a necessidade de programas de acolhimento e integração dos estudantes internacionais que possibilitem minimizar o impacto migratório inicial e assim colaborar para a adaptação socioeducacional do estudante. |
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