REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247 |
Resumo: | Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacionais previstos e enfatizados pelo SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) e levando em conta novas abordagens sobre a formação do docente do ensino superior desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção de práticas avaliativas. Busca-se identificar processos de avaliação que sejam relevantes e que tenham um papel eficiente para provocar mudanças frente aos conflitos e a complexidade do processo de ensino. O estudo fundamenta-se na reflexão sobre o que é importante na implantação de processos de avaliação dos docentes e na discussão de uma metodologia apropriada que contribua para a formação do educador, para a obtenção de dados confiáveis e sua análise visando à tomada correta de decisão. A questão central é o que é esperado professor frente às novas concepções de avaliação e ensino. |
id |
UNISO-1_13ec79631a512f987cd865e64a0be241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/247 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃOBaseando-se na importância dos processos de avaliação educacionais previstos e enfatizados pelo SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) e levando em conta novas abordagens sobre a formação do docente do ensino superior desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção de práticas avaliativas. Busca-se identificar processos de avaliação que sejam relevantes e que tenham um papel eficiente para provocar mudanças frente aos conflitos e a complexidade do processo de ensino. O estudo fundamenta-se na reflexão sobre o que é importante na implantação de processos de avaliação dos docentes e na discussão de uma metodologia apropriada que contribua para a formação do educador, para a obtenção de dados confiáveis e sua análise visando à tomada correta de decisão. A questão central é o que é esperado professor frente às novas concepções de avaliação e ensino.Unicamp; Uniso2010-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 12 No. 4 (2007)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 12 n. 4 (2007)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247/248Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastanheira, Ana MariaCeroni, Mary Rosane2018-06-06T20:18:45Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/247Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:18:45Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO |
title |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO Castanheira, Ana Maria |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAR DOCENTE CONTRIBUINDO COM SUA FORMAÇÃO |
author |
Castanheira, Ana Maria |
author_facet |
Castanheira, Ana Maria Ceroni, Mary Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Ceroni, Mary Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanheira, Ana Maria Ceroni, Mary Rosane |
description |
Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacionais previstos e enfatizados pelo SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) e levando em conta novas abordagens sobre a formação do docente do ensino superior desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção de práticas avaliativas. Busca-se identificar processos de avaliação que sejam relevantes e que tenham um papel eficiente para provocar mudanças frente aos conflitos e a complexidade do processo de ensino. O estudo fundamenta-se na reflexão sobre o que é importante na implantação de processos de avaliação dos docentes e na discussão de uma metodologia apropriada que contribua para a formação do educador, para a obtenção de dados confiáveis e sua análise visando à tomada correta de decisão. A questão central é o que é esperado professor frente às novas concepções de avaliação e ensino. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/247/248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 12 No. 4 (2007) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 12 n. 4 (2007) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219606157099008 |