REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Ana Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ceroni, Mary Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247
Resumo: Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacionais previstos e enfatizados pelo SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) e levando em conta novas abordagens sobre a formação do docente do ensino superior desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção de práticas avaliativas. Busca-se identificar processos de avaliação que sejam relevantes e que tenham um papel eficiente para provocar mudanças frente aos conflitos e a complexidade do processo de ensino. O estudo fundamenta-se na reflexão sobre o que é importante na implantação de processos de avaliação dos docentes e na discussão de uma metodologia apropriada que contribua para a formação do educador, para a obtenção de dados confiáveis e sua análise visando à tomada correta de decisão. A questão central é o que é esperado professor frente às novas concepções de avaliação e ensino.
id UNISO-1_13ec79631a512f987cd865e64a0be241
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/247
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃOBaseando-se na importância dos processos de avaliação educacionais previstos e enfatizados pelo SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) e levando em conta novas abordagens sobre a formação do docente do ensino superior desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção de práticas avaliativas. Busca-se identificar processos de avaliação que sejam relevantes e que tenham um papel eficiente para provocar mudanças frente aos conflitos e a complexidade do processo de ensino. O estudo fundamenta-se na reflexão sobre o que é importante na implantação de processos de avaliação dos docentes e na discussão de uma metodologia apropriada que contribua para a formação do educador, para a obtenção de dados confiáveis e sua análise visando à tomada correta de decisão. A questão central é o que é esperado professor frente às novas concepções de avaliação e ensino.Unicamp; Uniso2010-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 12 No. 4 (2007)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 12 n. 4 (2007)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247/248Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastanheira, Ana MariaCeroni, Mary Rosane2018-06-06T20:18:45Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/247Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:18:45Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO
title REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO
Castanheira, Ana Maria
title_short REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO
title_full REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO
title_sort REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO
author Castanheira, Ana Maria
author_facet Castanheira, Ana Maria
Ceroni, Mary Rosane
author_role author
author2 Ceroni, Mary Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Ana Maria
Ceroni, Mary Rosane
description Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacionais previstos e enfatizados pelo SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) e levando em conta novas abordagens sobre a formação do docente do ensino superior desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção de práticas avaliativas. Busca-se identificar processos de avaliação que sejam relevantes e que tenham um papel eficiente para provocar mudanças frente aos conflitos e a complexidade do processo de ensino. O estudo fundamenta-se na reflexão sobre o que é importante na implantação de processos de avaliação dos docentes e na discussão de uma metodologia apropriada que contribua para a formação do educador, para a obtenção de dados confiáveis e sua análise visando à tomada correta de decisão. A questão central é o que é esperado professor frente às novas concepções de avaliação e ensino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247/248
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 12 No. 4 (2007)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 12 n. 4 (2007)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606157099008