RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baibich, Tânia Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sommer, Luís Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/750
Resumo: O texto tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de investigação que se debruça sobre a qualidade do ensino de graduação. As análises são desenvolvidas sobre material resultante de entrevistas presenciais e por e-mail com pró-reitores de graduação de doze diferentes universidades brasileiras. O foco está nas relações entre o conceito de qualidade de ensino de graduação, nos indicadores desta qualidade e nos exemplos de ações que ratificariam essa condição. Princípios de análise de conteúdo de Bardin permitiram-nos obter, através da descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que ajudaram a fazer inferências de conhecimentos relativos às condições de produção das mensagens e demonstraram a carência da clareza do que seja qualidade de ensino de graduação desde a perspectiva da instituição, a submissão da mesma a uma lógica de mercado, o vácuo existente entre intenção e gesto e o olhar individualizado e pontual sobre qualidade e não o institucional e sistemático como seria desejável.
id UNISO-1_27e057bb63d0e69e7a4da9f6d315fb16
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/750
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENAO texto tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de investigação que se debruça sobre a qualidade do ensino de graduação. As análises são desenvolvidas sobre material resultante de entrevistas presenciais e por e-mail com pró-reitores de graduação de doze diferentes universidades brasileiras. O foco está nas relações entre o conceito de qualidade de ensino de graduação, nos indicadores desta qualidade e nos exemplos de ações que ratificariam essa condição. Princípios de análise de conteúdo de Bardin permitiram-nos obter, através da descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que ajudaram a fazer inferências de conhecimentos relativos às condições de produção das mensagens e demonstraram a carência da clareza do que seja qualidade de ensino de graduação desde a perspectiva da instituição, a submissão da mesma a uma lógica de mercado, o vácuo existente entre intenção e gesto e o olhar individualizado e pontual sobre qualidade e não o institucional e sistemático como seria desejável.Unicamp; Uniso2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/750Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 1 (2012)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 1 (2012)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/750/763Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaibich, Tânia MariaSommer, Luís Henrique2018-06-06T20:01:46Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/750Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:01:46Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA
title RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA
spellingShingle RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA
Baibich, Tânia Maria
title_short RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA
title_full RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA
title_fullStr RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA
title_full_unstemmed RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA
title_sort RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA
author Baibich, Tânia Maria
author_facet Baibich, Tânia Maria
Sommer, Luís Henrique
author_role author
author2 Sommer, Luís Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baibich, Tânia Maria
Sommer, Luís Henrique
description O texto tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de investigação que se debruça sobre a qualidade do ensino de graduação. As análises são desenvolvidas sobre material resultante de entrevistas presenciais e por e-mail com pró-reitores de graduação de doze diferentes universidades brasileiras. O foco está nas relações entre o conceito de qualidade de ensino de graduação, nos indicadores desta qualidade e nos exemplos de ações que ratificariam essa condição. Princípios de análise de conteúdo de Bardin permitiram-nos obter, através da descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que ajudaram a fazer inferências de conhecimentos relativos às condições de produção das mensagens e demonstraram a carência da clareza do que seja qualidade de ensino de graduação desde a perspectiva da instituição, a submissão da mesma a uma lógica de mercado, o vácuo existente entre intenção e gesto e o olhar individualizado e pontual sobre qualidade e não o institucional e sistemático como seria desejável.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/750
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/750/763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 1 (2012)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 1 (2012)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606550315008